Resenha #361: Um Marido de Faz de Conta - Julia Quinn (Arqueiro)

Título: Um Marido de Faz de Conta
Título Original: The Girl with the Make-Believe Husband
Autor: Julia Quinn
Série: The Rokesbys #2
Páginas: 304
Ano: 2019
Editora: Arqueiro
Sinopse: Enquanto você dormia…
Depois de perder o pai e ficar sabendo que o irmão Thomas foi ferido durante uma batalha nas colônias, Cecilia Harcourt tem duas opções igualmente terríveis: se mudar para a casa de uma tia solteira ou se casar com um primo vigarista. Então ela cruza o Atlântico, determinada a cuidar de seu irmão pelo tempo que for necessário. Só que, após uma semana sem conseguir localizá-lo, ela acaba encontrando seu melhor amigo, o lindo oficial Edward Rokesby. Ele está inconsciente, precisando desesperadamente de cuidados, e Cecilia promete salvar a vida desse soldado, mesmo que para permanecer ao lado dele precise contar uma pequena mentira...
Eu disse a todos que era sua esposa
Quando Edward recobra a consciência, não entende nada. A pancada na cabeça o fez esquecer tudo que aconteceu nos últimos três meses, mas ele certamente se lembraria de ter se casado. Apesar de saber que Cecilia Harcourt é irmã de Thomas, eles nunca foram apresentados. Mas, já que todo mundo a trata como esposa dele, deve ser verdade.
Quem dera fosse verdade…
Cecilia coloca o próprio futuro em risco ao se entregar completamente ao homem que ama. Mas quando a verdade vem à tona, Edward talvez também tenha algumas surpresas para a nova Sra. Rokesby.


Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

Um Marido de Faz de Conta é o segundo livro da série Os Rokesbys. Ele conta a história de Edward Rokesby, o segundo dos irmãos, e Cecilia Harcourt.

Primeiramente devo dizer que adorei a ambientação da história. Diferente de muitos romances de época, esse não se passa em Londres, mas sim em uma Manhattan no dito Novo Mundo. Edward é capitão do exército e seu posto era em Nova York. 

Cecilia Harcourt saiu de seu pequeno vilarejo na Inglaterra, atrás de seu irmão desaparecido. Ao longo do livro, Cecilia se mostrou uma mulher corajosa, resiliente, determinada e de uma força de vontade incrível. Mesmo com sua mentira sobre ser esposa de Edward, ela o fez por motivos altruístas. Um deles era ter mais acesso a informações sobre o irmão. O outro é que ela encontrou Edward em uma espécie de coma e seu irmão Thomas iria querer que ela ajudasse seu melhor amigo no meio daquela guerra. 

Edward Rokesby é um verdadeiro cavalheiro. Adorei o modo como ele cuidou de Cecilia, mesmo não se lembrando/conhecendo ela ou tendo memória do casamento. Assim como sua “esposa”, o seu sentimento nasceu do pensamento que Thomas iria querer que ele cuidasse da irmã, caso aconteceu alguma tragédia. Edward é um homem encantador, carinhoso e gentil, com um grande senso de proteção e lealdade.

Apesar e por conta de toda a situação Edward e Cecilia contam somente com um ao outro e o sentimento que já havia começado a nascer através de cartas aflora mais ainda. Toda essa situação me lembrou bastante algo como namoro virtual (nesse caso, epistolar). Mesmo sem nunca terem se visto, pelas atitudes tanto de Cecilia quanto Edward percebemos que já rolava algo a mais um pelo outro.


O modo como esse lance da mentira sobre o casamento se resolveu foi um tanto surreal se fossemos trazer para a vida real, mas é algo que eu já esperava por conta do histórico do casal. Em muitos momentos vemos Cecilia se martirizar por ter inventado o casamento, ao mesmo tempo que se envolvia mais e mais com Edward. É fácil julgar a personagem por não ter contado logo a verdade para Edward visto que, pelo seu caráter, ele provavelmente não a abandonaria, mas se coloque no lugar de uma mulher jovem, em um lugar onde ela não conhece ninguém, procurando a única pessoa de sua família que restou no mundo? Provavelmente eu teria repetido suas ações.

