Resenha #545: Na Linha De Fogo - Lauren Gallagher (Cherish Books BR)

Título: Na Linha de Fogo
Título Original: Razor Wire
Autor: Lauren Gallagher
Série: ---
Páginas: 288
Ano: 2020
Editora: Cherish Books BR
Sinopse: Duas mulheres. Um crime terrível. Nenhum aliado.
Depois de ser estuprada por um oficial superior, Kim Lockhoff quer deixar tudo no passado. Policial, ela sabe muito bem que seria sua palavra – que para eles seria como a palavra de uma prostituta - contra a de um respeitado oficial da Marinha.
Reese Marion, uma policial forte que esconde seu próprio trauma por trás de um exterior duro, não tem paciência para princesinhas que usam seu decote para ganhar favores dos caras. Mas quando Reese faz parceria com Kim, ela lentamente percebe que certas reputações nem sempre são verdadeiras. Kim é esperta, ambiciosa - e assustada. O homem que a atacou não vai deixar que nada prejudique sua carreira, muito menos Kim... ou o bebê que ela está carregando como resultado.
Isoladas em Okinawa, a milhares de quilômetros de distância de casa, as duas mulheres se apoiam fortemente. Mas quando Kim passa a confiar em Reese, ela involuntariamente coloca sua nova amante – e as carreiras das duas – na linha de fogo. Agora, o homem que a atacou pode ter encontrado o motivo certo para mantê-la quieta para sempre.



Alerta de gatilho para estupro e tentativa de aborto

Quando foi anunciado o lançamento de Na Linha de Fogo, eu li a sinopse e me questionei como a autora iria trabalhar toda essa questão do estupro e como iria desenvolver o relacionamento das duas mulheres. Já digo que nada foi romantizado aqui; muito pelo contrário.

Apesar de já ter lido outro trabalho da autora e mesmo com a questão da transfobia em De Volta Para Ela, algo me dizia que a situação aqui seria bem mais pesada. (O que, deixando claro, que uma coisa não anula o peso da outra, ok?) E eu não estava enganada.

Em Na Linha de Fogo vamos Kim e Reese em busca de justiça, porém sem nenhum aliado e convivendo em um ambiente bastante hostil. Por conta da fama de Kim pelos corredores do alojamento, até Reese julgou a situação da moça mas isso antes de saber toda a verdade. Quando Kim confessa tudo o que aconteceu a Resse, a soldado percebe que ela é a única pessoa em quem Kim pode confiar.

Do lado de Kim, vemos seu desespero e apreensão por conta do ataque que sofreu. Por ser de uma patente baixa, ter fama de que pega geral e seu agressor ser um homem respeitado dentro da base, ela se vê encurralada sem saber o que fazer. Não adianta muito o fato de que o próprio estuprador a chantageia e faz ameaças.


Apesar do romance que acontece entre as duas, o foco da história é justamente Kim decidir o que vai fazer. Reese se mostra um ponto firme na vida da moça, que se vê perdida. O sonho dela sempre foi crescer dentro da marinha e um escândalo assim pode a deixar injustiçada e expulsa da corporação. É bem angustiante ver como as duas sabem que não possuem nenhum aliado ali dentro e que estão de mãos atadas diante a qualquer decisão de Kim, seja denunciar seu agressor ou ficar calada.

Achei bem interessante também como a autora colocou a questão tanto do relacionamento quanto da orientação sexual das duas em relação delas serem soldados. Ambas são lésbicas, mas não sabiam uma da outra simplesmente por situações que já haviam passado em outras bases, quando seus companheiros sabiam dessa parte de suas vidas.

Já em relação ao desenvolvimento do romance, achei bem condizente com a situação em que Kim e Reese se encontravam. Bateu na trave de ser uma espécie de instalove, mas não temos juras de amor eterno ainda bem. Apesar do envolvimento emocional das duas, esse início de relacionamento não tirou o foco do que era importante ali: justiça para Kim.

Na Linha de Fogo possui um carga emocional bem grande, devido ao ataque de Kim. Fica aí alerta de gatilho para estupro e tentativa de aborto. Não se deixe espantar pela quantidade de página e o tamanho dos capítulos; Lauren soube entregar bem a história. Mesmo se tratando de um assunto delicado, a leitura foi bem rápida e fluída.

8 Comentários

  1. Li esses dias também. Um assunto importante, precisa ser discutido. Abrç!

    ResponderExcluir
  2. Oii
    você sempre resenha muito bem os livros, parabéns, seu blog é incrível.

    Beijos
    VOU ARRASAR BLOG

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?

    Vi a divulgação desse livro e pela premissa já percebi que ele ia abordar temas pesados. Confesso que fiquei bastante curiosa ao ler a sua resenha para saber como a autora construi a narrativa e as personagens. Vou colocar na minha lista!

    Beijos;*
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    A capa promete uma história bem mais alegrinha do que a premissa diz, porém o título original "Razor Wire" já me faz imaginar que a história aborda temas pesados.

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu
    Que legal saber que a autora não foca tanto assim no romance, e mais no desenvolvimento da personagem. Eu nunca li livros LGBT, na verdade não tenho muito interesses, mas eu deixo as opções em aberto se caso precisar de alguma leitura do tipo.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu. Achei a premissa bem interessante e que bom que o romance foi condizente com tudo. Não leria no momento por conta dos gatilhos, mas parece uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Pela sua resenha vejo que o livro possui temas bem pesados na trama, né? Achei a premissa bem interessante e acho que vou dar uma chance pra ele ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu,
    Vi muita gente falando sobre esse livro,
    mas acho que no momento não leria por conta dos gatilhos.
    Adorei a resenha.

    Bjssss
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)