Resenha #108: O Cemitério - Stephen King (Suma de Letras)

Título: O Cemitério
Título Original: Pet Sematary
Autor: Stephen King
Série: ---
Páginas: 424
Ano: 2013
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.


Ler três livros do King seguidos me fez lembrar da adolescência, quando fiz essa proeza com Celular, O Iluminado e O Apanhador de Sonhos #overdosedeStephenKing

Quando comecei a ler O Cemitério, vi que ele é um dos livros mais aclamados do King. O livro é bom, mas senti falta de um terror a mais, por assim dizer.

O Cemitério conta a história de Louis Creed e sua família - Rachel, a pequena Eillie e o bebê Gage - que se mudam pros confins do Maine, uma cidadezinha chamada Ludlow. Atrás de sua casa, existe o “simitério”, um local onde as crianças da região enterram seus animaizinhos mortos. Mal sabe Louis que esse “simitério” esconde muito mais coisa.

Boa parte do livro é narrando a vida de Louis e sua família na nova cidade. Até que um acontecimento faz com que Louis descubra o verdadeiro poder do “simitério” e esse é a alavanca para os momentos finais.

“Um homem planta o que pode… e cuida do que plantou”

Eu passei boa parte do livro com a sensação de que ia acontecer algo (claro, dã, animal!). Geralmente, os livros do Stephen King, o terror já começa desde o início do livro. Aqui não. Toda essa narração da vida de Louis e sua família é um caminho nos deixando ansioso para o que realmente vai acontecer.

Um ponto que achei interessante no livro é a abordagem do medo que temos da morte e como esse fato afeta a vida. Durante a história, ocorreram algumas mortes e vemos bem como cada personagem reage a esse acontecimento. Isso sim me fez parar pra pensar como eu reagiria se alguém bem próximo de mim morresse.

"A dor é o combustível daquele cemitério. Com um poder cada vez maior [...] Agora você representa uma parte desse poder. Ele se alimentou na sua dor, você o fortaleceu... não, melhor ainda, você o elevou ao quadrado, ao cubo, à enésima potência. E não foi apenas do seu luto que ele se fartou. Foi também da sua sanidade. Ele devorou sua sanidade. Sua falha foi apenas a incapacidade de aceitar os fatos, coisa muito comum. [...] É isso. O que acontece quando demoramos muito a mandar embora a coisa que bate em nossa porta no meio da noite é simplesmente isso: desgraça completa"

Stephen King deu uma declaração que esse foi o livro mais assustador que ele escreveu. Por já ter lido alguns livros dele, eu não achei ele tão assustador assim. Olha que eu não sou um poço de coragem, mas eu achei que ficou faltando algo a mais pra ser mais assustador.

Assim como O Iluminado e Misery, O Cemitério também foi inspirado em alguns acontecimentos reais da vida do King. Esse livro foi adaptado em 1989, com roteiro escrito pelo próprio Stephen King, com o nome de Cemitério Maldito.

Aos que têm vontade de ler algo do King, mas que não seja algo com bastante terror, eu recomendo O Cemitério.

27 Comentários

  1. Eu sempre amei os livros do King, mas esse ainda não tive a oportunidade de ler. Lembro que de todos que li, só não gostei de um, mas a escrita dele é genial, não posso discordar. Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  2. Confesso diante de todos que até hoje não tive a oportunidade de ler nenhum livro do tio King. Eu sempre leio resenhas e mil indicações das obras dele , mas até hoje não li nenhum Estação 97

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza! Tudo bem?
    Eu queria muito poder ler mais livros do King, mas me falta tempo e dinheiro kkkk
    Esse livro parece ser bem legal, tenho muito curiosidade de ler e saber mais sobre a família e o misterioso cemitério.
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma dessas que quer ler King, mas sem tanto terrorzão, hahaha.
    Sou muito Maria Pesadelo. :P
    Então, talvez para o King tenha sido assustador por ser sobre algo relacionado a sua vida. Para ele talvez tenha sido assustador escrever.
    Você é corajosa por ler 3 livros dele seguidos, hahaha.
    Eu fiquei curiosa.
    Realmente, o medo da morte é mais terrível que a morte em si e é o que mais apavora o ser humano.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Nosso só pela capa, deve ser muito bom..
    Amei ❤️

    Beijos

    https://apegoamaternidade.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nunca li nada do King, mas quero muito ler, os livros dele devem ser maravilhosos. Esse é um dos livros que quero ler dele, então adorei sua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Eu amo os livros dele e fiquei com medo de ler esse. Acho que vou tentar já que não é o mais assustador hehe

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  8. Nossaaaaa eu não consigo mais lidar com essa vergonha de ainda não ter lido nada de King, é sério... preciso rever isso... preciso ler ao mesmo "Carrie, a estranha" para sair do zerinho... é muita desonra para uma leitora só!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  9. ooooooooi luiza

    o tio stephen é um arraso e nois ama ele MUITo <3 HAHAHAH

    não li esse ainda, infelizmente. Mas ó... essa discussão sobre o medo humano acerca da morte me interessa demais. Sou dessas que já chegou a pirar uns tempos por causa disso, então...
    fora que a sensação de suspense constante que o Stephen consegue imprimir é muito gostosa, sério.

