Resenha #685: De Olho Nela - Kate Stayman-London (Paralela)

Título: De Olho Nela
Título Original: One To Watch
Autor: Kate Stayman-London
Série: ---
Páginas: 384
Ano: 2021
Editora: Paralela
Sinopse: Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É pra casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.
Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É pra casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.
Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea.

De Olho Nela era um livro que eu já estava interessada desde seu lançamento lá na gringa. Com um formato bem legal de narração, a história traz várias discussões interessantes sobre gordofobia e os bastidores dos realities shows.

Bea Schumacher é uma blogueira plus-size famosa. Divertida, confiante e alto astral, a Bea de hoje fez as pazes e está bastante satisfeita com seu corpitcho, mas nem por isso ela deixa de ter seus momentos de inseguranças causados por experiências e comentários no passado. Após uma baita decepção romântica, Bea é convidada para estrelar o É Pra Casar. Será que ao final do programa ela terá encontrado seu verdadeiro amor e alguém que a aceite como é?


A história é narrada em terceira pessoa, focando em Bea. Um pouco legal é a utilização de tweets, emails, notícias, transcrições de script que a autora usa durante o livro, deixando a leitura bem dinâmica e um pouco diferente.

Esse lance de bastidores de reality show me lembrou muito uma série chamada UnREAL, que também foca em um programa de relacionamentos igual ao É Pra Casar. Então, algumas situações organizadas pela produção eu meio que já desconfiava que iria acontecer por já ter visto algo parecido antes, mas nem por isso deixou a leitura ruim.

A autora soube trabalhar muito bem a questão da gordofobia, principalmente nas mídias sociais. A sociedade ainda força esse padrão de magreza que as mulheres devem seguir para serem aceitas, e qualquer uma que saia um pouco da curva é vista é vista como uma má influência, já que as pessoas ainda associam muito ser gorde com obesidade (o que sabemos que não é bem assim que a banda toca). Sim, esse hate machuca Bea, mas ela encara tudo isso de cabeça erguida e sem descer do salto.

Sobre os pretendentes, bem... eu particularmente não consegui me apegar a nenhum. Mesmo os que Bea tinha um pouco mais de conexão, eu senti que faltou algo ali pra me convencer. Não sei se isso se deve ao fato que a escrita da autora me passou a sensação de realmente estar lendo um roteiro de reality show, algo um tanto frio e impessoal. O final, tanto do reality show quanto do livro, é um tanto previsível. Confesso que achei também um pouco corrido e queria saber um pouco mais do depois do epílogo. 

Além da questão da gordofobia, a autora nos presenteia também com um pequeno foco em identidade de gênero e representativiade assexual e arromântica. Com certeza não era algo que nenhum leitor poderia esperar, mas que achei muito bem vindo.

6 Comentários

  1. Oi Lu,
    Eu gosto bastante dessa quebra de narrativa com as mídias sociais, dá uma agilidade maior na leitura. E com certeza, as temáticas abordadas são muito necessárias hoje em dia!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luiza.
    Esse livro está na minha lista desde que lançou e assim que der vou ler ele. Acho muito interessante a forma como a autora usou para escrever o livro para dar uma quebrada no tema tão sério. Infelizmente ser gorda ainda é sinônimo de feiura. Eu que sempre vivi acima do peso já passei por cada situação e infelizmente sei que vou continuar passando.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oii Luiza, achei o temas bastante importante para os dias atuais. Eu já passei por uma situação chata quando eu ganhei um pouquinho de peso já fui considerada de "Gorda" isso me deixou chateada com isso como se fosse fora do comum ganhar um pouco de peso, enfim. Hoje em dia não me importo nessas coisas de peso estou muito feliz com meu corpo e também estou saudável isso que importa.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, tudo bem?
    Acabei de ler uma resenha sobre esse livro e achei a proposta bem interessante. Quero ler!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Acabei de postar minha opinião sobre esse livro lá no blog e concordo com você em vários pontos. Adorei a forma com que a autora fez uma crítica a sociedade que tanto maltrata as pessoas plus size.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Terminei o livro ontem e gostei mais do que eu esperava. Também não torci por nenhum dos caras, mas torci para a Bea se encontrar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)