Resenha #339: The Glass Butterfly - A.G. Howard (Golden Orb Press)

Título: The Glass Butterfly
Título Original: ---
Autor: A.G. Howard
Série: Haunted Hearts Legacy #3
Páginas: 468
Ano: 2018
Editora: Golden Orb Press
Sinopse*: Por quase uma década, Felicity Lonsdale, de vinte e cinco anos, se disfarçou de viúva quase duas vezes mais velha - vendendo lagartas a consórcios de borboletas -, permitindo que ela escondesse um passado malfadado, enquanto criava as filhas de seu falecido irmão. Juntos, as três vivem em uma propriedade irlandesa isolada legada por um conde morrendo. Quando o filho distante do conde chega para reivindicar sua herança, ameaçando expor a verdadeira identidade de Felicity, ela quer arrumar suas sobrinhas e correr. Mas um segredo fantasmagórico dentro da torre do castelo a mantém cativa.
Nick Thornton, herdeiro de um visconde de Roma, também é cativo. Depois de um encontro com a esposa de um investidor quase destruiu o resort de férias de sua família, Nick abandonou tudo para fugir com ela. No entanto, um erro trágico em sua mão levou a ela e a morte de seu bebê. Recusando-se a voltar-se para a família que ele envergonhava, Nick viaja em busca da condessa que uma vez co-escreveu um romance com sua irmã. Há rumores de uma borboleta especial em sua fortaleza - uma espécie de asas transparentes com laços com a vida após a morte. Nick espera contatar sua esposa morta e seu filho, pois apenas o perdão deles pode libertá-lo.
Após sua chegada à propriedade de Felicity, Nick oferece ajuda para derrotar o filho do conde, com a condição de permitir que Nick investigue suas borboletas de vidro. Felicity concorda, embora tenha medo de que quanto mais perto ele chegue dos fantasmas de seu passado, mais ele chegará a descobrir o dela. Enquanto Nick passa o tempo com Felicity e suas sobrinhas, ele percebe que o mistério que encobre esta condessa frágil e seu castelo é mais intrigante do que os fantasmas que ele originalmente veio encontrar. E talvez colocar seus mortos para descansar e ajudá-la a fazer o mesmo será seu verdadeiro caminho para a redenção.

 

Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers

Nós somos duas peças quebradas. Talvez juntos, podemos encontrar um conserto.*

The Glass Butterfly é o terceiro livro da série Haunted Hearts Legacy e conta a história de Nick Thornton. Apesar de não ter sido de acordo com minhas expectativas, a leitura foi boa mas com algumas ressalvas.

Nicolas Thornton é um homem assombrado pela morte da mulher e do filho, carregando dentro de si a culpa do destino dos dois. Ao chegar no castelo onde Felicity reside, a convivência com a criadora de borboleta e suas sobrinhas vai trazendo uma alegria em sua vida que ele achou que nunca mais sentiria. Por baixo de toda sua tristeza, existe um homem dedicado, leal, sedutor e apaixonante.

O olho de um artista encontra beleza até em coisas quebradas.*

Felicity Lonsdale é uma mulher que vive reclusa em seu castelo com suas duas sobrinhas. Também com um passado trágico e que lhe deixou uma cicatriz, sua insegurança e segredos que ela guarda para outras pessoas, a fizeram construir toda uma parede em volta de si e seu coração. Aos poucos, Nick vai derrubando e descobrindo a mulher resiliente e encantadora que ela é.

Eu simplesmente sinto que às vezes nós humanos somos esquecidos. Trocados aspectos mais brilhantes e mais bonitos de Sua obra.*

Esse livro tem uma carga dramática maior que os outros dois livros. Felicity e Nick são personagens com tragédias em seus passados e atribuíram a si essa culpa. Juntos, eles vão aprendendo a se perdoar, mas é um longo caminho até essa aceitação. A química entre os dois é bem palpável desde o primeiro encontro. Gosto muito como a Howard trabalha uma sensualidade nas conversas trocadas entre os dois.


Outro ponto legal na história é Felicity ser mais velha que Nick. De início, quando Felicity se apresenta uma viúva de um pouco mais de 40 anos, Nick não vê nenhum problema em se ver atraído por ela. Na real, Felicity é uns dois anos mais velha que Nick e ainda assim isso não se torna um empecilho no romance dos dois.

