Música #31: Panic! At The Disco


A indicação musica de hoje é uma banda cuja música embalou horrores minha fase emo: Panic! At The Disco.

Panic! at the Disco é uma banda de rock dos Estados Unidos formada em 2004 em Las Vegas, Nevada. Atualmente composta por Brendon Urie (Dan Pawlovich, Nicole Row e Mike Naran como membros da turnê). Entre as suas canções mais conhecidas estão "I Write Sins Not Tragedies", "The Ballad Of Mona Lisa" e "Death of a Bachelor".

Panic! At the Disco ganharam destaque mundial após vencerem o prémio de "Vídeo do Ano" no "MTV Video Music Awards 2006" por "I Write Sins Not Tragedies". E quase 10 anos depois, em 2018, a banda ganhou o prémio para "Melhor Artista Alternativo" no "MTV Europe Music Awards" depois de ter aberto o espetáculo com a música "High Hopes" do seu último álbum.

Apesar de anos de carreira, a banda conseguiu chegar à primeira posição do Hot 200 da Billboard apenas em 2016, com o álbum"Death of a Bachelor". Até então a posição mais alta que a banda tinha conseguido no ranking era a segunda posição. O álbum foi indicado ao Grammy na categoria "Melhor Álbum de Rock".

Tudo começou quando Ryan Ross pediu uma guitarra aos pais de presente, enquanto Spencer Smith pedia ao seus pais uma bateria. "Na verdade, naqueles primeiros anos, tudo o que fizemos foram covers do Blink-182", lembra Spencer. Cansados de fazer covers, a banda recrutou os colegas Brent Wilson e Brendon Urie para o baixo e guitarra.

Houve mudanças quando aconteceu uma apresentação da banda na escola, a qual Brendon participava. Brendon cantou, e os outros integrantes ouviram sua voz e a acharam brilhante. Convocaram-no então, para ser o vocalista.

Com a última arrumação feita, a recém-nascida Panic! at the Disco começou a praticar na sala de estar da avó de Spencer e a compor as músicas que iriam eventualmente colocá-los no caminho para o álbum "A Fever You Can’t Sweat Out".

Eles colocaram suas músicas no site MySpace e, não muito depois, a banda despertou o interesse de Pete Wentz, baixista da banda Fall Out Boy, que apresentou a banda à Decaydance/Fueled by Ramen, uma gravadora com espaço para novos talentos. "Nós nos achamos com a Decaydance e eles entenderam o que nós queríamos fazer como banda", explica Ryan. "Eles nos deram muita liberdade para fazer o que nos fazia feliz com a nossa música".

Mais tarde, após assinar o contrato, as coisas ficaram sérias e começaram a andar muito rapidamente. Spencer e Brent terminaram a escola por ensino à distância; Brendon tinha aulas durante o dia, praticava durante a noite e passava com muito esforço em seu último ano escolar. Ryan decidiu abandonar a faculdade no fim de seu primeiro ano, causando uma grande discordância com sua família. “Quando contei ao meu pai que queria parar de estudar e escrever músicas, ele não gostou. Foi uma batalha entre eu fazer o que me fazia feliz e o que o fazia a ele feliz”.

Os quatro amigos então fizeram as malas, saíram de casa e foram para College Park, em Maryland, para gravar o álbum de estréia com o famoso produtor Matt Squire, que já trabalhou com Thrice e The Receiving End Of Siren. Algumas bandas passam toda a sua carreira apenas esperando fazer um álbum tão complexo, coesivo e criativo quanto A Fever You Can’t Sweat Out, mas não o Panic! At The Disco: eles trabalharam para conseguir logo na primeira tentativa.“Nós não queríamos fazer um álbum que tivesse 11 faixas da mesma música”, explica Ryan. Para ter certeza de que isso não aconteceria, a banda teve o conceito de dividir o álbum em duas partes: a primeira sendo futurista, cheia de bateria elétrica e sintetizadores, e a segunda sendo nostálgica, cheia de pianos vaudeville e acordeões. “Eram dois extremos de influências sendo colocados um ao lado do outro: temos a música mais eletrônica no álbum e também temos a mais antiga e fora de moda.” A banda pegou certos ponto de suas maiores – no entanto não visíveis – influências: a estrutura melódica do Third Eye Blind, instrumentação teatral Real e as vívidas e narrativas letras do Counting Crows. “Você não ouviria nosso cd e diria, ‘hmmm, esses caras são influenciados por Fleetwood e Counting Crows’, mas essas são as nossas bandas favoritas”, insiste Spencer.

