Filme #81: Por Lugares Incríveis


Título Original: All The Bright Places
Sinopse: Violet Markey (Elle Fanning) e Theodore Finch (Justice Smith) têm suas vidas mudadas para sempre quando se conhecem. Juntos, eles se apoiam para curar os estigmas emocionais e físicos que adquiriram no passado. Quando todas as circunstâncias fazem com que a vida seja dolorosa, os dois amigos se consolam e descobrem que ainda vale a pena continuar tentando.
Elenco: Elle Fanning, Justice Smith, Keegan-Michael Key, Alexandra Shipp, Luke Wilson, Virginia Gardner, Lamar Johnson, entre outros
Duração: 107min
Roteiro: Liz Hannah
Produção: Elle Fanning, Mitchell Kaplan, David S. Greathouse, Paula Mazur, Doug Mankoff, Brittany Kahan, Andrew Spaulding
Direção: Brett Haley


No último final de semana estreou na Netflix uma das adaptações literárias mais esperadas dos últimos tempos. Depois de alguns anos, alguns adiamentos e algumas polêmicas, finalmente pudemos conferir a adaptação de Por Lugares Incríveis. Queria poder dizer que foi uma boa experiência, mas pela nota ali em cima não foi bem o caso.

Comecemos pelos pontos positivos. Incrível como a Netflix sempre acerta na trilha sonora de seus filmes juvenis. Assim como foi em Para todos os Garotos 1 e 2, a trilha sonora aqui também é bem gostosinha de se ouvir. A fotografia do filme também é outro detalhe de se maravilhar. Tudo muito claro e cores quentes, o que contrasta um pouco com a história.

Um ponto positivo é a atuação de Justice Smith. Muito se foi falado quando o ator foi escalado (visto que o Finch nos livros é branco, loiro, olhos azuis), mas creio que o jovem calou a boca dos haters com uma ótima entrega ao personagem. Tudo bem não terem trabalhado de forma correta seus problemas psicológicos (que irei abordar mais na frente), mas com certeza sua atuação foi de tirar o chapéu.

Já sobre a Elle Fanning de Violet, bem… eu não sei bem como me sinto a respeito da jovem atriz. Assisti poucos trabalhos que ela participa, mas pra mim ela está sempre com essa cara blasé entediada, o que corresponde um pouco à opinião que eu tinha da Violet quando li o livro.

Agora vamos para as polêmicas… logo no início do filme, quando mudaram a cena que eles se conhecem, eu já sabia que seria tudo diferente. Acho que se aproveitaram 10% da história original foi muito. Eu estava bastante ansiosa pra ver como iria ficar algumas situações, principalmente na reta final, mas nada conseguiu nem ao menos me comover.

Li o livro no ano passado (clique aqui para ler a resenha) e, apesar de ressalvas de como a autora tratou alguns assuntos, eu gostei da leitura. Porém, o modo como a história foi transcrita para o filme deixou muito a desejar. A essência da história está ali? Com certeza, se formos focar somente nisso. Porém, assim como acontece em 13 Reasons Why, não souberam trabalhar bem os assuntos gatilhos, como depressão, bipolaridade, etc…

O meu maior problema com o filme foi justamente o descaso ao tratarem dos assuntos delicados. Creio que isso aconteceu justamente por conta da duração do filme (1h47min), o que deixou que tudo fosse bastante jogado na tela, principalmente a condição de Finch.

Outro detalhe que me incomodou bastante foi como o relacionamento dos dois parecia bastante tóxico nas telas, o que passa longe no livro. E também a pouca exploração dos lugares que eles visitam. Os dois começam a criar um laço justamente por conta dessas visitas e ficou tudo (assim como o resto do filme) jogado na tela.

Assim como avisei na resenha, tenham em vista que Por Lugares Incríveis possui alguns gatilhos que, infelizmente, não foram avisados e/ou trabalhados de uma forma cuidadosa.


8 Comentários

  1. Oi, Lu
    Eu tinha o livro mas só quem leu foi minha irmã e ela amou, eu particularmente não me interessei por causa do tema. Sou bastante sensível com essas coisas e prefiro evitar, mas é uma decepção quando o filme não retrata isso da melhor forma. Tira a essência da leitura e quem não leu vai achar ótimo, mas quem conhece vai achar ruim. Depois dos comentários fiquei bem receosa de assistir.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, que resenha maravilhosa do filme, eu até que gostei das atuações no geral, mas senti falta de um aprofundamento da história do Finch, assim como vc falou, foi tudo meio que jogado, o que foi uma pena né!


    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu.
    Acabei de ler uma outra resenha deste filme, e vou comentar aqui o mesmo que coloquei lá.
    Justamente por conta destes gatilhos é que não costumo assistir ou ler sobre essas temáticas, já que sofro com a depressão e ansiedade há muitos anos.
    Uma pena que o filme deixou a desejar para você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. A sua nota para o filme diminuiu as minhas expectativas sobre ele, mas vou assistir mesmo assim
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza tudo bem?
    Não li o livro, mas que pena que adaptação tenha deixado a desejar. Eu ainda não vi o filme, mas caso eu faça, será sem expectativas.

    *Bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que o filme não tenha trabalhado bem os assuntos principais que o livro traz. Acho que muita gente prefere assistir filmes baseados em livros, então acaba que quando o filme é ruim, ele não tem toda a essência que foi passada às pessoas que leram o livro.
    Obrigada pela resenha, já sei que preciso ler o livro e desconsiderar esse filme, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu

    Então, você também sabe o que eu achei.
    E não consegui aproveitar nem a trilha sonora, achei chatérrima.
    Vida que segue... espero que a Netflix para de adaptar histórias sobre suicídio e transtornos mentais. Só faz merda. hahahhah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tudo bem? Eu não li o livro, mas acho mesmo que o filme ficou a desejar em termos de profundidade, só que vi muita gente reclamando dos atores, pra mim se saíram bem, um dos pontos positivos do longa.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)