Resenha #642: A Court Of Silver Flames - Sarah J. Maas (Bloomsbury USA)

Título: A Court of Silver Flames
Título Original: ---
Autor: Sarah J. Maas
Série: A Court of Thorns and Roses #4
Páginas: 757
Ano: 2021
Editora: Bloomsbury USA
Sinopse*: Nesta Archeron sempre foi orgulhosa, rápida para a raiva e lenta para perdoar. E desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do mundo estranho e perigo que habita. Pior, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que ela perdeu nela.
A única pessoa que inflama seu temperamento mais do que qualquer outra é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição em Rhysand e na Corte Noturna de Feyre o mantém constantemente na órbita de Nesta. Mas seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável e só fica mais quente à medida que são forçados a ficarem próximos um do outro.
Enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos. E a chave para detê-los pode muito bem depender de Cassian e Nesta enfrentar seu passado assustador.
Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nesta e Cassian lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação - e cura - nos braços um do outro.

ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, esta resenha pode conter spoiler

Depois do fiasco que foi a minha experiência com Casa de Terra e Sangue, era de se esperar que eu nunca mais quisesse ler algo da Sarah J. Maas. Pois bem, ledo engano já que A Court of Silver Flames era uma história aguardada por mim desde o final de Corte de Asas e Ruínas e não perdi um segundo antes de começar a devorar a história de Nesta e Cassian.

Dizer que fui surpreendida com o trabalho da Maas nesse livro é o eufemismo do ano. Por mais que eu estivesse ansiosa por essa história, estava com medo REAL OFICIAL de como ela iria trabalhar os traumas da Nesta. Basicamente, o meu medo era ela usar o pênis do Cassian como instrumento reparador e de superação. Ainda bem que não foi bem assim que aconteceu.

Nesta não nasceu uma personagem muito querida na história. Lá no primeiro livro eu tinha zero interesses nela. No segundo, numa única e pequena interação entre ela e Cassian, já comecei a fanficar toda. No terceiro foi quando ela ganhou um pouco mais de destaque. Mas foi naquele conto chernobyl que ela ganhou toda minha simpatia. 


Diferente de muitos personagens que vemos nas histórias, Nesta tentava esquecer tudo que passou desde que foi jogada no Caldeirão até a guerra contra o rei de Hybern no melhor estilo sexo e bebida. Quando se trata de personagens masculinos, eu percebo que há uma melhor aceitação por parte dos leitores em geral, mas quando passa para o lado da mulher, não é bem assim... Nesta estava sempre ligada no modo "se me atacá eu vou atacá", ou seja, ela atacava as pessoas ao seu redor justamente por não saber como lidar com todo o seu sofrimento interno.

Mesmo narrado em terceira pessoa, é bem paupável o quanto Nesta ainda sofre com seus traumas e isso vem desde muito antes de ser transformada em féerica. O livro é divido em quatro partes e o título de cada uma delas se encaixa perfeitamente nas etapas da jornada de perdão a si mesma e superação da personagem. Nesta possui muitos conflitos internos, não somente relacionados à guerra mas sim sobre seu passado, que ao longo do livro ela terá de encarar.

As surpresas nesse livro ainda continuam e seu nome é Cassian. Já conhecemos o general de outros carnavais, mas aqui é que conhecemos sua verdadeira personalidade. Há muito tempo Cassian se resolveu com seus demônios e por conta disso ele de uma ótima ajuda no crescimento de Nesta. 

Cassian sabe bem o momento de intervir, assim como sabe quando deixar a moça resolver seus próprios problemas. Diferente de todo mundo ali, ele sempre enxergou o sofrimento de Nesta por baixo de suas ações e mesmo com todas as patadas que a mulher dava nele, ele nunca desistiu. Mesmo quando parecia que ele iria desistir de tentar ajuda-la, ele estava ali ao seu lado, a apoiando.

O relacionamento entre os dois também é bem construído. Apesar de Cassian não esconder de ninguém seu sentimento por Nesta, inclusive da própria, ela ainda tem muito caminho a percorrer para se permitir sentir algo pelo iliriano. Inclusive, o próprio tem isso em mente, sabendo que ela precisa aprender a se amar para poder se envolver emocionalmente com outra pessoa.

Claramente a dona Jamais já está conhecida por colocar umas cenas mais quentes em suas histórias e esse justamente era meu medo, como falei lá em cima. Pois bem, esse também foi um detalhe que me surpreendeu já que essa cenas entre Nesta e Cassian foram bem encaixadas na história, inclusive fazendo parte do próprio desenvolvimento dos dois.