Lado a lado com o romance, temos o mistério da amnésia de Edward e o paradeiro de Thomas. A situação do irmão de Cecília eu já imaginava o que seria, mas a amnésia de Edward foi algo que passou longe de todas as situações que imaginei. Eu senti que depois que tudo foi descoberto a história perdeu um pouco daquela agitação, mas nada que faça atrapalhar a leitura.

Thomas é um personagem que, apesar de não fazer nenhuma aparição pessoalmente, está sempre presente na história. No início de cada capítulo tem trechos de cartas trocadas pelos irmãos e é bem bonito de ver a relação entre os dois; aquela picuinha normal entre irmãos mas ambos se preocupavam e amavam um ao outro.

Geralmente eu não comento sobre as capas dos livros, mas essa aqui vou fazer um comentário especial. Além de ser maravilhosa, combina muito com a história, por conta das cartas trocadas entre os personagens.

Em Uma Dama Fora dos Padrões, vimos como a família Rokesby estava em desespero por conta do desaparecimento de Edward. Aqui temos o reencontro do capitão com alguns personagens e é de emocionar. O final do livro deixa um gancho e a curiosidade para o próximo, Um Cavalheiro a Bordo, que contará a história de Andrew Rokesby, integrante da Marinha inglesa, e Poppy Bridgerton, prima de Billie.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Uma Dama Fora dos Padrões (Because of Miss Bridgerton)

14 Comentários

  1. Oi Lu,
    Faz um tempão que não leio Julia Quinn, bate até saudade. Vou ver se compro esses livros novos que estão saindo. Tem um melhor do que outro!
    Beijos
    estante-da-ale.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque não posso ver um livro da Julia Quinn que já quero, rs. As escritas dela são maravilhosas, gosto muito!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li Julia e acredito que não seja novidade por aqui hahahaha.
    Mas minhas resenhistas do gênero ADORAM e sempre elogiam.
    Gostei bastante dessa capa. Engraçado você dizer que nunca comenta, eu SEMPRE falo sobre as capas hahaha. Que bom que essa tem a ver com a história, porque eu adorei.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Parece que a Julia voltou a ser a queridinha de todo mundo com essa serie. Eu estou com os dois livros aqui e assim que der vou começar a ler. Eu acho o enredo desse livro bem interessante e entendo ela fazer isso.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Eu ainda não pude ler o livro, tenho o primeiro mas também ainda não li. Tô com uma preguiça dos livros da Quinn, sei lá porque. Espero ter vontade logo, as capas são lindas.
    Beijo!

    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Eu gostei dos dois livros da série, mas o primeiro é meu favorito. Esse daqui eu demorei um pouco para aceitar a mocinha. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu.
    Aida não comecei essa série, mas sinto vontade de ler porque adoro romances de época. Adorei sua resenha e o que esperar dessa obra.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu! Tudo bom?
    Tô com o primeiro livro dessa série aqui e a Raquel ansiosa pra eu ler e preciso de TEMPO. Tô muito curiosa, especialmente pelos dizeres de que o segundo é ainda melhor :P

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Muito obrigada por não dar spoilers porque eu fiquei MORRENDO de vontade de ler e já anotei aqui! Agora comecei um do Osho, mas com certeza esse vai pra lista!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,

    Essa série está na minha listinha desse ano. Pelo visto é tão boa quanto os Bridgertons essa série.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da autora mas vejo que ela faz muito sucesso nas blogueiras literárias brasileiras.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, gostei demais desse livro e apesar das mentiras não consegui desgostar da protagonista! Já quero ler o próximo!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Olá Luiza,

    Depois de ler tantas resenhas positivas dos livros da autora eu acho que já passou da hora de ler algum livro dela....kkk..ótima resenha....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)