Resenha #555: Fúria Vermelha - Pierce Brown (Globo Alt)

Título: Fúria Vermelha
Título Original: Red Rising
Autor: Pierce Brown
Série: Red Rising #1
Páginas: 468
Ano: 2014
Editora: Globo Alt
Sinopse: "Fúria Vermelha" é o primeiro volume da trilogia Red Rising. A distopia, comparada a "Jogos Vorazes" por misturar ação e critica social, será adaptada para o cinema por Marc Forster, diretor de "Guerra mundial Z". O romance se passa em um futuro não tão distante, no qual o homem domina a tecnologia das viagens interplanetárias e começa a colonizar outros planetas. Marte é uma das primeiras colônias instaladas, e possui uma sociedade estratificada, em que o papel de cada indivíduo é definido pela hereditariedade e a ascensão social é impossível. Um regime arcaico, de castas, contrasta com a tecnologia do período.
Darrow é um dos jovens nascidos em Marte e sua vida está bem longe da felicidade. Ele é um Vermelho, faz parte da base da pirâmide social, composta por operários. Passa seus dias escavando túneis subterrâneos a mando das autoridades, pois essa seria a única forma de, um dia, as próximas gerações habitarem a superfície do planeta. Dia após dia, ele cava, pensando em um futuro melhor e sem jamais ver a luz do sol.
Até que Darrow percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Com a ajuda de um misterioso grupo de rebeldes, ele descobre a verdade: que a superfície de Marte já havia sido habitada, porém o privilégio de viver ao sol é permitido apenas aos Ouros, a classe dominante. Os Vermelhos, na verdade, são usados como escravos.
Tomado pela vingança e com a ajuda de outros rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra entre os Ouros. Lá, ele tem que ser forte o suficiente para não se deixar levar pelos prazeres fáceis de uma vida confortável, enquanto tenta proteger sua identidade, além de se envolver em intrigas que darão início a uma guerra muito maior do que ele poderia esperar.


"Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo, pelo medo das perdas, pelo medo da morte."

Fúria Vermelha era uma história que há muito queria conferir mas só enrolava e enrolava. Esse ano eu tinha proposto ler os três livros em um mês, mas ainda bem que não fiz isso pois a TBR iria flopar real. No fim das contas, foi um bom início de série.

De início tudo é muito confuso e eu estava só o meme "quem é esse povo todo aqui". Isso se deve ao fato de que, nas primerias duas partes do livro, é muita informação sendo bombardeada ao leitor. Pierce tenta de ambientizar na política e sociedade daquele Marte colonizado, mas isso acaba por deixar a leitura um pouco maçante e confusa.

Fúria Vermelha é narrado por Darrow, um jovem de 16 anos mas com uma alma de alguém que já viveu por longos e tortuosos anos. Eu sempre estranho quando personagens tão jovens possuem amarguras e ressentimentos de gente adulta, mas é bastante compreensível por tudo que ele já viveu.

"Fui forjado nos intestinos deste mundo duro. Afiado pelo ódio. Fortalecido pelo amor."

Darrow é um Vermelho e essa casta é considerada a escória da sociedade. Do outro lado, passando por várias e várias cores, temos os privilegiados da situação chamados de Ouros. Inclusive gostei muito de como o autor segregou por cores sua sociedade porque é algo bem realista, visto que até hoje a nossa própria sociedade ainda segrega as pessoas por cores; por vezes de uma forma velada, por outras de forma escancarada mesmo. Quem nunca se revoltou quando na manchete sobre alguém acusado de tráfico de drogas, se for negro o nome empregado é traficante, mas se for uma pessoa branca, é dito qualquer outra coisa menos a nomeação certa? Enfim...

"O homem não pode ser libertado pela mesma injustiça que o escravizou."




O livro é dividido em quatro partes e a partir da metade da segunda, a história começa a ficar interessante. Darrow descobre que tudo sobre sua vida é uma mentira e agora ele faz parte de um grupo revolucionário chamado Filhos de Ares. Não vou entrar muito nos pormenores aqui, por motivos de spoiler, mas depois de uma super makeover, Darrow é enviado para se infiltrar entre os Ouros.

Nesse momento, a história toma um rumo que eu nem tinha passado pela minha cabeça. Eis que, junto com Darrow, caímos em uma espécie de Hunger Games Mars edition. Entretanto, essa espécie de Jogos Vorazes de Pierde Brown é muito mais violenta e cruel. Há descrições bem gráficas de violência, mutilação, assassinato e até menção a estupro. Então fica aí um super alerta de gatilho.

Darrow é um personagem bem tons de cinza. Fiel ao seu povo, mas também sabe que terá de deixar seu lado Vermelho se quiser ajudar nos planos de uma revolução. Ao mesmo tempo que ele precisa ser uma pessoa violenta e cruel, ele também consegue manter um instituto de moral e compaixão, o que pode ser sua ruína em certas situações.

"Um homem deve ser medido pelo que faz quando está no poder."

Os personagens secundários também tem um grande espaço nessa história, principalmente do lado de Darrow. Com certeza ele faz mais inimigos que amigos, mas dentre os que estão (inicialmente) do lado dele, destaco Mustang e Sevro. Sevro é o típico personagem que morde primeiro (literalmente) e pergunta depois, mas parece ter encontrado em Darrow alguém que possa confiar e ser leal. Já Mustang é uma moça bastante inteligente e calculista, mas também com um grande senso de moral.

Fúria Vermelha cumpriu bem seu papel de abertura de série. Possuo somente duas ressalvas na história: uma situação na reta final que me pareceu fácil demais e um início meio atropelado de romance, mas nada que vá atrapalhar a experiência na leitura.

"Sou a esperança do meu povo. De todos os povos cativos."

8 Comentários

  1. Olá!
    Eu li pouquíssimas séries de livros mas, gostei muito da sua resenha quanto a esse livro de abertura, vou colocar na minha lista para ler em breve e estou curiosa para saber as ressalvas que fará.
    Mesmo assim fiquei muito impactada com os quotes que tirou e colocou aqui, e quero ler em breve.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Li esse livro bem na época que quase todo booktuber tava lendo e amando e achei bem fantástica a crítica à sociedade bem Jogos Vorazes, e é fatão demais que demora para ficar bom, o problema é que eu peguei um ranço danado no segundo livro e nem terminei a trilogia (que virou série?).

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii Lu

    Eu achei o romance meio méh também, mas a trama é muito boa, e cada livro vai ficando melhor, se segura pro segundo, o final é de arrepiar.

    Beijos, Ivy


    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza, tudo bem?
    Não só muito fã de distopias, então acaba sendo um gênero que eu não leio. Mas gostei dos quotes.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! Já quis muito ler o livro quando foi lançado, mas acabei deixando de lado e hoje não é mais prioridade. Que bom que foi um bom começo de série e você curtiu. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, sempre acho admirável como você ler séries rsrsrs eu não estou mais na vibe de distopias, mas que bom que foi uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. nossa ja adorei conhecer o primeiro livro dessa triologia. como gosto de uma boa distopia ja fiquei com vontade de ler

    www.tofucolorido.com.br
    https://www.instagram.com/liviaalli/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu
    Vi algumas resenhas bem positivas, e eu me interessei pela obra. Mas como é uma distopia fica mais difícil de eu conseguir ler. É tipo sexo, tenho que estar naquele clima, senão não rola. Mas está na minha wishlist!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)