Resenha #654: A Lista De Convidados - Lucy Foley (Intrínseca)

Título: A Lista de Convidados / Intrínsecos #29
Título Original: The Guest List
Autor: Lucy Foley
Série: ---
Páginas: 304
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Sinopse: Em uma ilha afastada na costa da Irlanda, convidados se reúnem para celebrar uma união de dar inveja. O noivo, bonito e charmoso, é uma estrela de TV em ascensão. A noiva, elegante e ambiciosa, é editora da própria revista. A festa de casamento é um reflexo de suas personalidades: vestido e terno de grife, localização remota e exclusiva, decoração luxuosa, uísque da melhor qualidade. Tudo rigorosamente planejado.
Mas a perfeição só existe mesmo nos planos. E o perigo mora nos detalhes. À medida que as garrafas de champanhe estouram e a festa avança, o ressentimento e a inveja começam a se sobrepor à alegria e aos votos de felicidade. E então uma tempestade desaba com fúria sobre a ilha, e esse é só mais um motivo para abalar os ânimos já alterados.
Depois de uma abrupta queda de luz no meio da festa, a garçonete anunciaaos convidados que um corpo foi encontrado. Isolados e aguardando a chegada da polícia, apenas uma coisa é certa: o assassino é uma das pessoas presentes no evento.

A Lista de Convidados é o tipo de suspense que muito me atrai: estilo o jogo Detetive e com a promessa de exposeds dos personagens. Assim como foi com A Morte da Sra. Westaway, também fui sem muita pretensão ao livro e acabei curtindo, e o bônus foram alguns tombos no meio do caminho.

Aqui, vamos acompanhar uma festa que literalmente vira um enterro. Durante uma festa de casamento situada em uma isolada ilha, alguém é morto e o assassino está a solta. Em um pouco mais de 300 páginas, Lucy Foley vai nos mostrando tudo que aconteceu até culminar nesse crime.


A história, além de ter uns seis narradores diferentes, ainda conta com narrações em tempo atual da festa. Vamos acompanhar acontecimentos desde a noite anterior até o dia do casório. Até parece complicado seguir esse bando de gente narrando, mas eu curti porque é sempre bom conferir todos os ângulos para ir criando altas teorias. Os personagens são bem interessantes de se acompanhar, alguns com mais segredos que outros.

O molde do livro é bem isso que falei lá no começo. Nas narrações durante a festa, vão soltando pistas de quem foi a possível vítima e você tem que encarnar o próprio detetive para ir juntando as peças. A pessoa morta estava entre as minhas suspeitas (inclusive, já foi tarde, lixo humano), mas nunca ia adivinhar o assassino. E eu gostei dessa surpresa em meio a tanto clichê. Inclusive o brinde da caixa desse livro foi um joguinho detetive e pra mim foi o melhor brinde até agora que o Intrínsecos deu pros assinantes.

A escrita da Lucy é bem fluída e a leitura tem um bom ritmo, apesar da constante mudança de pontos de vista. À medida que a leitura vai avançando, revelações e segredos vão aparecendo e você vai se envolvendo até o ponto de não conseguir largar. Sobre o final, apesar de tudo ser muito conveniente, eu não me incomodei tanto visto que é até um artifício clichê do gênero.

3 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Como eu comentei contigo, fiquei o tempo todo tentando mexer as peças pra ver onde quando como quem. Eu gostei tanto disso na história! Deixou bem dinâmico.
    E o boy lixo lá aaaaaaa só rostinho bonito mesmo, caçamba de chernobyl.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu
    Eu gostei da capa e vi uma resenha bem legal e positiva no blog da Sil, mas por enquanto não é o tipo de leitura que eu estou procurando.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, os livros dessa autora já estão na minha listinha e esse parece realmente muito bom!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)