Resenha #122: O Presente do Meu Grande Amor - Stephanie Perkins (Intrinseca)

Título: O Presente do Meu Grande Amor - Doze Histórias de Natal
Título Original: My True Love Gave Me - Twelve Holiday Stories
Autor: Stephanie Perkins
Série: ---
Páginas: 352
Ano: 2014
Editora: Intrínseca
Sinopse: Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.


A nota acima foi a média dos doze contos. 
No fim da resenha tem a sinopse e a nota para cada um separadamente. 

Só pra não dizer que não li nada que envolva Natal e afins, esse ano decidi ler O Presente do Meu Grande Amor. Ele é um livro com doze contos, de vários autores diferentes e bem conhecidos da população. Eu vou comentar sobre os contos como todo, mas no final da resenha tem a nota para cada um separado.

O legal desse livro é que não se passa somente na noite de Natal. A maioria das histórias se passa na época entre o Natal e o Ano Novo. Os contos são relativamente curtos e alguns te deixam com vontade de querer mais dessa história - único ponto negativo de contos. Um ponto que eles têm em comum é que os protagonistas estão meio desacreditados sobre o Natal e aquele em especial irá mudar toda a visão que tinham. Alguns contos contam com elementos sobrenaturais - com direito a elfos e Krampus - e outros são mais perto da realidade - com anjos de neve e Chanucá.


Alguns autores eu já conhecia, outros gostei de conhecer a escrita, como o Matt de la Peña - morri de rir com o Shy em Anjos da Neve -, e a Holly Black. Os que eu já conhecia, foi legal ler algo relativamente novo e me fez tomar vergonha na cara e procurar outras obras deles.

Os contos que mais gostei foram o da Rainbow - Meias-noites - e o da Stephanie - É um Milagre de Yule, Charlie Brown. Além da escrita de ambos estarem bem caracterizadas das autoras, eu amei a interação do casal de cada conto. Casais e situações bem típicas de suas histórias.

Os que menos gostei foram o da Kelly Link - A Dama e a Raposa - e do David Levithan - Papai Noel por um Dia. O da Kelly, eu até comecei a gostar no início, mas o final foi bem noiado e eu tive de ler uma duas vezes para entender. Já o Levithan, bem… Tenho problemas com esse cara desde Will & Will e aqui se repetiu a mesma coisa: a personalidade dos personagens dele. Definitivamente meu santo não bateu com o desse cara.

Já falei que o livro tem doze contos, mas você não é obrigado a ler os doze, porque cada um é independente. Mas o legal seria que lessem os doze e tirassem suas próprias conclusões. Cada casal do conto é representado na capa - tem doze casais andando no gelo. Eu achei isso bem fofo da parte da diagramação.

O Presente do Meu Grande Amor reúne contos fofos e cativantes cuja atmosfera retrata bem a época de Natal.


A Dama e a Raposa - Kelly Link
No conto “A dama e a raposa”, a jovem Miranda está determinada a descobrir mais sobre o estranho - e atraente - desconhecido que aparece todos os anos nas noites de Natal.

Encontre-me na Estrela do Norte - Jenny Han
Em “Encontre-me na Estrela do Norte”, o cenário é o mundo mágico do Polo Norte, no qual uma garota adotada pelo Papai Noel vive entre os duendes - seres bem diferentes do que costumamos imaginar.

Papai Noel por um Dia - David Levithan
Em “Papai Noel por um dia”, um rapaz judeu recebe um pedido inusitado: ele deve se vestir de Papai Noel e fazer uma surpresa para a irmã mais nova do garoto por quem está apaixonado.

Krampuslauf - Holly Black
Krampuslauf” narra uma festa de ano-novo em que um garoto fantasiado de Krampus, o companheiro demoníaco do Papai Noel, muda todo o rumo da história.

Estrela de Belém - Ally Carter
Em “Estrela de Belém”, uma garota troca passagens de avião com uma desconhecida e se vê forçada a fingir que é uma estudante de intercâmbio islandesa na pequena cidade de Bethlehem.

A Garota que Despertou o Sonhador - Laini Taylor
O realismo fantástico da Ilha das Penas é o cenário de “A garota que despertou o sonhador”. No conto, Neve precisa lidar com os presentes estranhos que recebe nos vinte e quatro dias anteriores ao Natal.


Meias-noites - Rainbow Rowell
Com delicadeza e humor; o conto “Meias-noites” mostra o amadurecimento dos amigos Mags e Noel ao longo dos anos e das festas de ano-novo.

Anjos na Neve - Matt de la Peña
“Anjos na neve” narra o encontro de um estudante e uma jovem solitária em meio a uma nevasca em Nova York.

É um Milagre de Yule, Charlie Brown - Stephanie Perkins
“É um milagre de Yule, Charlie Brown” narra o encontro transformador de Marigold, filha de hippies, e North, um jovem vendedor de árvores de Natal.

Que Diabo Você Fez, Sophie Roth? - Gayle Forman
“Que diabo você fez, Sophie Roth?” acompanha as mudanças que a nova-iorquina Sophie vai enfrentar ao se mudar para uma universidade no interior do país. Lá, ela também terá que aprender a lidar com Russell, o único garoto do lugar que a compreende.

