Título: Liberta-me
Título Original: Unravel Me
Autor: Tahereh Mafi
Série: Shatter Me #2
Páginas: 448
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Sinopse: Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette.
Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor.
A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante.
ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler
Liberta-me começa onde paramos em Estilhaça-me. Juliette está no Ponto Ômega e descobre que nesse lugar vivem pessoas assim como ela: pessoas com dons. Agora, com uma possível guerra se aproximando, Juliette necessita aprender a controlar seus poderes. Porém, além de sentir que não pertence a aquele lugar, Juliette tem outras preocupações.
As pessoas ainda têm medo dela, do seu dom e o que ela pode fazer. Tudo piora quando sua relação com Adam começa a mudar: eles estão frequentemente discutindo e, o pior de tudo, ele evita que ela o toque. Além disso, Juliette não consegue entender o porquê de Warner preencher seus pensamentos.
O tempo está passando para Juliette e uma possível guerra se aproxima. Ela sabe que, no final, ou aprende a controlar seus poderes ou será mais uma baixa na luta contra o Restabelecimento. E, nesse meio tempo, ela terá de travar uma luta bem pior: uma luta entre ela e seu coração.
Em Liberta-me somos outra vez agraciados com a escrita linda da Tahereh, apesar de ser um livro um tanto cruel. Narrado em primeira pessoa, agora vemos Juliette tentar se readaptar a viver em sociedade e bem... Podemos dizer que nem ela e nem a sociedade está fazendo um bom trabalho.
Garota assustadora e monstruosa com um toque letal. Garota triste e patética com mais nada a oferecer a este mundo. Sem qualquer utilidade além de ser uma arma, uma ferramenta para torturar e assumir o controle. É isso que ele quer de mim.
Apesar disso e também de não cooperar muito, Juliette não fica mimizando por aí como uma adolescente (às vezes esqueço que eles realmente são adolescentes). Ela entende o porquê que todos são assim com ela, mas, se ela tem medo de si mesma, por que as outras pessoas não teriam também?
Para dar uma leveza nessa depressão toda, aparece Kenji. As cenas dele com a Juliette são as melhores. E ele é dos meus: fala umas verdades na cara dela e não tá nem aí. Kenji é um dos meus personagens favoritos porque ele sabe do potencial da Juliette, mas odeia ela se fazendo de coitadinha e ele é o amigo que ela precisa naquele lugar onde todos a temem. Outro fofo na historia é o irmãozinho de Adam, James. Muito amorzinho com Juliette, ao contrario do irmão. Falando no irmão...
Se no final de Estilhaça-me eu era team Adam, Destrua-me fiquei no muro entre Adam e Warner, em Liberta-me, virei totalmente à casaca e virei team Warner. Ai, Warner... Aparecendo na hora certa. Como alguém disse no twitter uma vez: “Não adianta dizer que era team Adam quando já era team Warner desde o começo. Aceita que dói menos.”
Algo que me incomodou nesse livro foi as constantes DRs de Adam e Juliette. O Adam desse livro está um pouco diferente do 1º livro. Ele ainda demonstra gostar muito de Juliette, mas, em alguns momentos, ele fica frio e distante e Juliette fica sem entender. Logo, ela acha que fez algo de errado.
O babado fica forte quando Warner reaparece na vida de Juliette (não irei contar como porque senão é spoiler). Warner, melhor pessoa. OK! Não vamos exagerar, mas já ficou claro que eu visto a camisa team Warner. Pelas cenas que ele fica sozinho com a Juliette, percebe-se que há uma química muito grande entre os dois. E uma atração também.
- É possível - ele sussurra - que você não sinta este fogo entre nós?
Diferente de alguns livros, Liberta-me não caiu na maldição. Considero ele como um livro transitório, onde vemos personagens começarem a tomar um rumo próprio, mesmo que não seja do nosso gosto.
Resenhas anteriores
Livro 1 - Estilhaça-me (Shatter Me)
Livro 1.5 - Destrua-me (Destroy Me)
33 Comentários
Oie,
ResponderExcluirnossa faz tempo que li este livro e confesso que não curti nada da série.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oii Luiza,
ResponderExcluirQuando li sua resenha de Destrua-me eu corri para ler, estou na metade do conto e logo depois espero conseguir ler este, amei sua resenha e não vejo a hora de ler!!
Beijos Mila
Daily of Books
Oi!
ResponderExcluirTambém preferia o Adam em Estilhaça-me, mas já em Destrua-me preferi o Warner porque o Adam ficou muito chato.
Lendo a sua resenha deu vontade de reler a série :)
beijos
http://infinitudedepalavras.blogspot.com.br/
Oi Luiza, tudo bem?
