Resenha #92: A Espada do Verão - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: A Espada do Verão
Título Original: The Sword of Summer
Autor: Rick Riordan
Série: Magnus Chase and the Gods of Asgard #1
Páginas: 448
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.
As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.


Meu nome é Magnus Chase. Tenho dezesseis anos. Esta é a história de como minha vida seguiu ladeira abaixo depois que eu morri.

A Espada do Verão conta a história de Magnus Chase, um adolescente que vive nas ruas desde que sua mãe morreu. Quando ele morre, vai parar em Valhala e descobre que é filho de um deus nórdico. Fazendo parte de uma profecia, ele tem de recuperar A Espada do Verão e impedir que o lobo Fenrir seja liberto e o Ragnarok se antecipe.

A Espada do Verão é mais um livro criado da fórmula do Rick Riordan. Pra quem ainda não percebeu, achei a fórmula descrita numa resenha* no skoob.

- Introduzindo o Personagem, que até então não sabe que é um semi deus e não sabe de suas habilidades.
- O personagem descobre que é um semi deus quando esta sendo perseguido por monstros que o querem matar, pois está prestes a completar certa idade.
- O personagem descobre que sempre houve alguém de olho nele, alguém que sabia que o tempo todo ele era filho de um deus. (Vulgo Heart and Blitz).
- O herói ganha uma profecia e então corre contra o tempo para lugar contra a profecia e salvar o mundo (O mundo, que como sempre está em perigo, porque sempre tem alguém que quer dominá-lo ou, nesse caso, trazer o Ragnarok).
- O herói sempre quebra regras preciosas em pró de ajudar com que o mundo não se acabe. Pra isso ele acaba embarcando e vários missões, fazendo favores para outros deuses, para conseguir chegar no seu desfecho.

Mesmo com essa fórmula, eu não canso de ler os livros lançados pelo homem. Eu gosto do modo como ele escreve - já que o livro é infanto-juvenil - e como ele intercala assuntos atuais com os assuntos do livro - nesse caso, é mitologia nórdica. Como Thor atrasado nas suas séries ou Odin e sua apresentação de PowerPoint.

Thor me presentou com suas teorias sobre quem venceria uma disputa mortal hipotética entre Daryl de The Walking Dead e Mike de Breaking Bad. [...] Especular sobre as séries que estreariam no próximo mês não significaria muito se o mundo fosse consumido em chamas dali a três dias.

Falando em mitologia nórdica, esse foi um dos motivos pelos quais comecei a ler essa nova série. É uma mitologia que tenho pouco contato e o Riordan vai te dando uma aula disso sem nem você perceber. No final do livro, temos um glossário para mais explicações.

Magnus é um personagem que te cativa logo nas primeiras páginas. Está pra nascer personagem do Riordan mais irônico e sarcástico que ele. Não tem como você não rir de suas falas.

Só para deixar claro, Magnus quer dizer grandioso. Minha mãe me deu esse nome porque nossa família descendia de reis suecos ou algo do tipo, um bilhão de anos antes. Além disso, ela falou que eu era a coisa mais incrível que já lhe aconteceu. Eu sei. Um, dois, três: Ownnnnn.

Minha semana foi tão maluca que nem reagi quando percebi que tinha falado. - Pessoal - falei - um pombo quer nos ajudar.

Pensei: se Satanás fosse real, seria como esse sujeito. Depois pensei melhor: não, Satanás seria considerado desleixado perto dele. Esse cara é tipo o consultor da moda do Satanás.

Assim como Riordan personificou os deuses gregos e romanos, também temos esse detalhe nos deuses nórdicos. Ele até faz piada com os deuses nórdicos que são representados na Marvel.

Até agora estão previstos três livros para essa nova série. O segundo se chama O Martelo de Thor e tem lançamento internacional previsto para o dia 04 de outubro.


Apesar de poder apresentar mais do mesmo, A Espada do Verão é uma leitura engraçada e divertida, boa para quem quer passar o tempo rindo.


