Resenha #399: Harry Potter e as Relíquias da Morte - JK Rowling (Rocco)

Título: Harry Potter e as Relíquias da Morte
Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows
Autor: JK Rowling
Série: Harry Potter #7
Páginas: 592
Ano: 2007
Editora: Rocco
Sinopse: Desta vez, Harry Potter foi encarregado de uma tarefa obscura, perigosa e aparentemente impossível: localizar e destruir os Horcruxes remanescentes de Voldemort. Potter nunca esteve tão sozinho nem teve de enfrentar um futuro tão sombrio. Porém, de algum modo, Harry deve encontrar dentro de si próprio a força para completar a tarefa que lhe foi dada: ele deve sair do ambiente acolhedor e seguro da Toca para seguir sem temor nem hesitação pelo inexorável caminho que lhe foi traçado...
Na sétima e última parte da saga de Harry Potter, J.K. Rowling revela de modo espetacular respostas que há muito são esperadas. A encantadora e elaborada narrativa, com guinadas repentinas em compassos de tirar o fôlego, confirma a autora como uma grande contadora de histórias cujos livros serão lidos, re-lidos e lidos mais uma vez.



ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Finalmente, com um grande atraso, terminei minha releitura de Harry Potter. A história continua sendo maravilhosa, apesar de que tenho outra visão sobre alguns acontecimentos, mas nada que vá macular o carinho que sinto pela série.

Em As Relíquias da Morte, Harry está à caça das horcruxes a fim de derrotar Lord Voldemort. Com a ajuda de Rony e Hermione, ele sabe que essa procura não vai ser nada fácil. Ao longo dessa procura, Harry vai descobrir mais sobre o seu papel como O Menino que Sobreviveu.

Esse livro já tem um clima pesado desde seu início. Voldemort está de volta e tocando o terror em tudo e todos que sequer pensem em proteger e ajudar Harry. Apesar de ter achado que a JK enrolou um pouco naquela sequência após o casamento do Gui e da Fleur, que o trio ficam refugiados por um tempo no Largo Grimmauld, esse livro ainda é um dos meus favoritos da série.

É de se pensar que esse teria muitas cenas de ação e lutas por conta do embate com Voldemort e os Comensais da Morte. Eu achei que foram inseridas no momento certo, apesar de ter percebido que a JK não descreveu muito bem algumas. Na verdade, eu achei as descrições um tanto fracas em momento na batalha em Hogwarts.

Um dos pontos fortes do livro são as informações reveladas sobre o passado de Dumbledore. O ex-diretor de Hogwarts sempre pareceu ser um personagem com bastante segredos e nesse livro contamos com a versão bruxa de Sônia Abraão para explorar a morte do diretor, vendendo sua biografia. Um lado positivo dessa releitura foi justamente lembrar desses detalhes e ver como algumas coisas em Animais Fantásticos e Onde Eles Habitam contradizem. Vida que segue…

Entretanto se tem algo que não compro de jeito algum é a tal da redenção do Snape. Mesmo somente quando assistia os filmes (a primeira vez que li a série, iniciei quando estava saindo o sexto filme), eu sempre achei um personagem bastante abusivo com seus alunos, principalmente na questão psicológica. Então, não entra na minha cabeça um cara que é o bicho-papão de um aluno vir com essa história de redenção mixuruca no fim da história.

Quanto a Voldemort, ele sempre foi um vilão que vemos através da mente de Harry, mas ainda assim ele se tornou um dos meus vilões favoritos das séries de fantasia. Muito bem construído durante toda a saga, é um vilão que, ao mesmo tempo apela para o medo e terror em seus seguidores, ele também atinge a crueldade e maldade de alguns bruxos não-contentes com a situação de viverem escondidos.

Harry Potter e as Relíquias da Morte consegue fechar muito bem toda a saga d’O Menino que Sobreviveu, deixando aquele sentimento de dever cumprido e saudades de personagens que acompanhamos desde o início. Por isso, eu digo: JK, mana, para de ficar revelando informações desnecessárias e surreais sobre os personagens que tanto amamos, belezoca?

Resenhas anteriores
Livro 1 - Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone)
Livro 2 - Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets)
Livro 3 - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban)
Livro 4 - Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Globet of Fire)
Livro 5 - Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Order of Phoenix)
Livro 6 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince)

11 Comentários

  1. ai que saudade dos livros de HP, lembro quando eu li toda a serie sem saber nada do que ia acontecer... adorei ver ele por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma coleção de livros que sonho em ler. Desde bem nova queria me aventurar acabou que fiquei só nos filmes mesmo. Mas, são histórias que prendem nossa atenção.
    Amei seu post <3
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    Ai que saudade de pensar em Harry Potter sem me importar com as maluquices da J.K.
    Vontade imensa de reler, falando a real! Esse universo é muito minha vida e aaaaaaaa esse final KASNFUOAOUBGSOUAB tão fechadinho e bonitinho e perfeito!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que delícia ver que as histórias continuam! Fiquei só nos filmes e sempre tive vontade de ler a coleção toda!<3
    Beijos!
    Jenifer Cruuz

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!! Também achei que teve um final digno, cheio de emoções, chorei horrores!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Adorei o recado final para a autora. Olha, eu nunca li HP, o que conheço foi vendo os filmes. Que bom que a saga encerrou bem e agradou você, um dia ainda eu leio. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Essa versão está a coisa mais linda da vida, quero muito comprar esses livros!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu,
    Um dos melhores livros da série.
    EU AMEI DEMAIS ESSE FINAL e sinto tanta saudade da época em que o li pela primeira vez, as sensações eram tão fortes.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luiza.
    Acho que a própria autora deveria reler para parar de falar besteira. Quem é fã não vai aceitar que agora anos depois ela vem com um monte de coisas diferentes. E também não acredito no Snape bonzinho. Até porque não era só o Harry que ele infernizava.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Luiza,

    Eu ainda não li HP ainda acredita? Estpu com eles aqui e espero finalmente ler esse ano...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu
    Esse é um livro muito bom mesmo. A escrita da JK é mara durante toda a série, mas nesse ela alcança a plenitude. Quanto a redenção do Snape, eu não vejo como bem uma redenção. O cara era problemático, mas a história dele nos mostra que ninguém é 100% malvado ou bonzinho. Todo mundo tem nuances. Ele fez o que fez pela Lilian, nunca ligando pra ninguém mais. Mesmo a redenção dele é egoísta.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)