Filme #61: Roma


Título Original: ---
Sinopse: Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.
Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy Garcia, Veronica Garcia, Daniela Demesa, Fernando Grediaga, Jorge Antonio Guerrero, Marco Graf, entre outros
Duração: 135min
Roteiro: Alfonso Cuáron
Produção: Alfonso Cuáron, Nicolás Celis
Direção: Alfonso Cuáron


Roma foi o último filme assistido da maratona do Oscar. Para ser sincera, se não estivesse concorrendo na categoria de Melhor Filme, esse seria um filme que não seria minha primeira opção caso quisesse ver algo. Infelizmente não é um roteiro que me desperta o interesse. Para terem noção, eu só consegui terminar de assistir da segunda vez; na primeira, nos quarenta minutos de filme, acho que cochilei metade.

Enfim… enquanto o roteiro não é algo muito surpreendente, Roma te conquista por outros motivos. O primeiro deles se chama Yalitza Aparicio, que protagoniza a história. Sua personagem Cleo não é de muitas falas, mas é nas suas ações e expressões que ela chama atenção. Como a sinopse diz, ela que consegue pôr ordem na casa de sua patroa de forma despercebida, ao mesmo tempo que tenta lidar com algumas situações de sua vida. Se não me engano, esse é o seu primeiro papel grande e já chega com essa indicação. Com certeza a atriz ainda vai longe.

A direção desse filme é pura arte. Eu já via algumas pessoas comentando sobre algumas tomadas, mas é realmente de se admirar com a genialidade do Alfonso Cuáron. São cenas filmadas que, se fossem em outro ângulo, não teriam o mesmo impacto. A fotografia também é outro ponto importante no filme, apesar de ser todo em preto e branco.

A indicação de Marina de Tavira como atriz coadjuvante também foi mais que merecida. Difícil não se solidarizar com a situação de Sofia, que se vê numa situação que nunca imaginou. É nesse momento que ela percebe que a ajuda de Cleo é mais essencial que nunca.

Roma teve dez indicações ao Oscar. Além de Melhor Filme, foi indicado a: Melhor Direção (Alfonso Cuáron), Melhor Atriz (Yalitza Aparicio), Melhor Atriz Coadjuvante (Marina de Tavira), Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Filme Estrangeiro. Das indicações, venceu nas categorias Melhor Diretor, Fotografia e Filme Estrangeiro.

Maratona Indicados Oscar 2019 Melhor Filme:
- A Favorita (The Favourite)
- Bohemian Rhapsody
- Green Book - O Guia (Green Book) (vencedor)
- Infiltrado na Klan (BlacKkKlansman)
- Nasce Uma Estrela (A Star Is Born)
- Pantera Negra (Black Panther)
- Roma
- Vice


Considerações finais
- Fiquei de cara com uma cena que eu jurava que estava sonhando na hora que vi da primeira vez

11 Comentários

  1. Oi Lu

    confesso que n me desperta o interesse, no momento.
    mas pode ser que mais pra frente, eu assista!

    Bjooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, td bem?
    Eu tbm n veria esse filme de livre e espontânea vontade não, mas por causa do Oscar e das críticas que tenho lido estou ficando curiosa, rs
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu!

    Certeza que minha experiência com esse filme seria igual à sua. Ia dormir em todas as vezes que tentasse assistir hahaha realmente o tema não me interessa :(

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. esse filme é mesmo pura arte e poesia, adorei a tematica de memórias, o jeito td que foi filmado e como a força da mulher foi retratada, ótima indicação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Super quero ver esse filme.
    Está fazendo um mega sucesso.

    Abraços,
    Naty

    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Esse filme não em interessa muito, mas vi que era o favorito do povo nas redes sociais hehe. E também acho que não ia gostar de ser em preto e branco.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu
    Eu não gosto da maioria dos filmes do Óscar, a maioria é super sem graça, por isso não tenho nenhum interesse em assistir, mas que bom que a menos tu gostou desse.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, tudo bem? Eu achei que fosse levar o Oscar de melhor filme e ser um fato inédito, mas como melhor filme estrangeiro foi super merecido né? Uma obra prima!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu! Tudo bom?
    Um dos poucos filmes que, por causa da hype, conquistou minha curiosidade. Geralmente é o contrário (cof cof Nasce uma Estrela). Cuarón é muito reizinho mesmo, amo um ícone sempre reconhecido.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,
    Eu não tinha dado a devida atenção ao filme até ler algumas resenhas para o Oscar.
    Quero conferir em breve!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu soube desse filme recentemente que uma amiga minha comentou então adorei ler aqui sua resenha para saber mais. Depois vou conferir e ver.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)