Resenha #652: A Morte Da Sra. Westaway - Ruth Ware (Rocco)

Título: A Morte da Sra. Westaway
Título Original: The Death of Mrs. Westaway
Autor: Ruth Ware
Série: ---
Páginas: 320
Ano: 2021
Editora: Rocco
Sinopse: As cartas não dizem nada que você não saiba.
Não podem revelar nenhum segredo nem ditar o futuro.
Elas só podem mostrar o que você já sabe.
Hal Westaway lê cartas de tarô no cais de Brighton e, desde a morte da mãe, luta diariamente para pagar suas contas e sobreviver. A notícia inesperada de uma herança pode mudar sua vida para sempre e, mesmo sabendo que tudo pode ser um enorme engano, ela decide acreditar... e jogar.
Quando Hal Westaway recebe uma carta inesperada anunciando que ela herdou uma soma substancial de sua avó da Cornualha, aquilo lhe parece uma resposta às suas preces. Ela deve dinheiro a um agiota e as ameaças do sujeito estão cada vez mais agressivas: ela precisa botar a mão em dinheiro vivo o mais breve possível.
Existe apenas um problema: as avós de Hal morreram há mais de vinte anos. A carta foi enviada à pessoa errada. Hal sabe, no entanto, que as técnicas que usa para "ler" as pessoas através do tarô podem ajudá-la a conseguir esse dinheiro. Se alguém tem habilidade para comparecer ao funeral de um estranho e reivindicar um espólio que não lhe pertence, é ela.
Ao chegar à cerimônia, porém, Hal percebe que há algo muito, muito errado a respeito de toda aquela situação, e a herança está no centro de tudo. Mas Hal Westaway fez sua escolha, e não pode voltar atrás. Ela precisa continuar ou arriscar perder tudo. Até mesmo a própria vida.
Uma velha casa, uma governanta assustadora, conflitos familiares e dilemas morais. Ingredientes clássicos que se tornam surpreendentes na voz de um dos grandes nomes contemporâneos do suspense, Ruth Ware.


Quando peguei A Morte da Sra. Westaway não estava esperando muito além do que é prometido na sinopse: um suspense envolvendo uma família que faria a festa da Christina Rocha no Casos de Família. Confesso que esperava mais exposeds, mas no fim das contas foi uma boa leitura.

Boa parte do livro é narrado em terceira pessoa focado em Hal. Entre alguns capítulos temos passagens do diário da mãe de Hal, que vai dando pistas sobre o que realmente aconteceu naquela casa quando ela morava lá. Hal é uma personagem bem humana, com problemas bem reais e críveis. Apesar da sua atitude de tomar o lugar de alguém que pode nem existir, você passa a se importar com ela à medida que a leitura vai avançando.


Sobre os Westaway, bem... sempre que tem uma família envolvida em suspense é de se desconfiar de todo mundo, até dos agregados. Em alguns momentos eles me deram uma vibe da família em Entre Facas e Segredos, só que bem menos caricatos. A cereja do bolo é uma velha senhora empregada da casa que sabe os podres de todo mundo e tem uma aura gritando CREEPY. Ou seja, o melhor do clichê do gênero.

Sobre o misticismo e o uso das cartas de tarô na história, vi muita gente reclamando, mas eu curti. Um dos motivos é que eu curto muito esse lance de misticismo e afins (apesar de ser como a Hal, um tanto cética). O outro motivo é que você consegue descobrir muito sobre alguém e o que ela está pensando ou desejando simplesmente analisando e estudando sua linguagem corporal, que é o que a Hal faz durante suas leituras.

Esse foi meu primeiro contato com a Ruth e foi uma experiência bem positiva.  A escrita dela é bem fácil e junto com os capítulos curtos, o ritmo de leitura é bem fluído e rápido. Apesar de já acertar alguns segredos durante a leitura, a história envolve bem o leitor com a busca de Hal pela verdade sobre sua família. A ambientação do clima frio de Cornwall dá um toque a mais no suspense.

Apesar de Ruth tentar encaminhar o leitor para outros caminhos sobre a verdade, eu consegui matar uma das charadas logo na metade do livro, mas nem por isso a leitura deixou de ser interessante. A Morte da Sra. Westaway é uma boa pedida para pessoas que, assim como eu, ama um suspense que envolva famílias que tem muito a esconder e exposed tours a acontecer.

8 Comentários

  1. Oi Lu,
    Não é porque um livro não nos surpreende que ele deixa de ser bom ou interessante, na verdade, a gente só quer que ele tenha coerência e isso o favorece, né?
    Gostei da dica, é a primeira resenha que vejo da obra.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livros nessa temática, mas infelizmente li poucos. Estou torcendo para curtir essa leitura.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Eu fui com muita sede ao pote em A mulher da cabine dez e me decepcionei muito. E também não achei tudo isso o outro livro que li dela depois. Mas achei o enredo desse interessante e ainda quero ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Eu já dois livros desta autora e gostei bastante, por isso já estou curiosa para conferir esta nova obra. Tem tudo para me agradar. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Ainda não li nada da autora, mas já vi alguns comentários bem divididos sobre seus livros haha que bom que você teve uma experiência boa. Fiquei bem curiosa, principalmente por ser uma leitura mais fluida e simples - às vezes, é disso que a gente precisa, né?
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bem?

    A sua é a primeira resenha que leio desse livro e ele me pareceu ter uma boa premissa. Acho que curtiria a parte com as cartas de Tarot, pois gosto muito quando elementos místicos são inseridos na narrativa.

    O bom que mesmo a narrativa não sendo tão surpreendente a autora conseguiu entregar uma história coerente e instigante.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu só tô conseguindo ler coisas que não são fantasia/romance YA quando a trama me deixa EITAAAAAAA na premissa. Essa não me chamou a atenção, então minha carteira falida agradece UHUHSAUHSAUHSA

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu
    Eu gostei demais da capa, achei linda. Mas só pelo enredo eu não leria KKKK Eu não consigo sair dos romances, é muito difícil uma leitura fluir. Mas está na minha meta tentar me arriscar mais, e já adicionei a leitura pra tentar.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)