Resenha #507: O Desgosto De August - Brittany Cavallaro (Rocco Jovens Leitores)

Título: O Desgosto de August
Título Original: The Last of August
Autor: Brittany Cavallaro
Série: Charlotte Holmes #2
Páginas: 384
Ano: 2020
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: James Watson e Charlotte Holmes estão buscando férias sossegadas depois dos últimos acontecimentos que quase os mataram. Mas Charlotte não é a única Holmes que guarda segredos, e o clima na casa da família em Sussex está palpavelmente tenso. Mais importante do que isso, Holmes e Watson poderiam se tornar mais do que amigos, mas o passado sombrio dela ainda é uma barreira entre os dois.
Uma distração logo surge, porque Leander, o tio querido de Charlotte, desaparece da casa da família – depois de ser muito misterioso em relação a sua nova missão na Alemanha, que envolve falsificadores de arte. Charlotte agora está determinada a encontrá-lo.
A primeira parada deles? Berlim. Seu primeiro contato? August Moriarty (a obsessão de Charlotte no passado, que muitos acreditavam estar morto), membro de uma poderosa família que falsificava pinturas famosas nos últimos cem anos. Mas quando entram na cena underground de Berlim e no luxo das galerias de arte em Praga, Holmes e Watson começam a perceber que as coisas são mais complicadas do que parecem. E muito mais perigosas também.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Em O Desgosto de August, continuamos a acompanhar as aventuras de Charlotte Holmes e James Watson. Infelizmente essa continuação não foi tão boa quanto o primeiro livro.

O principal problema desse livro é o plot principal. Esse sumiço de Leander e a procura de Charlotte é tudo mundo confuso. São várias teorias ao mesmo tempo, várias informações dadas de uma vez, vários personagens dando informações de uma vez... Resumindo: muita coisa acontecendo, tudo muito rápido e sendo pouco explicada.

Outro ponto que me desagradou foram os ditos vilões. Como eu estava discutindo o livro com outra pessoa que leu, não entra muito na minha cabeça dois adultos colocaram toda sua vida em função de uma vingança contra com uma adolescente de 17 anos. Simplesmente não convence. Os Moriartys (descendentes do lendário Jim Moriarty, maior nemesis do Sherlock) entram e saem de cena com um desejo de sangue da Charlotte que não é muito bem compreendido e nem aceitável.

Como vimos no livro passado, Charlotte foi responsável por acabar com a vida de August, de forma que todo mundo crê que ele está morto. O personagem dá as caras nesse livro e eu não consegui me conectar com ele de forma alguma, justamente pelo descrito no parágrafo dois. Deu pra ver que ele não quer ser mais associado a essa sede de vingança, mas também se ressente por não poder viver uma vida completa. Infelizmente, por conta do turbilhão Leander desaparecido, o personagem não foi muito aprofundado.

Nesse livro conhecemos um pouco mais da família de Charlotte e até rolou uma pequena simpatia pela moça. Não que justifique os seus modos, mas Charlotte vem de uma família bastante tóxica e negligente e a única pessoa que realmente se importa com ela é o seu tio. Então, também é compreensível seu foco em encontrá-lo.


Enquanto muita gente aqui descobriu se vendo uma relação nada saudável entre Charlotte e James, eu já percebi isso em Um Estudo em Charlotte. E essa deve ser a razão por achar que aqui isso deu uma diminuída. James já tem uma visão mais clara de Charlotte, apesar de ainda romantizar alguns detalhes dessa amizade, mas ele aqui consegue refrear algumas situações que a personagem o coloca. OK que o motivo ciúmes foi um condutor pro fato de James abrir o olho e se fazer ouvir pela amiga, mas já é um pequeno avanço.

Quando a James, como comentei, gostei do fato dele bater o pé em certas situações e não se deixar levar somente por Charlotte. Gostei dele tomar as rédeas em momentos da procura pro Leander. Entretanto, ao mesmo tempo, eu me senti querendo dar duas biscas nele para ver se acorda e para de querer forçar uma relação além de amizade com Charlotte. Suas atitudes nesse ponto só fazem Charlotte tem mais certeza que um dia ele iria ressenti-la quando as más lembranças do seu trauma voltasse e ela não querer que ele a toque.