ResponderExcluirPulei algumas partes sobre o enredo porque tenho interesse em ler essa série. Mas curti muito saber que o livro não decaiu (já que muitas vezes os autores pecam na continuação). =D
Beijos,
Priscilla
Infinitas Vidas
Oiii Lu
ResponderExcluirEssa trilogia já está nos meus pendentes. Espero gostar como vc curtiu. É tão bom quando desfrutamos de verdade de um livro
Beijos
naprateleiradealice.blogspot.com.ar
Uhuu, mais uma resenha da continuação do livro Estilhaça-me. \õ/
ResponderExcluirEu adorei a resenha do primeiro livro e amei mais ainda o segundo, mas nem prometo que irei ler porque o semestre na faculdade está ficando apertado, ai eu fico com menos tempo de ler um livro... Nessas horas eu sinto saudades das férias. hehe
Beijos. ♥
Diário da Lady
Confesso que passei meio correndo pela resenha por causa do aviso de spoiler hahah queria ver se tinha a resenha do livro 1, achei o link e vou ler.
ResponderExcluirbjos
Just Livros
Ainda estou querendo muito ler essa série! Só tenho visto comentários positivos, estou cada vez mais curiosa, rs.
ResponderExcluirMago e Vidro
| Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!
Ando querendo ler essa trilogia há um tempo, acho que já tá na hora de parar de procrastinar hehe
ResponderExcluir❥Blog:Gordices Literárias
Eu preciso terminar esta série pra ontem... Já li os dois primeiros livros faz tempo. Apesar de ter gostado muito, acabei ficando sem tempo para ler os finalmente. Lendo sua resenha é que me toquei quanto estou perdendo.
ResponderExcluirBjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
"Não adianta dizer que era team Adam quando já era team Warner desde o começo. Aceita que dói menos.” kkkkkkkkk, exatamente!
ResponderExcluirAiai, Warner <3 Esse n foi o livro da trilogia que mais gostei, talvez por ser de transição da história como um todo, nada está muito certo. N sei se vc já leu Incendeia-me, mas prepare-se pro desfecho desse triângulo amoroso, hahaha!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá, Luiza.
ResponderExcluirAcho as capas dessa série linda, mas ainda não sei quando irei ler a trilogia.
Não fiquei tão empolgado com esse volume quanto com o primeiro.
Indiquei você em um selo lá no blog.
Abraço!
http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/2016/03/premiacao-premio-dardos.html
Oi :D
ResponderExcluirGente, essas capas são maravilhosos!
É meu único comentário haha não li nenhum :(
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Não li ainda nenhum dessa série, mas acho a capa linda!!
ResponderExcluirQuero ler em breve porque parece ser muito bom :D
www.vivendosentimentos.com.br
Não li nenhum deles, mas me despertam muita curiosidade!
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
Oooi! Tudo bem?
ResponderExcluirCompartilho do seu amor pelo Kenji, um dos melhores personagens dessa trilogia <3 James é muito amooooor. Ai, e como Adam me irritou a partir desse livro. Espera até você ler o conto dele pra ver a pessoa irritante que ele se tornou. Se no primeiro livro eu já não achava o casal tão fofo assim (tipo, eram bonitinhos, ok, mas não shippava muito não, achava normalzinho), nesse tava contando os segundos pra eles terminarem e a Julliete se jogar nos braços do Warner.
Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/
Ah... ainda tenho que ler o livro dois. Eu não sei porque ainda não li. Quero muito...lembro que gostei bastante da escrita da autora.
ResponderExcluirBoa resenha. Estou ansiosa e com medo do que encontrar nesses livros da trilogia.
Beijos,
Monólogo de Julieta
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi Luiza! Comecei a ler Estilhaça-me agora, e estou adorando! Não vejo a hora de ler esse livro também, suas resenhas, como sempre, estão me deixando cada vez mais curiosa!
ResponderExcluirBeijos,
Sozinha Na Biblioteca
Oi!!
ResponderExcluirConfesso que: tenho um pouco de preguiça de ler essa série. Posso estar perdendo uma estória muito boa, mas por enquanto tenho uma lista enooorme de livros que quero ler.. haha
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oie...
ResponderExcluirEssa trilogia faz tanto sucesso. Sempre esbarro em uma resenha por aí rsrs...
Acho que sou só eu que ainda não li !
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Oiee, primeiramente já quero dizer que sou sua fã só por vc gostar da série rsrs, cara eu sou louca, louca por essa série!!!!