Somos apresentados também a novos personagens que são bem importantes na jornada de Nesta. Em Emerie e Gwyn, duas mulheres também marcadas por um passado traumatizante, ela encontra uma amizade inesperada e muitas trocas de dicas de leituras. Outro personagem bastante importante para Nesta é a Casa, mas não entrarei em mais detalhes por motivos de spoiler. Porém, essa relação entre as duas foi tudo que eu precisava e não sabia.

Inclusive, essas duas personagens junto com a Nesta dão voz à mitologia das Valkyrias. Gostei muito de como a SJM juntou essa história com o treinamento também como uma forma de superação. Todas as mulheres que estão envolvidas nesse plot de alguma forma sofreu abuso na mão de homens no passado. É bem gratificante ver essas mulheres também superar seus traumas e ver no aprendizado de luta uma forma de retomar o controle da sua vida, além claro de aprender a se defender.

Outro ponto importante na história foi a questão política que a Sarah trabalhou. Eu achando que seria apenas um romance, mas aqui ela já trabalhou as consequências do conflito com o Rei de Hybern. Novas ameaças surgem e com isso uma boa expansão da política e jogos de poder em Prythian. 

Há também participação de personagens que já conhecemos, como Amren e Azriel. O shadowsinger tem um pouco mais de presença na história e, apesar de ainda estar bem bolada por conta das suas atitudes na sua extra, ele tem um pouco do meu apreço por não tratar Nesta como uma ameaça constante. Já Amren, suas atitudes são bastante contraditórias e, por muitas vezes, ela é bastante intransigente.

Minha única reclamação nessa história foi o foco em Feyre e Rhysand. Entendo que eles sempre estarão presentes ali como uma praga que a gente não consegue se livrar, mas aqui foi mais que desnecessário trabalhar alguns dramas do casal. Já tivemos mais de mil páginas sobre eles, então eu acho que já está mais que na hora de aposentar os dois. Até porque, ambos envelheceram bem ruinzinhos, com suas atitudes em relação aos traumas de Nesta como comentei na resenha de Corte de Gelo e Estrelas. Como já dizia a poeta Elsa: let it go.

No geral, a palavra que define esse livro é surpreendente. Por mais que eu critique os pontos problemáticos nas histórias da Sarah J Maas, admito também que ela sabe escrever e envolver o leitor. O que foi um problema em Casa de Terra e Sangue, as descrições aqui não são cansativas. Junto com o novo conflito político, todo o treinamento e a jornada da Nesta, essa combinação fez com que a leitura tivesse um bom ritmo.

Claramente Sarah J. Maas não iria resolver tudo aqui e deixou pontas a serem trabalhadas nos próximos livros. Pelo capítulo extra, é de se esperar que o próximo seja protagonizado por Azriel. Apesar de BOLADÍSSIMA com suas atitudes no extra, estou curiosa para saber como que a SJM vai seguir com seu protagonismo. Mas irei assim como vim pra esse: sem esperar muita coisa e espero ser surpreendida novamente.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Corte de Espinhos e Rosas (A Court of Thorns and Roses)
Livro 2 - Corte de Névoa e Fúria (A Court of Mist and Fury)
Livro 3 - Corte de Asas e Ruína (A Court of Wings and Ruin)

4 Comentários

  1. Oi Lu,

    Eu estava com um medo enorme também de ler esse livro e a Sarah não conseguir me conquistar ainda mais pela Nestha que nunca foi uma personagem que gostei, mas pelos comentários que ando vendo, acredito que vou curtir muito o livro. Espero que a Galera Record não enrole demais e saia logo por aqui.

    Bjs
    https://diariodoslivrosblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    O tanto que eu amo a Nesta e a SJM por ter dado o devido arco de desenvolvimento que ela merecia!!!!!!! Esse livro foi meu tudo, apesar de Feysand enchendo o saco.
    Cassian também reizinho sensível perfeito maravilhoso, queria abraçar. Já tô com saudade dos dois, mas sem vontade de voltar pra esse universo sem foco neles KKKKKKKKKK

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Ainda não li nada da Sarah e estou entre a curiosidade de ler e o medo de me decepcionar com as expectativas rs
    Esse livro parece muito bom, em vista que a personagem não era tão 'interessante'
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Parei de acompanhar essa série, confesso que por receio de tantas críticas e tretas que surgiram em torno dessa autora. Agora nossa, pela sua entrega a essa resenha, percebi a complexidade da personagem. Eu gostei muito de como a autora está trabalhando esse treinamento quase como uma terapia para essa mulheres. Um refúgio para que elas recuperem a confiança e se fortaleçam. E também de como ele a tratou, dando o espaço que ela precisa para se curar e enfrentar seus traumas. Eu adorei a sua resenha, você acabou despertando novamente a minha vontade de ler.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)