Resenha #323: Gemina - Amie Kaufman & Jay Kristoff (Knopf Books For Young Readers)

Título: Gemina
Título Original: ---
Autor: Amie Kaufman & Jay Kristoff
Série: The Illuminae Files #2
Páginas: 672
Ano: 2016
Editora: Knopf Books For Young Readers
Sinopse*: Mudar-se para uma estação espacial nos limites da galáxia sempre seria a morte da vida social de Hanna. Ninguém disse que poderia realmente matá-la.
A saga de ficção científica que começou com o best-seller Illuminae continua a bordo da Jump Station Heimdall, onde dois novos personagens enfrentarão a próxima onda do ataque da BeiTech.
Hanna é a filha mimada do capitão da estação; Nik, o membro relutante de uma notória família criminosa. Mas enquanto os dois estão lutando com as realidades da vida a bordo da estação espacial mais chata da galáxia, pouco sabem que Kady Grant e a nave Hypatia estão indo direto para Heimdall, carregando notícias da invasão de Kerenza.
Quando uma equipe de elite da BeiTech invade a estação, Hanna e Nik se unem para defender sua casa. Mas predadores alienígenas estão pegando os moradores da estação, um a um, e um mau funcionamento no buraco de minhoca da estação significa que o contínuo espaço-temporal pode ser dividido em dois antes do jantar. Logo, Hanna e Nik não estão apenas lutando por sua própria sobrevivência; o destino de todos na Hypatia e possivelmente o universo conhecido está em suas mãos.
Mas relaxe. Eles conseguem fazer isso. Eles esperam.
Mais uma vez contada através de um dossiê convincente de e-mails, mensagens instantâneas, arquivos confidenciais, transcrições e esquemas, Gemina eleva as apostas dos arquivos Illuminae, lançando leitores em uma nova história fascinante que vai deixá-los sem fôlego.



ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Gemina é a continuação de Illuminae. Diferente do livro anterior, a história aqui se passa na estação Heimdall, alguns momentos antes da nave Hypatia, com os sobreviventes do ataque a Kerenza IV, chegar no local.

Visando uma queima de arquivos, a super corporação do mal BeiTech - liderada por Leanne Frosbisher - contrata um grupo de mercenários de elite para a missão de exterminar qualquer pessoa que saiba sobre o ataque ordenado pela corporação. Logo, eles também vão em direção para Heimdall.

Enquanto na estação, Hanna Donnelly, Niklas Malikov e todos os residentes se preparam para o Dia da Terra, sem saber que o perigo se aproxima da estação. Porém, o que nem os residentes de Heimdall e nem o esquadrão imagina é que tem um perigo nascendo dentro da estação.

De início, Hanna pode parecer mais uma filha mimada e sem muita ambição na vida. Hanna é bastante mimada pelo seu pai, mas ela também tem suas inseguranças e medos, juntamente com um grande coração. Porém não pense que ela faz o tipo de donzela indefesa; Hanna é treinada em várias artes marciais e defesa pessoal, super estrategista e inteligente. Isso se deve ao fato que o tempo pai e filha era dedicado a jogos de ação, estratégia e militar. Quando o grupo de mercenários contratados pela BeiTech aterrissa em Heimdall, ela faz tudo menos fugir e dá muito trabalho, disposta a não se render facilmente.

“[...]Você pode ter apenas um tiro. Então atire. Você sabe quem disse isso?
O rifle bate no chão sangrento.
"Hanna FUCKING Donnelly. Foi ela."*

Nik é aquele tipo de personagem com todo ar de charme e comentários espirituosos, quase sempre passando uma cantada, mas por baixo de todo esse bravado, há um cara aterrorizado pelo seu passado. Nik não pediu para nascer em uma família de mafiosos e, à medida que vamos o conhecendo, percebemos que sua personalidade e pensamentos são de uma pessoa que quer distância do negócio da família.

“Paciência e Silêncio tiveram uma linda filha. E o nome dela era Vingança.”*


Uma personagem que se destaca muito é Ella Malikova, prima de Nik. Por conta de uma doença, Ella vive com aparelhos que a ajudam a respirar e afins, porém não pense também que ela é indefesa. Ela não pode se defender com o corpo, mas ela faz isso brilhantemente com a mente. Assim como Kady, Ella é uma ótima hacker e se Nik e Hanna sobreviveram o tempo que sobreviveram, tudo foi graças a Ella. A relação entre ela e Nik é muito fofa e maravilhosa. É uma relação bem fraternal e, apesar de Ella adorar encher o saco de Nik, ambos são melhores amigos.

“Os traços de preocupação, tristeza, medo, todos eles se suavizaram enquanto ela entra no código, na rede, no mundo em que ela não precisa de um par de pernas para correr. Ela solta suas defesas, o deus da aranha em suas costas vomitando um milhão de lacaios reluzentes em suas paredes de dados, defendendo a camada de sua dona com espadas e escudos de uns e zeros.”*

As interações entre Hanna e Nik são engraçadas e divertidas. Desde o início, Nik não esconde seu interesse por Hanna, sempre dando em cima dela quando pode. Não fica uma coisa forçada; é até engraçado vê-la dando os fora nele. Mas é quando a situação em Heimdall fica feia é que os dois se aproximam e começam realmente a conhecer um ao outro.

Eu achei o ritmo aqui bem mais dinâmico e rápido que em Illuminae. A ação já começa um pouco antes da metade do livro, com a chegada do esquadrão de mercenários contratado pela BeiTech, com a responsabilidade de dar cabo de todo mundo na estação Heimdall e assim queimar todas as pontas soltas do ataque a Kerenza. Mas o plano não sai bem como previsto.

