Resenha #543: Recursão - Blake Crouch (Intrínseca)

Título: Recursão
Título Original: Recursion
Autor: Blake Crouch
Série: ---
Páginas: 320
Ano: 2020
Editora: Intrínseca
Sinopse: Barry Sutton é policial em Nova York e convive com a tristeza da morte da filha. Ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram.
A neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer. Inesperadamente, um dos homens mais ricos do mundo se oferece para financiar sua pesquisa. Helena vê surgir a chance de propiciar um grande bem para a humanidade. No entanto, não poderia estar mais enganada...
A tecnologia que deveria salvar vidas acelera a marcha galopante do caos, gerando uma guerra pelo poder e criando recursos que começam a esfacelar a realidade. O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver — e salvar a todos nós.
Um dos nomes mais importantes da ficção científica contemporânea, Blake Crouch constrói uma jornada desnorteante, com personagens complexos, que nos fazem refletir sobre nossa identidade. Uma trama intrincada, ágil e emocionante, que mostra que, quando nada é mais importante do que a memória, perdê-la significa perder a si mesmo.


Matéria Escura não foi uma boa experiência com Blake Crouch. Mesmo assim eu quis ler Recursão, na esperança de que fosse melhor e ainda bem que o tiro não saiu pela culatra.

Devo dizer que Recursão foi tudo que Matéria Escura almejava e um pouco mais. Blake soube trabalhar muito bem sua proposta, além de conseguir explicar toda a parte científica e tecnológica da história em palavras que meros mortais como eu e você possam entender com facilidade.

A história é alternada entre Barry e Helena. Barry é um policial; Helena, uma neurocientista. Ambos estão longe um do outro tanto no espaço geográfico quanto em tempo. De primeira você fica confuso como os dois se conectam, mas logo no início você descobre. Dica: tem a ver com a questão da Síndrome das Memórias Falsas.


Inclusive, gostei bastante de como o autor abordou e desenvolveu essa questão das memórias falsas. Continuei batendo palmas para sua genialidade em conectar em outro famoso artifício da ficção científica. Apenas genial!

Diferente de Matéria Escura, a leitura rendeu bastante aqui. O livro é dividido em cinco partes - que ele chama de livro - e quando você pensa que o foco da história é um, ele vai lá e te faz de trouxa, mostrando a que realmente veio. E é nesse momento que você começa a torcer por Barry e Helena.

Quanto ao final do livro - e aqui incluo também o epílogo -, eu gostei muito mais do que o autor fez aqui do que em Matéria Escura. Com certeza algumas pessoas podem não curtir o modo como o livro foi finalizado, mas pra mim super condiz o que foi apresentado e desenvolvido durante a história.

Ao que parece a Netflix possui os direitos de adaptação. Até onde vi, será planejado um filme E uma série pelas mãos da Shonda Rhimes. Parece um pouco exagerado, mas a história tem bastante a ser explorado. Nos resta ver se isso vai realmente sair do papel.

7 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Eu eu vi comentários muito positivos de Matéria Escura. Tanto que não curto o gênero e fiquei interessada hehe. Mas acredito que não leria nenhum dos dois. Esse tipo de livro não é para mim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu
    Eu não gosto de ficção científica (é isso né?), então eu nunca me interessei por Matéria Escura e etc. Sinceramente eu fico é bem confusa com toda a parte da física. Mal entendo os filmes imagina os livros hahaha então não lerei, apesar da recomendação.
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Lu

    Apesar dos apesares ainda quero ler Matéria Escura, é um livro tão ame ou odeie que fico curiosa, quero saber como vai ser pra mim. Recursão tb tá na minha lista e fico feliz em saber que esse fluiu melhor pra ti, e que o final foi bom, isso valeu a pena.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, eu gosto de enredo com ficção e fiquei interessada. Bom saber que essa leitura foi melhor!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu acho que não sabia quase nada a respeito desse livro e plot e Matéria Escura só conhecia por nome???? Mas adoro essas tramas que mexem com memória, e se é melhor nesse vou procurar por ele quando quiser algo do tipo pra ler.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    Estou com muita vontade de ler esse livro,
    como fã de ficção científica ele me chamou muita atenção,
    e a resenha me deixou com ainda mais vontade de ler.

    Bjssss
    https://pensamentossoavento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. OI LU,

    Eu to com muita vontade de ler tanto Recursão quanto Matéria Escura, eu já curto SciFi principalmente quando mexe com a curiosidade da gente. Estou na esperança de que seja um dos dois favoritado.

    Esse é um gênero que você lê sempre?

    Apesar do Caos

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)