A banda se tornou grande no PureVolume, ficando continuamente no Top 10 de bandas contratadas, e no MySpace, ficando em primeiro na parada indie; e, quando voltaram a Las Vegas depois de gravar, realizaram uma apresentação na cidade-natal - o que era a primeira ao vivo da banda, e mais de duzentas pessoas apareceram. Os pais do garotos, especialmente os de Ryan, perceberam que a banda era mais que um hobby e viraram fãs de carteirinha da banda.

Em maio de 2006, Brent Wilson saiu da banda. Ele insistiu ter sido expulso da banda sobre a questão do dinheiro ter subido a cabeça dos outros 3 integrantes da banda. Mas a banda anunciou que o motivo da saída de Brent foi por motivos musicais, na qual Spencer Smith afirmou para a imprensa: “Tomamos a decisão baseados na falta de responsabilidade de Brent e o fato de que ele não esta progredindo musicalmente. Brent não escreveu nenhuma parte de baixo no álbum. Brent não gravou uma nota de baixo no álbum. Brendon e Ryan escreveram todas as partes de baixo e Brendon gravou todas as partes de baixo. Tivemos que simplificar algumas das partes de baixo que foram gravadas porque Brent não conseguia tocá-las ao vivo”. Com a saída de Brent Wilson, os integrantes do Panic! resolveram convidar Jon Walker para ser o novo baixista da banda.

Entretanto, em 6 de julho de 2009, Ryan Ross e Jon Walker anunciaram a saída da banda por meio do site oficial do Panic!. Ross explicou que a separação ocorreu, em grande parte, por divergências criativas entre ele e Brendon, pois, enquanto este queria que a banda continuasse a explorar um som pop mais requintado, aquele - e por consequência, Walker - estava mais interessado em tocar músicas com inspirações do rock antigo.

No dia 10 de julho de 2009, a banda volta a assinar o ponto de exclamação no seu nome. Isso deve-se ao fato de, no mesmo dia, o baterista da banda, Spencer Smith, ter postado no site oficial a demo de uma nova música, chamada Oh Glory, e assinado "Spencer of Panic! At The Disco".

No dia 30 de julho de 2009, Spencer confirma, em entrevista a MTV que Ian Crawford e Dallon Weekes substituiriam, respectivamente, Ryan e Jon na turnê com o Blink-182 que começaria em breve. No final de 2009 foi lançada a música "New Perspective", presente na trilha sonora do filme Garota Infernal.

Logo depois da turnê, a banda confirma Dallon Weekes como baixista oficial.

O terceiro álbum de estúdio da banda, e primeiro após a saída de Ryan Ross e Jon Walker, foi chamado Vices & Virtues e lançado em 22 de março de 2011, com produção de Brendon Urie, Butch Walker e John Feldmann. Seu primeiro single, "The Ballad of Mona Lisa", foi lançado em 1 de fevereiro do mesmo ano. Um trecho de 30 segundos da canção foi liberado em 17 de janeiro de 2011. No dia 02 de março de 2011, o segundo single, "Ready to Go" foi lançado.

No dia 22 de setembro de 2011, a banda divulga "Mercenary", canção a constar na trilha sonora do aclamado game Batman: Arkham City.

