Resenha #60: O Filho de Netuno - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Filho de Netuno
Título Original: The Son Of Neptune
Autor: Rick Riordan
Série: The Heroes of Olympus #2
Páginas: 432
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Sinopse: A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Em O Filho de Netuno, um Percy Jackson desmemoriado consegue chegar a um acampamento de semideuses chamado Júpiter, depois de oito meses treinando com uma loba e uma caneta, tendo de enfrentar alguns monstros no meio do caminho. Percy não se lembra de nada do seu passado, somente de um nome, Annabeth.

No Acampamento Júpiter, sua chegada não é muito bem-vinda. Pois, sendo filho de Poseidon, todos acham que isso não é um bom sinal já que a contraparte romana de seu pai, Netuno, não é muito bem quisto pelo povo romano

Nesse meio tempo, ele conhece Hazel – filha de Plutão – e Frank – filho de Marte. Como Percy tem uma sorte muito grande, logo ele e seus novos amigos são enviados para o Alasca, seguindo uma profecia: libertar o deus da morte, Tânatos. Agora, eles têm uma semana para cumprir essa tarefa ou todo o mundo que eles conhecem irá sucumbir pelas mãos de Gaia.

Desde o livro passado, já sabemos que agora o foco da saga é mitologia romana. Na verdade, é um feat de romana com grega. Apesar da mitologia romana ter absorvido boa parte da grega, elas são um pouco diferentes. A começar pelos deuses. Os deuses romanos são mais sérios e tem uma sede de sangue maior que os gregos.

Nesse livro, o foco agora é no Acampamento Júpiter. No início do livro tem um mapa de todo o terreno do acampamento, que é legal para nos situar. Fora isso, conhecemos como funciona sua estrutura internamente, a organização de cargos e etc.

Entretanto, o que deixou os fãs felizes foi a volta de Percy. Confesso que senti falta dele em alguns momentos em O Herói Perdido. É perceptível o amadurecimento de Percy entre a saga dos Olimpianos e essa. Ok que ele é a pessoa com as melhores tiradas em momentos de tensão, mas, pelo menos não é mais aquele semideus que não tinha mais ideia do que estava fazendo.

Fandom comemorando a volta do Percy
Hazel e Frank também são ótimos personagens. Porém, teve algo que me deixou bem irritada com esses dois: ficar se martirizando por causa de seus segredos. Os dois juntos são bem fofos, pois eram meio que considerados párias pelo acampamento, mas, quando começavam a se martirizar, dava vontade de dar dois tabefes na cara e gritar CRESÇA E APAREÇA, AMIGUINHOS! Eventualmente, descobrimos o porquê de eles serem assim e começa a fazer um cadinho de sentido. Só um cadinho.

Assim como o livro passado, esse aqui também é narrado em terceira pessoa. Eu curti bastante essa nova narrativa porque agora temos uma visão geral do ambiente. A escrita do tio Riordan continua aquela coisa linda e maravilhosa. As cenas de luta agora são bem mais descritas e bem mais eletrizantes.

O final do livro te deixa no chão, se remoendo e a espera para ler A Marca de Atena. Tive de sofrer por um ano até ler a continuação.

Quando o livro acaba
(Eu literalmente não posso, eu não posso mesmo, eu sou incapaz mesmo..., eu perdi minha capacidade..., eu sou realmente incapaz...)


Resenhas anteriores
Livro 1 - O Herói Perdido (The Lost Hero)

11 Comentários

  1. Genteeeee que livro é esse, quero muito!!!
    Parece que é realmente um divisor de águas na série...
    Ainda estou parado em Percy Jackson e os Olimpianos mas um dia chego aí.
    Ótima resenha :)

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro foi o que me reanimou com a série HdO, pois Percy de volta foi muito necessário e foi muito legal conhecer um acampamento novo, mesmo que ele seja tão rígido comparado ao nosso queridinho, mesmo tendo esse lado de sofrência, eu adoro a plot da Hazel e do Frank!

    https://deiumjeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. "Como Percy tem uma sorte muito grande...." hahahahaha #EuRi

    Eu ADOREI esse livro, foi talvez o meu preferido da série, enquanto "A Marca de Atena" foi o mais aguardado nível quando estava próximo do dia do lançamento TODOS os dias entrava na loja do kobo para ve se já estava disponível #martírio

    Ah, Fandom comemorando a volta do Percy foi ótimo, a gente nunca supera, um dia Rick vai ser tão constrangido pelos fãs que vai ser obrigado a escrever outra série com o Percy como protagonista hahaha

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Então, nunca me interessei muito por Percy Jackson, mas acho que é pq vi o filme e achei ruim... As pessoas falam que os livros são beeem melhores, então vou dar uma chance e tentar ler qualquer dia!
    Amei a resenha!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=d1ii6y64aQw

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Pra falar a verdade eu não vou muio com a "cara" dos livros do Riordan, eu nunca li nenhum e acredito que talvez nunca lerei, enfim que bom que teve um boa leitura!
    bjs xxx
    lendocomela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, tudo bem ???
    Tenho que confessar que nunca li nada ... nadinha de nada relacionado a Percy Jackson. Só assisti aos dois primeiros filmes, mas fora isso só conheço pequenos detalhes da história e não posso opinar muito ...
    Mesmo não conhecendo muito bem essa série, fiquei feliz por saber que gostou desse livro, e vou até dar uma olhadinha na sua resenha do primeiro, até porque não sabia que se tratava de uma outra série relacionada ao personagem ...

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  7. Oi
    adoro Percy e gostei muito dos Herois do olimpo, adoro o Leo que foi apresentado desses livros, mas dessa série A casa de Hades foi o meu preferido, já que tem um tom mais sombrio e por ver as mudanças que os personagens tiveram.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luiza!
    Nossa, a cada resenha que leio do autor no seu blog, fico mais curiosa! Nunca li nada dele! Mas tenho um livro do Rick, e pretendo ler em breve!
    Louca para começar a ler algo sobre o Percy *O*

    Beijos,
    Elidiane - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Luiza!
    Estamos lendo os livros juntas huahua terminei esse faz pouco tempo. Também ameeeeei o retorno de Percy e vê-lo mais maduro. Eu curti a Hazel mesmo ela se martirizando, já o Frank... Estou no A Marca de Atena e ainda não consegui ir com a cara dele.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS NAMORADOS <3

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luh! Tudo bem?

    Oh-Meu-Deus! Que coisa mais fofa menina! Essa resenha maravilhosa e eu ainda parado na saga Percy Jackson e Os Oimpianos. :/

    Quero muito ler essa série e espero poder ler o quanto antes.

    Beijos,
    Danny
    Participe do sorteio Dia dos Namorados no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  11. Oiii Lu, tudo bem????
    Eu preciso ler essa série, pois quero acompanhar os outros livros do Rick e não quero ficar perdida. Mas é tanto livroooooo. E esses são os que menos chamam a minha atenção. Se bem que depois da sua resenha, até fiquei mais curiosa :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)