Resenha #585: Mexican Gothic - Silvia Moreno-Garcia (Del Rey)

Título: Mexican Gothic
Título Original: ---
Autor: Silvia Moreno-Garcia
Série: ---
Páginas: 320
Ano: 2020
Editora: Del Rey
Sinopse*: Uma mansão isolada. Um aristocrata assustadoramente carismático. E uma socialite corajosa desenhada para expor seus segredos traiçoeiros...
Depois de receber uma carta frenética da sua prima recém-casada implorando para alguém salvá-la de um destino misterioso, Noemí Taboada segue para High Place, uma casa distante no interior do México. Ela não tem certeza do que encontrará - o marido de sua prima, um belo inglês, é um estranho, e Noemí sabe pouco sobre a região.
Noemí também é uma salvadora improvável: ela é uma debutante glamourosa, e seus vestidos chiques e batom vermelho perfeito são mais adequados para coquetéis do que para amadores. Mas ela também é forte e inteligente, com uma vontade indomável, e não tem medo: não do novo marido da sua prima, que é ameaçador e sedutor; não de seu pai, o antigo patriarca que parece fascinado por Noemí; e nem mesmo da própria casa, que começa a invadir os sonhos de Noemi com visões de sangue e destruição.
Seu único aliado nessa residência inóspita é o filho mais novo da família. Tímido e gentil, ele parece querer ajudar Noemí, mas também pode estar escondendo um conhecimento sombrio do passado de sua família. Pois existem muitos segredos atrás dos muros do High Place. A riqueza outrora colossal da família e o império mineiro desbotado os impediam de olhar curiosos, mas, quando Noemí se aprofunda, ela descobre histórias de violência e loucura.
E Noemí, hipnotizado pelo mundo aterrador, porém sedutor de High Place, pode em breve achar impossível deixar essa casa enigmática para trás.


Quando saiu as primeiras reviews sobre Mexican Gothic, ele já entrou no meu radar para futuras leituras. Eis que a Darkside anunciou que iria lançar por aqui e decidi adiantar ele na lista, para ter certeza se valia realmente a pena adquirir a edição. Bem... então né...

Mexican Gothic tem como pano de fundo o México nos anos 50. Infelizmente não é visto muito da cultura mexicana, já que a história toda se passa em uma casa isolada no interior do país cujos donos - os Doyles - são descendentes ingleses, chamada High Place. Ou seja, caso não fosse dito a localização da casa, você poderia imaginar essa história se passando em qualquer lugar além do México. Nem a própria base do suspense/terror da história tem a ver com a cultura mexicana e, visto que a autora é mexicana, ela perdeu uma grande oportunidade ali, na minha humilde opinião.

Sobre a protagonista Noemi, é dito que ela é bem impetuosa, um pouco teimosa e bastante determinada, mas infelizmente não consegui enxergar além do teimosa e um pouco mimada. Desde o início, Noemi percebe que há algo de estranho não somente na casa mas com todo mundo que mora nela - inclusive com sua prima -, e eu senti que faltou um pouco mais de querer da personagem para realmente ir a fundo em tudo que estava acontecendo.


Logo no início da história, o pai de Noemi diz que ela é a melhor indicada para averiguar a situação visto que ela é um tanto intimidadora e consegue as coisas do seu jeito. A verdade é que achei Noemi um tanto conformada com algumas situações que lhe eram impostas pelos parentes do marido da sua prima. Ela hesita suas ações baseada no fato de ser hóspede e ter que seguir as regras da casa, o que até entendo por questão de educação. Mas a partir do momento que 99% das vezes que ela pede para ver a prima e esse pedido era negado, eu esperava um pouco mais de ação da sua parte pois está escrito em neon que algo muito de estranho está acontecendo.

Quanto aos Doyles, de primeira dá pra perceber que há algo errado com tudo ali. Afinal, uma família morando em uma casa isolada em cima de uma colina rodeada por névoa nunca é coisa boa... Ao longo do livro, sabemos que eles escondem mais que aparentam. Suas atitudes, suas conversas, suas personalidades... tudo grita FOGE QUE É CILADA. Nesse ponto, a autora super acertou porque de todos, exceto por Francis, você percebe aquela vibe estranha que faz arrepiar e nem querer ficar no mesmo recinto que o personagem.

Até mais ou menos 40% do livro, o ritmo é um tanto lento já que não acontece muita coisa, a não ser Noemi andando de um lado pro outro naquela casa estranha e tentando alguns encontros com sua prima. A partir daí a autora começa a jogar algumas informações sobre a verdade por trás dos Doyles. Silvia até soube trabalhar bem o suspense nessas situações, mas as revelações em si me pareceram um pouco confusas.

Mexican Gothic vai realmente pegar no tranco lá pelos 70% do livro, o que faz com que algumas coisas seja bastante atropeladas e rápidas ao mesmo tempo que se seguiu um pouco de enrolação até chegar no conflito real do livro. Silvia também tenta uma espécie de romance entre Noemi e Francis que, na minha opinião, super desnecessário. Infelizmente, dessa vez fui enganada pelo hype e pela boa premissa, já que minhas expectativas passaram longe de serem atendidas durante a leitura.

*Sinopse traduzida por mim


PS: caso estranhem não ter a figurinha da avaliação, é que a partir da agora vou colocar a nota do livro somente no resumão das leituras do mês.

5 Comentários

  1. Oi Lu! A autora tinha algo bom em mãos e não soube aproveitar, foi essa a impressão que tive. Lendo a resenha, imaginei a casa e todo o clima sombrio do lugar, mas a história engatar bem depois da metade não me faz querer ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Apesar das ressalvas, ainda quero muito ler. Tô curiosa com a coisa do horror e da voz latina da autora e das personagens, então vou torcer pra sofrer menos com a lentidão e as informações jogadas na cara UHASUHASUHASUH mas vou esperar a DS lançar mesmo porque a capa dura tá ridiculamente cara....

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Xii Lu, uma pena não ser tão bom assim! Realmente pela premissa eu esperava que fosse melhor...

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha. Eu estava louca para ler esse livro, mas vendo que o começo é lento percebo que vou enrolar para ler. Com certeza iria abandonar rapidinho rs
    Eu gosto muito dessa temática de suspense e de ter uma vibe mexicana mesmo que não fale nada da cultura
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Pelo jeito esse livro vai ser igual a série Rastro de Sangue. Promete uma protagonista fodona e a gente encontra o oposto. E que pena porque a premissa do livro é muito interessante e eu fiquei querendo ler antes de ler seus comentários hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)