Em 2012, a banda adicionou o baixista de turnê Dallon Weekes oficialmente, tornando a banda um trio.

Em 8 de outubro de 2013, lançou seu disco de estúdio Too Weird To Live, Too Rare To Die, do qual estreou em segundo lugar pela U.S Billboard 200.

Como Spencer Smith não estava presente em grande parte das apresentações da turnê do novo álbum, Dan Pawlovich entrou para substituí-lo ao vivo. Kenneth Harris também foi adicionado como guitarrista.

Em abril de 2015, Spencer Smith anunciou sua saída da banda, deixando apenas Dallon Weekes e Brendon Urie como membros oficiais.

Um tempo depois, Dallon Weekes foi rebaixado a baixista de turnê, apenas; o que deixou somente Brendon Urie como único membro oficial, fato que se deve porque o mesmo gravou todos os vocais e partes instrumentais do álbum Death Of a Bachelor sozinho.

Assim, Dallon, Dan e Kenneth são membros apenas de turnê, enquanto Brendon é membro oficial da banda.

Em 15 de janeiro de 2016, lançou seu quinto álbum em estúdio Death Of a Bachelor, que estreou em primeiro lugar pela U.S Billboard 200 em 25 de janeiro de 2016, ultrapassando Adele com seu álbum 25 e Justin Bieber com o álbum Purpose. Além disso, o álbum chegou ao Reino Unido entre o Top 5, estreando na 4ª posição. A música Victorious está sendo tocada na BBC Radio 1, uma das maiores estações de rádio.

No dia 15 de dezembro de 2017, a banda lançou seu quarto álbum ao vivo, All My Friends, We're Glorious: Death of a Bachelor Tour Live. O álbum foi lançado numa edição limitada de vinil e para download digital. Em 20 de dezembro, a música natalina "Feels Like Christmas" foi postada no canal oficial da banda no YouTube e liberada para download gratuito. Em 27 de dezembro, o baixista Dallon Weekes anunciou em seu perfil no Instagram que estava deixando a banda, após nove anos.

No dia 19 de março de 2018, em um pequeno show em Cleveland, Ohio, Nicole Row foi anunciada como nova baixista da banda. Três dias após essa apresentação em Cleveland, a banda lançou 2 novas músicas integrantes do seu novo álbum, Pray for the Wicked, Say Amen (Saturday Night) e (Fuck A) Silver Lining.

Em 22 de junho de 2018, a banda lançou o seu sexto álbum de estúdio Pray for the Wicked, que assim como Death of a Bachelor estreou em primeiro lugar na Billboard 200. No mesmo dia, um clipe para Hey Look Ma, I Made It foi lançado

Em 22 de Setembro de 2018, o guitarrista de tour da banda, Kenneth Harris saiu da banda após acusações de pedofilia. Foi substituído durante a tour do álbum Pray For The Wicked por Mike Naran.

Se teve uma banda que eu me vi viciada no final de 2018, essa banda foi Panic! At The Disco. Tudo bem que eu já conhecia algumas músicas, mas foi ouvindo o show de uma turnê deles que eu descobri outras músicas maravilhosas. Eu fico muito de cara com o alcance vocal do Brendon. Pela trajetória da banda, o negócio é bem estilo Casos de Família, mas tudo bem... Vou deixar vocês com um show na nova turnê que está espetacular. (Não se deixem enganar pela gravação amadora; o áudio está bem bom)


- Música favorita - The Ballad of Mona Lisa (faixa 1 do álbum Vices & Virtues)


- Primeira música que ouvi - I Write Sins Not Tragedies (faixa 10 do álbum A Fever You Can't Sweat Out)


- Último clipe lançado - High Hopes (faixa 4 do álbum Pray for the Wicked)