Um pássaro ferido conhece seu próprio tipo;*

Os personagens secundários tiveram bastante espaço e participação na história. O “vilão” Donal Landrigan é um homem de atitudes de dar asco. Pra mim, ele foi a personificação de todos os homens que abusaram de Felicity no seu passado e a autora soube passar bem o quanto insegurança e medo vem à tona na personagem nas suas interações com Donal.

Aislinn é uma garota muito madura e sensata para somente seus treze anos. Em algumas de suas conversas com sua tia, ela acaba sendo a voz da razão para a mulher em relação a Nick e o sentimento que floresceu entre ambos. De início, Lianna parece ser uma criança bem mimada e birrenta, mas ela ainda vive na inocência e só quer que as pessoas que amam sejam felizes.

Não se protege o coração construindo uma parede ao redor dele. Nossos corações são como flores ... eles devem ser alimentados com amor e luz para sobreviver.*

Clooney é uma espécie de figura paterna para Felicity. É bem bonita a relação dos dois, sendo mais amigos que empregadora/empregado. Apesar da idade avançada, Clooney está sempre pronto para defender e proteger Felicity e as meninas.

Animais de estimação também tem bastante destaque na história. O buldogue Johnny Boy, melhor amigo de Nick e que o acompanhou em sua jornada; a gata Dinah que gosta de ser mimada e adotou o cachorro Nutmeg como cria. Muito engraçado a narração comentando o quanto Nutmeg crê que é um gato.

Um detalhe que me fez tirar uma estrela da história foi o andar em círculos que os personagens se encontravam e isso me desanimou um pouco. Felicity entrava em um loop infinito entre contar e não contar seus segredos a Nick. Entendo que, pelo seu passado e a vida das suas sobrinhas em jogo, é difícil ela confiar num cara que apareceu do nada em sua casa. Muitas vezes Nick demonstrou com ações que ela pode sim confiar nele e ela até decidia contar seus segredos, mas no último instante sua insegurança falava mais alto e ela desistia. Isso perdura por boa parte do livro e, particularmente, me estressou em certos momentos.

O amor estava encenando sem expectativa*

Diferente dos outros livros, o lance do sobrenatural ficou um pouco de lado, devido o fardo do casal principal. Confesso que esperava mais sobre fantasmas como foi explorado nos outros livros (de alguma forma, os fantasmas estavam ligados a um dos principais), porém não foi algo que atrapalhou a leitura.

Assim como nos outros livros, a diagramação segue com um desenho que tenha relação com a história; aqui sendo borboletas. Diferente dos outros dois, o livro foi dividido em duas partes somente, cada uma iniciando com um trecho de poemas. A reta final é cheia de emoções, tanto de deixar o coração apertado quanto a suspirar.


The Glass Butterfly foi um livro cheio de emoções, mostrando que todos têm o direito de ter uma segunda chance no amor. O último livro da série se chama The Artisan of Light, contando a história de Emilia. Espero que minhas suspeitas para quem seja seu par estejam corretas.


Resenhas anteriores
Livro 1 - The Architect of Song
Livro 2 - The Hummingbird Heart

*Traduções feitas por mim

6 Comentários

  1. Tô é muito apaixonada por esse livro, ele parece ser lindo demais!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia essa série, que capa mais linda! Parece ser um livro complexo em relação aos personagens, bem do jeito que eu gosto. Espero um dia ter a oportunidade de lê-lo. Em relação ao loop infinito, deve irritar um pouco. A gente entende e engole em seco, mas deve ser estressante mesmo.
    Beijos

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Pela sua empolgação até me dá vontade de ler, mas ultimamente tenho lido pouco. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Bem que essa série poderia sair aqui, a história parece bem legal. Capa linda! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, tudo bem???

    Adorei os quotes que escolheu para compor esta resenha, aproveitei e até peguei uma frase rs. Adorei a premissa da história, mesmo com algumas ressalvas percebi que o livro teve sua satisfação e isso é o que importa... sempre dou parabéns por ler em inglês, esta língua não foi feita pra mim rs. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bem? É uma série que não sei se um dia lerei, mas fico muito feliz que vc tenha gostado, a capa é linda e adorei as fotos!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)