Como todo bom sci-fi, temos teorias e teorias um tanto doidinhas, mas se formos parar pra analisar faz um pouco de sentido. Gostei como eles exploraram a teoria do multiverso. Eu que sou formada em The Flash achei ótimo. Pra quem não sabe essa teoria, é acreditado que existem vários universos em paralelo a esse que vivemos. Ou seja, existe você nesse universo, assim como existem vári@s outr@s de você nos outros universos paralelos. Mas como são paralelos, eles nunca entram em contato um com outro. Bom, até que um pequeno problema em algum buraco de minhoca aconteça...

Assim como Illuminae, também acompanhei esse com o audiobook. Os efeitos sonoros são maravilhosos, principalmente em uma cena em que os mercenários invadem a sala de comando. Eu me senti dentro de um videogame da vida. Melhor ainda é o fato que um vírus faz com a música ambiente da Heimdall seja um pop farofa bem grudento. Então, quando a gente menos espera, ele começa a tocar na história e realmente é bem grudento, mas bacaninha.

Visto que Gemina se dá algumas horas antes da nave Hypatia conseguir alcançá-la, nossos sobreviventes de Illuminae demoram a dar as caras. Aqui é a verdadeira definição de “se juntas já causam, imagina juntas”. Se Hanna, Nik e Ella já estavam atrapalhando os planos da BeiTech, com a ajuda de Kady, Ezra e AIDAN, é quase uma injustiça com os mercenários remanescentes. Faltando umas 150 páginas para o final, que os personagem de Illuminae aparecem, fazendo as histórias se interligarem, criando o clímax para o desfecho em Obsidio.

Gemina é aquele livro de transição na série, ao mesmo tempo que insere novos elementos, personagens, nos deixando ávidos para a conclusão. Tudo isso sem cair na maldição do segundo livro.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Illuminae

* Traduções feitas por mim*

Algumas ilustrações do livro foram feitas pela Marie Lu (autora das trilogias Legend e Jovens de Elite).Elas foram utilizadas no diário de Hanna, como se desenhadas pela personagem. Abaixo algumas delas (cliquem na foto para ampliar)


17 Comentários

  1. Oie
    Não conhecia o livro, mas achei ele bem interessante e adorei as fotos. Fiquei com vontade de conhecer a série.

    Beijinhos
    diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    Ahh queria tanto ler esse livro, mas pelo jeito vou ter que esperar sair por aqui.
    Bom saber que o livro não caiu na maldição de 2° livro. Quero conhecer a escrita desses dois juntos.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?
    Ainda não conhecia, mas parece ser um ótimo livro, fiquei com vontade de conferir!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, nunca li nenhum livro que tivesse sequências. Bom saber que esse agregou a história. Fiquei com vontade de conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Não sei se quero ler essa série. Não sou tão fã do gênero e fico meio perdida com essas teorias de universo paralelo. E olha que assisto Flash hehe. Mas quem sabe se sair por aqui eu crio coragem e leio eles. E esse negócio de audiobook não funcionou comigo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oiii Lu

    Esses são livros que quero ler, mas gostaria de ter em português, quem sabe agora que estão publicando o Kristoff por aqui essa trilogia tb acabe chegando. Acho o formato super interessante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Achei a capa muito linda (mesmo!) e a sinopse instigante. Ficção científica é um gênero que venho aprendendo a amar e espero poder lê-lo em breve. Obrigada pela indicação!

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Lu.
    Eu tenho muito vontade de ler esse livro, mas tenho que esperar sair no nosso amado Brasil.
    Eu gosto da ideia da série, mas principalmente do Universo paralelo.
    Fiquei com super vontade de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oii Carol
    Amei o post.
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas tenho que esperar sair em PRT. Eu gosto bastante do gênero, e o engraçado é que não sabia pertencer à ele até sua postagem.
    Beijos.
    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Sou doida para ler essa série e mesmo torcendo para que os livros sejam publicados aqui, não sei se vão ser nessas belas edições. Acho que vale a pena comprar em inglês. Bom saber que a história se manteve com qualidade. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, vai ser difícil ler esse livro, mas que bom que vc gostou e que o ritmo é mais dinâmico. Amei sua foto!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Depois do audio com o som de video game no fundo, eu quero muito ler a trilogia, pena que nao chega aqui. NC pega direito so pra segurar e impedir outras editoras de lancar. Resta agora ter fe que ela perca e a Plataforma 21 assuma. Ou outra editora e que traga edicoes bonitas. Pode mudar a capa. Acho feio KKKK.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu.
    Mais uma super resenha. Fiquei muito curiosa sobre essa série, mas vamos torcer para que chegue logo por aqui.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Fiquei curiosa para conhecer a série e conhecer Ella.
    Gosto de personagens marcantes.

    Tenha uma ótima noite!

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, tudo bem???

    Mesmo sem saber se vou ler um dia e adorando o enredo apresentado, adorei a sua resenha!!! Menina também sou formada em multiverso por conta do flash, quer escola melhor hahaha. Adorei saber que tem um pouco disso na leitura. Não consigo ouvir audio, fico entediada e durmo logo rs. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu sou LOUCA pra ler essa série. Só tô esperando uma promoção amiga da Amazon, porque preciso dos hardcavaaaa tudo.
    AMO MULTIVERSO DEUSA ABENÇOE QUE ELES TRABALHAM ESSA TRAMA AJKFNASUOBUOAS

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)