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Esse é (por enquanto, uma vez que não li todos os livros do cara) o meu favorito, justamente por não ter um terror tão explícito, ser algo que mexe com o nosso psicológico e crenças.
    O que te incomodou nele, foi o que mais me excitou rsrs.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma pessoa mega medrosa, nunca leio livros de terror ou algo do gênero e estou com esse livro aqui na minha estante guardado justamente por causa disso... e vou tentar ler. To acreditando em você hein que não é tão assustador assim.

    Beijinhos!
    A Universitária -> www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Enquanto você sentiu falta de mais terror, eu estou aqui, tentando criar coragem para ler algo do King.
    Foi maravilhoso conhecer um pouquinho mais da obra através da sua resenha e saber que não é tão aterrorizante já me animou um pouquinho.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu!
    Legal saber que esse livro foi inspirado em acontecimentos reais do autor, não sabia desses detalhes.
    Quero muito ler algum livro do King, cada vez fico mais curiosa!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Eu sou banana, não leio nada nesses naipe, não. Tem uma banda de rock que eue não me lembro qual agora que tem uma música chamada Pet Sematary, será que tem algo a ver com a obra ou só o nome mesmo?

    Beijooooo! 💟💟💟

    ResponderExcluir
  15. Que bom saber que tão tem tanto terror, vou começar por esse estão
    adorei a resenha beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu,
    Ainda não li nada do Stephen King, no início do ano estava bastante empolgada, porém conforme o tempo foi passando e eu adiando as leituras, desanimei. São tantas obras que nem sei por quais começar e vou sempre adiando a compra de algum exemplar.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sério que tu tens essa sensação com os livros do SK? Pelo menos o monte que eu li começam sempre com uma enrolação super explicativa sobre a vida e motivações dos personagens principais E secundários. Mas enfim, esse foi realmente o mais assustador. Dos filmes dele esse também é o que mais deixa a pessoa tensa xD E os enredos do King sempre trabalham bem emoções humanas, né. As vezes nem precisa do sobrenatural para assustar. É o diferencial <3

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lu

    Até hoje li apenas um livro do SK que foi Desespero, que também não é terrorzão. Esse mes eu lerei Cujo, vamos ver se esse bota medo.


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  19. Eu não li e é só um palpite, mas será que por ter inspiração na vida dele, o sentimento que ele teve por esses fatos é o que o fizeram pra ele ser ''assustador'' ... Pq isso é uma coisa de livros, filmes, séries, quando o tema mexe com algo muito pessoal nosso, sempre guardamos uma sensação diferente dos demais.

    😘
    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Sou doida para ler algo do autor, já me indicaram o O iluminado, estou bem curiosa.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Você e o Stephen King com esses livros que me dão arrepio só de ler a resenha kkkk :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, Luiza.
    Então foi o que eu achei do livro, faltou o assustador hehe. Fica aquela enrolação o livro todo e quando a coisa pega mesmo já está nas últimas páginas. Fiquei bem decepcionada com esse livro.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada do autora, acredita! Que droga..preciso ler urgente . Eu adoro livros de suspense, terror, horror e afins...como ainda não li nada do King? Mesmo não sendo o livro mais assustador dele, queria muito ler.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza,
    Sou fã do King e O Cemitério já está na minha lista de desejados há tempos.
    Acho que essa abordagem sobre o medo da morte deve ser bem interessante.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu! Este eu não li, mas tinha fé que seria um dos mais assustadores, pena não ser. Claro que vou ler, pretendo ler todas as obras do mestre e espero que mesmo sem muito terror, eu curta muito.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  26. Stephen king nunca fez meu genero, mas de uns tempos pra cá ando com uma vontade enorme de ler seus livros, o proximo que vou comprar com certeza será do autor.

    www.etcelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. O nome já diz tudo: King! Eu simplesmente sou apaixonada pelas obras de Stephen King, uma melhor que a outra, sempre superando. Simplesmente incrível!

    Café, Vodka e Literatura

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)