*Créditos ao Marcos

20 Comentários

  1. Eu comprei esse livro ano passado pouco depois do lançamento, a adorei! Também conhecia pouco da mitologia nórdica, agora já sei o suficiente para explicar uma ou outra coisa é entender algumas piadas, haha. Fiz resenha também um tempo atrás lá no meu cantinho. A sua está ótima!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Um parece um livro interessante muita informação mais de forma leve encararia tal leitura ótima resena!

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi. Eu adoro os livros do Rick! Acredito que ele mistura muito bem mitologia com fantasia, e isso nos rende uma aventura incrível. Algumas obras dele nos parece repetitiva porque pouco muda a premissa, apenas mudando enredo e etc, mas eu gosto mesmo assim e sempre dou um voto de confiança no autor. Vou tentar dar uma olhada melhor neste livro.
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  4. Que história diferente, parece ser uma história super interessante. Vou pesquisar mais sobre o livro! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    nossa eu adorei este livro, na verdade até então gostei de todos os livros da autor.

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz

    ResponderExcluir
  6. Quero esse livro. ♥
    Tenho duas coleções do autor e amo as histórias.
    Adorei a resenha.
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lu.
    Rick usa basicamente a mesma fórmula em todos os livros, mas seus personagens são tão cativantes que lemos as obras mesmo assim. rs
    A premissa desse me chamou a atenção, principalmente por causa da mitologia Nórdica.
    Darei uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  8. Gente eu adoro o Rick Riordan. Ainda não li esse livro mas já paquerei muito nas promoções que encontro por ai...
    um dia compro <3

    Beijos, jeh
    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
  9. Babadissimo essa resenha! Adorei.
    Minha amiga prometeu me emprestar o livro, estou aguardando haha
    Já vou cobra-la!
    Beijoss
    http://fogelolla.wixsite.com/fuja-da-lolla

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Eu adoro os livros do autor e não me canso dessa formula dele hehe. Eu acabei de receber meu exemplar desse livro, ganhei ele em um top comentarista e assim que der eu vou ler ele. Também pouco conheço de mitologia nórdica.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oie Luiza =)

    Eu ainda estou em Percy Kackson e os Últimos Olimpianos rs...
    Parei no segundo livro e tenho uma leve preguiça de terminar de ler a série XDD

    Gosto da narrativa do Rick e como amo mitologias, o plano de fundo das histórias do autor são perfeitos. O problema é que as séries são muito longas =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, assim como a série, mas parece ser muito boa =)

    ✯ Instagram ✯✯ Blog Diamante Turquesa ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  13. Oi
    dos livros que li do Rick, esse foi o que menos me agradou tinha alguma coisa no andamento da história que me irritou no andamento da história, agora é esperar a continuação e que bom que curtiu.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu não acompanho essa série, mas sempre ouço falarem super bem do Rick Riordan, então ele está na lista das minhas leituras futuras ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  15. Acho que eu iria gostar desse livro apenas pelo bom humor da escrita do Rick, porque não sou muito ligada em mitologia =/

    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. esse livro deve ser muito legal!! amo livros divertidos.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu!
    Eu não costumo ler livros assim, mas achei bem divertido! Imaginando aqui esses deuses com características e atitudes de meros jovens mortais...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  18. Oiiii Lu, tudo bem?
    Eu não me importo muito que ele tenha essa fórmula também hahahah Ele é bom e ponto final =D Dan Brown também tem uma fórmula e mesmo assim eu adoro <3 Se ela funciona, porque não usar né? :)
    Esse livro eu ainda não li, mas pretendo fazer isso. E o outro lança bem no dia do meu aniver <3
    Beijoooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Lu!
    Eu curti bastante o livro maaaas essa formula está me desgastando. Achei o Magnus muito igual ao Percy. É o tipo de livro que gosto de ler ao intercalar com leituras mais densas e complexas. Para ler a coleção toda de uma vez eu com certeza me irritaria.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  20. Rick Riordan <3
    Desde que li O Herói Perdido fico lendo resenhas de qualquer livro do autor hehe
    Não foi a melhor leitura da vida, mas foi uma leitura boa e empolgante. Quero terminar a série Os Heróis do Olimpo logo, para iniciar as outras.

    Parabéns pela resenha!
    Abs

    literacult.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)