Álbuns
- A Fever You Can't Sweat Out (2005)
- Pretty. Odd. (2008)
- Live in Chicago (2008)
- Vices & Virtues (2011)
- Too Weird to Live, Too Rare to Die! (2013)
- Death of a Bachelor (2016)
- All My Friends We're Glorious (2017)
- Pray for the Wicked (2018)

EPs
- Live Session (2006)
- ITunes Live (2011)
- Nicotine (2014)

Singles
- The Only Difference Between Martyrdom and Suicide Is Press Coverage
- I Write Sins Not Tragedies
- But It's Better If You Do
- Lying Is the Most Fun a Girl Can Have Without Taking Her Clothes Off
- Build God, Then We'll Talk
- Nine in the Afternoon
- Mad as Rabbits
- That Green Gentleman (Things Have Changed)
- Northern Downpour
- New Perspective
- The Ballad of Mona Lisa
- Ready to Go (Get Me Out of My Mind)
- Let's Kill Tonight
- Miss Jackson
- This Is Gospel
- Nicotine
- Girls/Girls/Boys
- Hallelujah
- Victorious
- Emperor's New Clothes
- Death of a Bachelor
- Say Amen (Saturday Night)
- High Hopes

15 Comentários

  1. Oi, Lu

    A única música deles que eu curto é Northern Downpour. Nunca passei por essa fase das bandas EMO dos anos 2000. Hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, eu não sabia nada sobre a Panic At The Disco.
    Eu, na verdade, só escutava deles na época I Write Sins Not Tragedies.
    Não tive fase emo, hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Incrível como algumas músicas ou bandas ficam marcadas em nossa história, né? Ainda não conhecia essa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza.
    Só para variar eu não fazia ideia de quem era hehe. E acho que não faz muito meu estilo não, mas concordo com você sobre a trajetória dels, é uma baita história hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi!!! Eu gosto da banda e simplesmente AMEI a postagem com todos os detalhes da banda.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Essa banda é muito nostalgia haha, eu não conhecia a história da banda, apenas das músicas

    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! Não conhecia a banda tão a fundo, mas curto as canções. Achei a postagem super informativa. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu! Tudo bom?
    Que saudade de ouvir as músicas deles. Passava as aulas de informática assistindo e re-assistindo o clipe de I Write Sins Not Tragedies :v

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!
    É melhor banda que chama é? Eu amo demais as musica dessa galera. Me acompanha desde a adolescencia. Eles tinham dado uma esfriada, mas o album mais novo ta bom demais. HIGH HOPE é perfeita.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu
    Essa banda ❤ Muita nostalgia por essas músicas...
    Várias tretas aí na história deles né, nunca tinha pesquisado!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lu!
    Tem como não amar The Ballad of Mona Lisa? Eu amoo! Foi a primeira música que ouvi deles.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu!
    Meu Deus, Brendon vai ser meu crush eterno. Não tem jeito! Esse cara cantando ao vivo é sensacional, amo ficar assistindo vídeos de acústicos dele hahahaah socorro!
    Esse último álbum ficou muito bom e minha preferida é Say Amen (Saturday Night), mas Victorious nunca vai sair da minha lista de preferidas <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  13. Oiee!!

    Aah que saudade da adolescência ao ler esse post!! Parecia que eu tava lendo uma matéria da revista Toda Teen, que escrevia sempre sobre eles, e ameeeeei! ♥

    Eu gostava muito dessa banda quando era novinha, mas depois do álbum Pretty Odd eu passei a amar!! *-*

    Bjão ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  14. Olá Lu,

    Não conhecia essa banda, gostei da sonoridade e ainda mais do post, bem informatvo, parabéns...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Querida adolescência. Eu não sabia dessa novela toda com o grupo. Nunca tinha percebido que The Ballad of Mona Lisa tem essas referências Steampunk. O que adoro nos clipes deles é que todos contam uma história. A voz do Brendon é muito linda, assim como ele, fala sério. A minha música favorita é Say Amem.

    Vidas em Preto e Branco


    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)