Resenha #561: A Cantiga Dos Pássaros E Das Serpentes - Suzanne Collins (Rocco Jovens Leitores)

Título: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Título Original: The Ballad of Songbirds and Snakes
Autor: Suzanne Collins
Série: The Hunger Games #0.5
Páginas: 576
Ano: 2020
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES
AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ.
COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ.
MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.
É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos. A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor.
A sorte não está a favor dele. A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína. Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo... e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.


Depois de 10 anos do lançamento de A Esperança, Suzanne Collins resolveu voltar ao universo da trilogia Jogos Vorazes escrevendo uma história anterior a trilogia - um prequel - que tem como protagonista Coriolanus Snow, mais conhecido como Presidente Snow.

É claro que com esse anúncio ela deixou muitos fãs com o pé atrás; por que colocar o vilão odiado da trilogia como protagonista? Será que ela vai querer humanizá-lo? Esta também era minha preocupação, mas depois de terminar a leitura ficou claro pra mim que esse livro não tenta fazer você gostar do jovem Snow, e sim mostrar como o caráter dele foi moldado por sua ambição e convicções baseadas nas situações que ele viveu.

O livro se passa 64 anos antes da história de Katniss, durante a 10º edição dos Jogos Vorazes, Snow tem 18 anos e vive de aparência, pois sua renomada família está falida depois do pós-guerra (quando o Distrito 13 foi destruído) e era lá que todos os recursos financeiros deles estavam investidos. Ele vive com a prima Tigris a avó no antigo apartamento da família.

E para tentar fugir dessa dificuldade, Snow tem o plano de entrar na universidade depois de se formar na Academia mais renomada da capital, como o ensino médio. Para isso ele vai participar do novo programa do governo para aumentar a audiência dos Jogos Vorazes, o programa de mentores onde cada aluno da academia seria mentor de um tributo, e quem fosse o vencedor ganharia uma bolsa de estudos para a universidade. Como sendo de uma família com nome prestigiado e ser um ótimo aluno, Snow acredita que ficaria com um bom tributo, mas acaba ficando com Lucy Gray do Distrito 12, o pior de todos.


Naquela época os Jogos Vorazes eram bem diferentes do que a gente viu na trilogia. Os tributos eram arrancados dos seus distritos e colocados em trem algemados e tratados como animais, pouco alimentados. Eles também eram colocados em uma jaula no zoológico, pois as pessoas da capital tinham medo deles e achavam que eles eram selvagens.

E essas condições mais que desumanas vão ser questionadas durante essa edição, pelos mentores e os organizadores. Eles vão começando a perceber que o público precisa está envolvido com os jogos, que os tributos precisam ser mais fortes e precisam ganhar a afeição e curiosidade do público. Novas ideias vão surgindo, ideias essas que podemos ver na trilogia: todo o glamour que se tornou os jogos e muitas dessas ideias foram dadas pelo Snow.

Voltando a trama em si, depois das designações dos tributos e mentores, Snow começa a bolar um plano para que Lucy vença. Apesar da aparência física fraca, ela é uma artista, e encanta com a sua música, e isso faz dela o tributo mais popular, dando a Snow esperança de vencer. Para isso ela vai manipular, enganar e até matar para conseguir o prêmio máximo e colocar o nome Snow de novo em glória.

Eu gostei de como a história do Snow foi contada, sem querer vitimar as atitudes dele baseado nas coisas que aconteceram com a família na guerra e nas consequências no pós guerra. No livro temos outros personagens que também sofreram com isso, mas mesmo assim ainda tem uma bondade e pensamentos diferentes, como a própria prima de Snow, Tigris. Ele acredita que por ser um Snow tem direito de almejar o sucesso e coisas grandiosas. Snow tem preconceito com pessoas dos Distritos que vão morar na Capital e consegue mais dinheiro, mesmo que uma dessas pessoas seja a que mais ajude a sua família.

