Resenha #603: Cartas Para Martin - Nic Stone (Intrínseca)

Título: Cartas Para Martin
Título Original: Dear Martin
Autor: Nic Stone
Série: Dear Martin #1
Páginas: 256
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Sinopse: Justyce McAllister é um garoto de dezessete anos com um futuro brilhante pela frente. É um dos melhores alunos de uma prestigiada escola de Atlanta, tem uma mãe amorosa e um melhor amigo incrível. No entanto, um episódio de violência policial traz à tona que a distância entre ele e seu futuro é quase um abismo. Porque Justyce McAllister é negro, e isso significa que, muitas vezes, é julgado pela cor de sua pele.
Ao ser agredido e detido injustamente, o olhar de Justyce desperta para um novo mundo, um lugar solitário em uma sociedade que insiste em vê-lo como ameaça ou como promessa de fracasso. Ele se dá conta, então, de que não pode mais fingir que não tem nada errado e decide iniciar um projeto: escrever cartas para Martin Luther King Jr., um dos mais importantes ativistas políticos pelos direitos dos negros, símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, morto em 1968.
Ao tentar aplicar os ensinamentos de Luther King em sua vida, Justyce começa a trilhar um caminho para entender não só como deve reagir diante das injustiças, mas que tipo de pessoa ele quer ser. Em meio a questões familiares, desentendimentos com os amigos e complicações da vida amorosa, nas cartas ele expõe suas dúvidas, sua angústia, sua revolta e a percepção clara de que a sociedade não é tão igualitária quanto deveria.
No livro de estreia de Nic Stone, vemos Justyce passar pelos desafios da adolescência, amadurecer e encarar o racismo que tanto afeta sua existência. Comovente e extremamente necessário, Cartas para Martin é um relato sobre ser um jovem negro e sobre o direito inalienável de existir. Um livro impossível de ignorar.

Cartas Para Martin é um livro que eu tinha duas certezas: que seria muito bom e que me deixaria num estado de raiva. Pois fui muito bem servida nesses dois quesitos.

Indignação e revolta são os sentimentos que prevalecem nesse livro. A história já abre com a situação descrita na sinopse: Justyce sendo preso injustamente. A partir daí é uma avalanche de acontecimentos que você percebe que acontece todo santo dia nessa sociedade maldita. Eu passei todo o livro lembrando da situação de George Floyd, João Pedro Mattos e muitos outros negros que foram vítimas da crueldade policial baseada no racismo e me questionando como que raios uma sociedade dita evoluída ainda tem conceitos tão absurdos.


A narração é feita em terceira pessoa, focada em Justyce. Mesmo de uma maneira "informal" você consegue ver os sentimentos conflitantes no adolescente; ao longo do livro, Justyce sente medo, vergonha, indignação, revolta... Nas suas cartas para Martin, também vemos o quanto ele também está perdido depois do incidente. Afinal, para que se esforçar a ser diferente se ele nunca vai ser visto além da cor da sua pele?

Os personagens secundários também são bem trabalhados. Sarah-Jane "SJ" é praticamente a boia que impede Justyce de afundar, sempre lutando e jogando a verdade na cara de quem quer que seja. Doc é aquela figura adulta exemplo de como todo adulto deveria se importar e incentivar os jovens com quem convive. São nos colegas de classe de Justyce que vemos a questão do racismo velado, atitudes e pensamentos racistas "normalizados" na sociedade.

Nic não poupa nas palavras, principalmente nos momentos mais tensos da narrativa. Mas, como estava falando com meu amigo Emerson (@umnerdleitor), a autora não vilaniza ninguém. Ela expões as atitudes de cada um e como toda a situação do Justyce fez a verdadeira face das pessoas aparecerem. Porém, há uma situação bastante destruidora um pouco depois da metade do livro que mostra que as pessoas são sim capaz de mudarem seus pensamentos e, principalmente, reavaliar seus privilégios na sociedade.

De certa forma, Cartas Para Martin termina com algumas pontas abertas, o que creio que serão exploradas em sua continuação, Dear Justyce. Esse ainda está sem previsão de lançamento aqui no Brasil e foi lançado no mês de outubro internacionalmente. Tenho esperanças que a Intrínseca o lançará em breve.

9 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Esse livro me deixou no chão em todos os sentidos emocionais. AQUELE ACONTECIMENTO principalmente, nossa. O baque que foi.
    Eu gostei muito da abordagem e das críticas da Nic, e de como foram tapas na cara muito realistas e bem-vindos pro mundo que a gente vive hoje. Tô ansiosa demais pra ler a continuação.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dica super anotada! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro acabou comigo. Eu achei ele leve e emocionante, mas também fui surpreendida por um enredo forte, realista e necessário. O relato de Justyce mostra o quanto o racismo é real e odioso. É uma das leituras mais emocionantes que fiz esse ano.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Ei, eu participei de uma maratona literária, e cartas para Martin foi escolhido como um desafio surpresa. Eu acabei não lendo por falta de tempo, mas depois de ler a sua resenha, vou dar uma prioridade para o mesmo. Esse livro parece ser daqueles que emociona e te deixa furiosa ao mesmo tempo, e sim, é mais um daqueles livros que precisam ser lidos, todas vidas importam. Beijos!

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Eu estou vendo essa capa por ai mas não sabia ainda do que se tratava o livro. E agora já preciso ler ele. Me lembrou bastante os livros da Angie Thomas que mexeram muito comigo. Vou anotar aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Esse livro é maravilhoso, eu recomendo muito ele. Amei sua resenha.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! Tenho visto bastante esse livro no Insta, hoje mesmo vi um projeto de leitura coletiva e fiquei afim de participar. Lembrei dos livros da autora de O ódio que você semeia. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Eu ainda não li, mas a temática me interessa bastante! Gosto do fato de não ter exatamente um vilão e já coloquei na minha lista de leituras!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Nossa que leitura linda, como assim eu não sabia disso antes? Sem dúvidas vou ler, tô apaixonada e terminei de ler o post como coraçãozinho apertado. Beijos !

    www.julliterra.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)