Neste livro contamos com alguns capítulos narrados por Charlotte, que corroboraram o que eu já suspeitava. Ela sim se importa com James, mas sua forma de demonstrar é completamente errada. Creio que isso se deve ao fato de como foi criada e toda essa pressão por ser uma Holmes e estar sempre envolvida em alguma confusão que termina em morte e sangue. Acrescente nisso o fato de James praticamente a estar forçando a superar seu trauma de contato físico e ela se coloca essa pressão justamente para não magoar o jovem, porém já sabemos que vai dar ruim.

Felizmente a escrita da Brittany é bem fluída, o que, combinado com a situação de Leander, deixa a história num ritmo bem constante. Apesar da confusão do plot, assim como James, você se vê absorvido por Charlotte e a busca pelo seu tio desaparecido. A cena final foi digna de season finale de série, o que deixa um gancho para o terceiro livro, The Case for Jamie.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Um Estudo em Charlotte (A Study in Charlotte)

12 Comentários

  1. Uma pena que o livro tenha tanta ressalvas. Aparentemente ele parece ser bom, desde que o leitor tenha uma grande tolerância aos pequenos erros da autora.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    Dei uma pulada na resenha para não pegar spoilers já que estou com o e-book do primeiro livro para ler nessas próximas semanas.
    Uma pena esse livro ter certas ressalvas, mas mesmo assim quero ler.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, curti a resenha e adoro as capas desta série, mas desde a sua resenha do primeiro livro eu fiquei muito receosa, se leria ou não, e depois da sua opinião agora, bom, não leria não..

    Vou continuar com ACOTAR mesmo hehe

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com o e-book do primeiro livro e ainda não li, mas li a resenha assim mesmo. Às vezes a gente precisa viver perigosamente! Hahaha! Pena que as coisas ficaram confusas assim no segundo volume e que algumas coisas não convencem. Tomara que o terceiro seja melhor!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Eu li o primeiro livro mas ainda não li esse segundo. Acho divertida a aventura :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui.

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Blog da Edy Salles

    ResponderExcluir
  7. Oiii Lu

    To naquelas que ainda não sei se leio ou não esse livro. A amizade dos dois já me irritou também desde o primeiro livro, por ser tóxica, e pela resenha deu pra notar que a trama não convence muito nessa segunda parte, justamente pelos vilões e suas motivações. Eu quero terminar esa série, gosto da escrita da Brittany também, mas acho que vou deixar essa leitura pra mais adiante.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Que pena que esse segundo livro não foi tão bom quanto o primeiro. Acho que esse negócio dos vilões o problema é justamente eles terem colocado a personagem como uma garota tão nova. Mas ainda quero ler o primeiro que peguei de graça esses dias.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Esses dias vi que o Estudo em Charlotte estava gratuito na Amazon.. Não sabia que tinha continuação! Adorei sua resenha ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  10. Poxa, que pena que o livro não te agradou tanto. Um ponto que você citou sobre adultos colocarem sua vida em risco por conta de adolescentes, me faz questionar também. Enfim! Estou lendo o primeiro livro agora e estou achando ok, mas pretendo continuar e ler essa segunda obra em breve.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  11. Eu tive que ler a resenha pulando algumas partes por conta do aviso de spoiler, já que eu estou com o primeiro livro na lista de próximas leituras. Geralmente não ligo para spoiler, mas quando é de suspense eu não leio.kkkkkkk...

    Lamento que a leitura não tenha sido tão boa quanto do primeiro livro, eu também não gosto quando certas coisas ficam confusas, não tão bem explicadas assim. Na verdade, é algo que pode condenar o livro inteiro para mim.

    Eu nem sabia que tinha um terceiro livro! Estou bem por fora da série, mas muito curiosa em relação ao primeiro livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que li sua resenha mais por cima, porque pretendo ler o primeiro livro mês que vem e vi o aviso de spoilers hehe. Mas pelo que vi, essa continuação não foi tão boa quanto o primeiro livro. Uma pena que esse tenha um plot mais fraco e, pelo que vi, algumas coisas na relação da Charlotte e do James não parecem ser muito saudáveis mesmo, o que com certeza me incomodaria.
    Mas adorei ler sua resenha e conhecer sua opinião sincera sobre a obra. Apesar das suas ressalvas, estou curiosa para conhecer esses livros, ainda mais que a escrita da autora parece ser mesmo envolvente.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)