Outros pontos bons do livro é mostrar a Capital do pós-guerra, ainda se recuperando, bem longe do glamour e tecnologia que vemos na trilogia; descobrir como e em que circunstâncias a ideia do Jogos Vorazes nasceu; e ver como os idealizadores trabalham para manter e criar novas coisas para os Jogos se manterem vivos e sendo uma punição. Claro que temos os easter eggs, o principal deles é a origem da música The Hanging Tree, que foi escrita por Lucy Gray depois certos acontecimentos, e como os Tordos apareceram na vida de Snow.

E sobre a relação de Snow e Lucy Gray, bem... Existe um envolvimentos entre eles; emocional, de sobrevivência e de interesse durante os jogos, que acaba virando atração, mas as ideologias e mundo dos dois sempre estão ali, mostrado que nunca daria certo. O desfecho desse pseudo-romance só concretiza o caráter e o que realmente sempre importou para Snow; tudo foi um meio para o fim.

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes foi um leitura boa, apesar de na parte três ter se mostrado cansativa, pois é a parte pós jogos, que apenas confirmou a minha opinião sobre o Snow: ele teve oportunidades ser diferente, mais não quis, e se tornou o que conhecemos por vontade própria. Não senti nada de romantização do personagem.

Se você é fãs da trilogia e quer saber mais do passado de Panem e dos Jogos, esse livro está mais que indicado, mas não espere grandes plot twists e nem reviravoltas.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Livro 2 - Em Chamas (Catching Fire)
Livro 3 - A Esperança (Mockingjay)

Resenha feita por Priscila Morais (@nocasoumabookaholic)

9 Comentários

  1. Oi Pri, eu não tenho interesse em voltar a esse universo, mas fico bem feliz que você tenha curtido e o que livro não é ruim como alguns dizem.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, Priscila.
    Até estranhei a nota lá em cima porque só estava vendo resenhas negativas dele até agora. E gostei de ver uma opinião diferente. Mas ainda assim não sei se vou ler porque o livro está caro e não me interesso tanto assim de voltar para essa história hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Vi muitos comentários negativos sobre essa obra, mas fico feliz que você esteja no time que gostou de como as coisas aconteceram! Ainda não peguei pra ler porque queria reler a trilogia primeiro, já que faz tempo que li e lembro mais dos filmes do que dos livros.

    A Pam Gonçalves fez um vídeo muito bom no canal do Youtube dela sobre ele!

    Beijos,
    Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Eu nunca me interessei sobre essa série, sabia? Assisti aos filmes, mas ficou só por isso mesmo, não é bem o genero que eu gosto, mas fico feliz em ler as resenhas. Gostei de saber que não há a romantização do personagem!
    Acho que para os fãs é uma obra muito bacana!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  6. É a minha leitura atual e estou adorando também! Finalizei ontem a parte um e estou bem instigada para a segunda parte. Uma pena que a terceira parte foi um pouco cansativa, pelo menos já sei o que esperar.

    ResponderExcluir
  7. Meu grande medo com esse livro era de romantizar as atitudes do lixo do Snow, mas acho que a autora trabalhou bem isso, pelas opiniões que li. Ainda não me decidi se lerei, mas a curiosidade só aumenta!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Priscila!
    Já fazem 10 anos da publicação da Esperança? Como o tempo voa. Parece que foi ontem que eu estava lendo.
    Quando a Suzanne Collins anunciou esse livro, com o Snow como protagonista, me deu um pouco de medo dela romantizá-lo. Pelo que li de outras resenhas, parece que isso ela não fez, o que já é excelente.
    Eu ainda não li, por decisão mesmo, porque prefiro dar um tempo e ir para a leitura sem influência, já que a opinião está tão dividida.
    Ótima resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/2020/07/resenha-as-boas-mulheres-da-china-um.html

    ResponderExcluir
  9. Eu amei ler a série jogos vorazes! Contudo eu tenho super pé atrás com esses livros lançados depois das séries.
    Estava super na dúvida se lia ou não, mas não tinha visto nenhuma resenha ainda por aí.
    Parei aqui, li e fiquei mega curiosa!! Hahaha, acho que vou ter que ler então, né?!
    Adorei sua resenha e obrigado pela dica!

    Beijinho!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)