Resenha #940: Enciclopédia das Fadas de Emily Wilde - Heather Fawcett (Planeta Minotauro)

Título: Enciclopédia das Fadas de Emily Wilde
Título Original: Emily Wilde's Encyclopaedia of Faeries
Autor: Heather Fawcett
Série: Emily Wilde #1
Páginas: 304
Ano: 2023
Editora: Planeta Minotauro
Sinopse: Uma viagem encantadora pelo mundo das fadas!
Emily Wilde é excelente em muitas coisas, considerada uma acadêmica genial e uma pesquisadora meticulosa, seu grande projeto de vida é escrever a primeira enciclopédia sobre as fadas. Mas Emily não é muito boa em lidar com pessoas. Ela não é capaz de jogar conversa fora em uma festa – e muito menos de ser convidada para qualquer evento social. Emily prefere outro tipo de companhia: seus livros, seu cachorro e, claro, escrever o seu livro.
Para que seu projeto se torne realidade, ela parte em busca dos Ocultos – a espécie mais rara de fadas que existe. Contudo, ao chegar no bosque remoto onde elas vivem, encontra o lindo e carismático Wendell Bambleby, seu maior rival acadêmico.
Emily Wilde tem que correr para descobrir onde estão os Ocultos antes de seu adversário, no entanto, acaba se aproximando de um mistério ainda maior. Quem é Wendell Bambleby e o que ele realmente quer?
Para encontrar essas e outras respostas em sua jornada, ela terá que revelar o maior mistério de todos – o que seu coração realmente deseja.

Enciclopédia das Fadas de Emily Wilde é um livro que eu não esperava nada e entregou tudo e mais um pouco! Emily é uma narradora incrivelmente carismática e engraçada, o que certamente torna a leitura muito envolvente. Sua inteligência e esperteza também adicionam camadas interessantes à história. O tom de sua voz na narração é um humor meio ácido misturado com um tom acadêmico; ao mesmo tempo que você ri de seus comentários, ela também está ensinando algo.


Wendell Bambleby é dito seu "rival", mas eles possuem uma amizade bem divertida e um possuem respeito mútuo. Apesar de parecer um pouco arrogante, Bambleby é igualmente divertido e demonstra se importar com Emily, criando uma dinâmica cativante entre os dois personagens. A amizade deles é retratada como caótica e hilária, o que proporciona momentos divertidos ao longo do livro. Eu juro que nunca vi casal mais apocalíptico como esses dois.

A estrutura do livro, que se assemelha a um diário, oferece uma perspectiva única e imersiva na história. Além disso, as notas de rodapé que enriquecem o universo com curiosidades e referências adicionam uma camada de profundidade à narrativa. Em suas entradas no diário, vemos como esse é o trabalho da vida de Emily e como é muito importante para ela.

A história se passa em um vilarejo pequeno, mas envolto de ações de feéricos. Temos changelings, temos jovens sendo raptadas, temos lendas que com um fundo de verdade... As descrições no livro são bem precisas, o que não deixa cansativo, mas bem vívidas. E essa a ambientação de um vilarejo com clima frio acrescenta um toque extra de fantasia, contribuindo para uma experiência de leitura envolvente e mágica. Assim como Emily, você também vai se deixar envolver e querer também fazer parte dessa comunidade.

Enciclopédia das Fadas de Emily Wilde foi uma grata surpresa. Em um mar de publicações sobre feéricos de orelhas pontudas, esse livro nos traz em sua original definição: seres mágicos que protagonizam lendas e histórias passadas de geração em geração. Mal posso esperar pela continuação.

2 Comentários

  1. Oi Lu!
    Não tinha visto esse livro ainda e fiquei muito empolgada!
    Não sei exatamente o que EU devo esperar, mas acho que preciso dele para sair um pouco da casinha dos feéricos da Sarah J Maas, sabe?
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Eu tinha visto o livro, mas não fazia ideia da história. Lendo sua resenha fiquei bastante empolgada e quero conferir essa versão de fadas mais original. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)