Baldes de Cerveja e Menino Jesus - Myra McEntire
Em “Baldes de cerveja e Menino Jesus”, um adolescente de má reputação se aproxima da filha de um pastor quando é obrigado a ajudar na encenação de Natal.

Bem-vindo a Christmas, Califórnia - Kiersten White
“Bem-vindo a Christmas, Califórnia” narra a transformação de Maria, habitante da minúscula e abandonada Christmas, quando ela conhece o novo cozinheiro da lanchonete de sua mãe.

19 Comentários

  1. Oi, Lu! Eu tenho o livro, também achei a capa maravilhosa mas ainda não consegui terminar. Não tenho muito afeto por contos, e eu achei bem confusa algumas histórias, principalmente a da raposa. Esse povo que usa magia nas histórias me deixa muito confusa haha mas ele ainda está na minha meta de leitura, por isso vou tentar reler de novo!
    Beijo, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    Quero ler este livro, não tenho o costume de ler contos né, mas tem autores ai que curto muito, e outros que não conheço, ai é legal para conhecer hehe

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. ooi adorei a resenha, ainda não conhecia o livro mas o enredo já me deixou bem curiosa para ler ^^
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei tanto da sua resenha, não conhecia o livro mais só de envolver o natal já tenho certeza que vai ser minha leitura favorita! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de saber um pouco sobre cada conto.

    E sobre o cabelo azul eu já pintei uma vez mas, meu cabelo ficou muito ressecado. /:

    Um beijo e Feliz Natal.

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Esta capa é muito fofa mesmo e dá vontade de ler. Adorei que é de contos e podemos ler aquele que queremos, fiquei curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    não conhecia o livro, mas amei o título.
    Adorei a resenha, fiquei bem curiosa.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falarem muito bem dese livro, e nessa época é muito amor. Ótima dica. Mesmo não tendo lido ainda, está na minha lista :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou lendo esse livro agora junto com um amigo meu. Alguns contos eu gostei, outros nem tanto, hahah. Também não gostei de A Dama e a Raposa, confesso que ele acabou e eu fiquei com um ponto de interrogação.
    Adorei a resenha!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Acredita que comprei esse livro para ler agora no natal mas dai vi que tinha outro com o tema aqui e optei pelo outro por esse ser de contos, coisa que não gosto muito. mas vou ler ele ainda. Tem muitos autores bacanas no meio. Que pena que não gostou do David, eu amo a escrita dele. Me apaixonei por Todo Dia e agora li recentemente O caderninho de desafios de Dash e Lily e amei também.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu.
    Estou com esse livro aqui em casa e acho que vou iniciar a leitura essa semana.
    Estou bem curioso para conhecer a escrita de alguns autores como, por exemplo, o David Levithan e a Rainbow Rowell.
    Ainda não sei o que esperar do livro.

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  12. "babado forte" hahahahhaha juntando esse tanto de escritores maravilhosos só podia dar isso, não é mesmo?
    Olha, eu estava atrás de uma leitura natalina mas acho que já encontrei :)

    www.estupefaca.com

    ResponderExcluir
  13. Oii!! O livro parece maravilhoso, eu já tinha visto antes, porém nunca li. Quem sabe um dia né? Adorei a resenha! Um beijoo!

    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  14. Oi
    eu tenho vontade de ler esse livro de contos, ele sempre é bem comentado sempre nessa época do natal, mas os contos parecem ser bem interessantes.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu.
    Boa época mesmo pra você pegar esse livro.
    E se vai mais um Natal que eu não leio esse livro rs
    Ele tá na minha lista, mas nunca comprei.
    Adoro Perkins, acho que eu leria logo o conto dela rs

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  16. falta apenas dois livro pra mim terminar de ler e começar esse. Eu adoro contos e alguns autores são maravilhosos, estou ansiosa espero gostar. adorei a resenha beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luiza!
    Depois de ver a indicação, ontem mesmo comecei a ler, espero terminar antes do Natal. Ontem consegui ler só o primeiro conto. Concluí a leitura com corações me rodeando, que coisinha mais fofa Mags e Noel. Acredito que eu vá gostar do restante do livro.
    E sobre Natal, esse ano, esse é o único livro que leio. Além dele, li um conto do Dostoievski, muito bom e marcante. Ele é bem curto, caso você queira ler, se chama "A árvore de Natal na casa de cristo".
    Um beijo!
    Historiar

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler esse livro, pois sempre ouço maravilhas sobre os contos. Eu adorei Will & Will , exatamente por causa dos personagens que mesmo não bem desenvolvidos são muito bons!
    Não sou muito chegada no Natal (sim, sou a diferentona), mas é uma época que traz paz e tranquilidade!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu, tudo bem?
    Eu comprei esse livro no início do ano por 9,90 na Americanas com o intuito de ler somente no período do natal e adivinha só? Fiquei tão atolada com os livros de parcerias que vou deixar esse livro pro próximo ano novamente. Eu já tinha imaginado que era um livro de contos mas não sabia que era entre o natal e o ano novo, achei que fossem todos somente na noite de natal, mas legal que tem essa diferença e que chato pelo único ponto negativo de querer conhecer mais os personagens.
    Espero conseguir ler em breve, ou então só ano que vem mesmo.
    beijinhos.

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)