ResponderExcluirentão, também fiquei pensando do livro cair um pouco a qualidade em relação ao primeiro, mas pelo contrário foi em Liberta-me que eu me apaixonei pela autora e pelo Warnner também (suspiros), acho que o Adam gostava da Juliette doce e indefesa que vimos no primeiro livro, e nesse ela cresce muito e começa a descobri o poder que tem dentro de sí. As cenas dela com warnner são para ler com o ventilador no máximo e depois correr para um banho de água fria, que homem é esse? quero um também rsrs
#TeamWarnner
#senhorsupremodasppks
http://www.leituraentreamigas.com.br/
Olá, Luiza.
ResponderExcluirEu odiei esse livro. Esperava muito dele por causa do final do primeiro. Achei que com a chegada deles no local as coisas iam ser diferentes, mas não foi nada do que eu esperava. Eu como não li o spinn off antes de ler esse segundo livro, odiei a forma como a autora conduziu a história fazendo o Adam virar um chato e forçando esse triangulo. E mesmo depois lendo o Destrua-me, não consegui gostar do Warner.
Blog Prefácio
Essa série parece muuuito boa, mas ainda não li nem o primeiro livro... adorei sua resenha :)
ResponderExcluirBeijos!
Maria - doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br
Oi
ResponderExcluireu ainda não li a trilogia, mas parece ser legal e depois de ler sua resenha fiquei curiosa com ela, além das capas serem lindas e que bom que gostou de ler.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oiii, eu preciso confessar que li apenas o primeiro livro da trilogia e não gostei muito, a verdade é que eu não curto distopias, por conta disto acabei não me conectando com a história, mas achei a premissa e construção dos personagens impecáveis mesmo assim...
ResponderExcluirBeijo, Van - Retrô Books
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirGraças À Deus que o livro não caiu na maldição e foi bom, é sempre inrível quando uma sequência não é terrível. Essas novas capas são MARAVILHOSAS, morri de amores desde que foram lançadas.
Beijos.
Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br
Oi Lu! Adoro suas resenhas, sempre cheias de babados. Eu preciso muito ler esta série e conhecer o tal Warner.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Essa é a minha saga favorita de todos os tempos e assim como você, adoro o Kenji e as cenas em que ele aparece. Também me identifico muito com ele, rs. E bom, é impossível não ser #TeamWarner, rs. Acho que sou desde o momento em que o conheci <3 <3 A Tahereh escreve suuuuper bem e eu adoraria ler tudo que ela escreve o/
ResponderExcluirBeijo grande! ♥
Thati Machado;
http://nemteconto.org
Oi Luiza,
ResponderExcluirAmo essa trilogia e os contos que 1.5 e 2.5 também, onde conhecemos um pouco mais do Adam e do Warner. E eu também sou Warner....Adam me estressou no segundo e terceiro volume. Eu até queria um quarto volume, mas acho que não vai rolar não. Há os contos estão gratuitos na Amazon, se não me engano. Boas leituras.
Beijos
http://amagiareal.blogspot.com.br/
"Estilhaça-me" foi um livro que adorei muitooooo... Tive um caso de paixão forte com a Tahereh Mafi, mas confesso que "Liberta-me" me frustrou bastante. Sabe essa coisa do Adam mudar o temperamento, algumas cenas dele... não desceu sabe! Não tinha como continuar torcendo com ele devido as escrotices que fez e ainda faz mais... Eu sempre acho que a Tahereh se apaixonou pelo Warner e depois disso fez com que todos nós fossemos na mesma onda. Me recusei! hahaah e virei team ninguém. Ah amei o Kengi, melhor personagem!
ResponderExcluirPandora
O que tem na nossa estante
Oi Lu, tudo bem?
ResponderExcluirNossa, eu li esses livros já faz alguns anos... Acredita que eu nem lembro direito da trama? hahahaha
Mesmo lendo o que você escreveu, não me deu aquele estalo na cabeça pra conseguir diferenciar os livros...
Eu só consigo pensar no último livro e caramba... Que livro! hahaha
Eu também fiquei com um pouco de raiva do Adam, mas não sei se cheguei a virar team Warner... Acho que não!
Adorei a resenha :)
Beijinhos
Galáxia dos Desejos
Olá Luiza, tudo bem contigo ???
ResponderExcluirJá ouvi falar muito, e muito bem, dessa série. Tive a oportunidade de ler algumas resenhas dos livros da série e sempre vejo os leitores comentando várias coisas positivas quanto aos livros, mas infelizmente ainda não tive a chance de conferir com meus próprios olhos.
Algum dia sei que vou conseguir dar um jeitinho e ler essa série, mas atualmente tenho tantos livros para ler que nem pensar em adicionar outro para a lista, hahaha.
Beijinhos
Hear the Bells
Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)