Filme #88: Mulan


Título Original: ---
Sinopse: Em Mulan, Hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira.
Elenco: Liu Yifei, Donnie Yen, Gong Li, Jet Li, Jason Scott Lee, Yoson An, Tzi Ma, Ron Yuan, entre outros
Duração: 115min
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver
Produção: Chris Bender, Jason Reed, Barrie M. Osborne
Direção: Niki Caro


Mulan era um filme aguardado por muitos. Desde que seu primeiro trailer foi liberado, parecia ser o filme que você amaria ou odiaria. Muito diferente do live-action de Aladdin, Mulan deixou de lado vários aspectos da animação, como as músicas e o nosso querido Mushu. Sendo sincera eu fui assistir sem expectativa e não achei de todo ruim, mas poderia ter sido melhor.

Ponto positivo para a fotografia do filme, lindíssima! A China é um país bem conhecido por suas manifestações culturais bem coloridas, então aqui esse ponto foi bem acertado. Outro ponto também foi o elenco 100% oriental (não digo 100% chinês porque não sei se todo mundo ali é chinês, mas enfim). Em uma época que rola muito white washing, foi bom ver um elenco que segue bem a etnia do filme.

Liu Yifei está muito bem de Mulan. A jovem guerreira até hoje é um exemplo de garra e força para muitas meninas e mulheres, e a jovem atriz tinha uma grande responsabilidade nas suas costas. Ainda bem que ela não fez ruim. As cenas de lutas foram bem coreografadas, apesar de achar que em algumas eles exageraram no slow motion.

No entanto, ainda assim achei que faltou alguma coisa aqui pra dar mais emoção. Eu não digo nem questão de música ou Mushu, mas algo no roteiro em si. Alguns cortes eram bem bruscos e uns efeitos deixaram beeeem a desejar (Disney, amada, você já foi melhor).

Em relação aos outros personagens, gostei do pequeno foco na família da Mulan. Rola dar umas risadinhas com alguns dos soldados que servem de alívio cômico, outros você sente um pouco de vergonha alheia pela forçada de barra. Houve uma personagem que achei bem injustiçada, que foi a Feiticeira (Gong Li). Creio que ela deveria ter sido uma espécie de vilã (?), mas ela entrou e saiu do filme sem um propósito e sua participação praticamente esquecível.

No fim, Mulan poderia ter sido uma melhor adaptação. Admiro o fato que tentaram manter a identidade da animação original mesmo com as alterações drásticas, mas falharam um pouco na execução.

11 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ei, tudo bem?
    Eu não gostei desse filme, sendo sincera, mas ele tem alguns pontos positivos, como a fotografia e os atores seguindo a linha do filme original que você comentou. Eu senti muita falta do mushu :( mas a direção deu uma justificativa, no entanto ainda assim não me convenceu. Beijocas e sucesso!

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Acabei de ler uma opinião sobre o filme bem parecida com a sua. Eu não assisti a animação, então nem espero muito do filme, por isso pode ser que eu até goste mais do que quem assistiu hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Vou esperar a Disney+ sair por aqui, mas confesso que nem estou tão animada, não parece todo mundo que realmente está gostando do filme. O original é tão bom, não entendo porque mudaram certas coisas...
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu

    Tô aguardando o Disney+ e aí vou ver. No geral estou lendo opiniões bem parecidas com a sua, de que faltou algo. Uma pena, porque amo Mulan.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Pena a adaptação não ter sido muito boa, a história é bem querida por muitos e poderia ter sido melhor aproveitada. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,

    Eu vi comentários parecidos com o seu sobre o filme. Confesso que estou bem animada para ver e espero não me decepcionar.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Eu tava animada com esse filme até ver o trailer, aí descobri que as mudanças não foram sutis e me desanimaram muito, tanto que ainda não assisti o filme e nem sei se vou querer ver.

    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, tudo bem?
    Fui conferir o filme com expectativas alinhadas, sabendo que não teria Mushu nem músicas. Mesmo com isso em vista, achei o filme fraquíssimo e sem carisma, independente das mudanças.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha. Eu estou querendo muito ver o filme, mas todos dizem que está sem emoção e tal.
    Vou diminuir todas as minhas expectativas rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu! Tudo bom?
    Vou te falar que a cada review e crítica meu coração afunda em dor um pouco mais. A Mulan é minha princesa favorita e acho que um dos filmes que mais vi na minha vida. Tava animada demais pra esse live action e eles conseguiram errar a mão JUSTO COM ELA POR QUE DEUS DO CÉU O QUE EU TE FIZ???????????
    Ainda vou assistir mas já tô pronta pra quebrar a cara.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)