Resenha #891: Gilded - Marissa Meyer (Feiwel & Friends)

Título: Gilded (BR:Áureo)
Título Original: ---
Autor: Marissa Meyer
Série: Gilded #1
Páginas: 512 (BR: 432)
Ano: 2021 (BR: 2022)
Editora: Feiwel & Friends (BR: Rocco)
Sinopse: Há muito tempo amaldiçoada pelo deus da mentira, a filha de um pobre moleiro desenvolveu um talento para contar histórias fantásticas, fascinantes e totalmente falsas.
Ou assim todos acreditam.
Quando um dos contos estranhos de Serilda chama a atenção do sinistro Erlking e seus caçadores de mortos-vivos, ela se vê arrastada para um mundo sombrio onde carniçais e fantasmas rondam a terra e corvos de olhos fundos rastreiam cada movimento dela. O rei ordena que Serilda complete a tarefa impossível de transformar palha em ouro, ou será morta por contar falsidades. Em seu desespero, Serilda involuntariamente convoca um garoto misterioso para ajudá-la. Ele concorda em ajudá-la... por um preço. O amor não é para ser parte da barganha.
Logo Serilda percebe que há mais de um segredo escondido nas paredes do castelo, incluindo uma antiga maldição que deve ser quebrada se ela espera acabar com a tirania do rei e sua caça selvagem.
Gilded é a mais recente releitura da maravilhosa Marissa Meyer, inspirada no conto de Rumpelstilskin. Vamos conhecer Serilda, uma jovem que ama contar histórias. Mas ela não é bem vista por seus companheiros aldeões visto que seus olhos são diferentes.


A cada par de lua, acontece a Wild Hunt. Em uma dessas noites, ao salvar dois seres caçados, Serilda dá de cara com o Erlking. Para salvar sua vida, ela conta uma história, onde foi abençoada por uma deusa e consegue transformar palha em ouro. Essa pequena mentira faz com que ela seja aprisionada pelo rei, que quer explorar o seu dito dom. E é nessa situação que ela acaba conhecendo Gild e descobrindo que há mais histórias no castelo do que as pessoas sabem.


Não tenho que reclamar das releituras da Marissa pois todas perfeitas e aqui não foi diferente. Amei como ela deixou a essência da história de Rumpelstilskin e inseriu suas próprias ideias. Além do fato de também explorar bastante o folclore alemão.

A história é narrada em terceira pessoa, focada em Serilda. Adorei que a protagonista é corajosa, inteligente e esperta, além também de ter um coração enorme e um humor bem ácido em algumas situações. Apesar da sua impulsividade ter lhe causado a situação de se tornar uma prisioneira do rei, ela não se deixa derrotar e está atrás de uma forma de se libertar.

Já Gild é um personagem encantador e divertido. Adorei demais suas interações com Serilda, o modo como nasce uma amizade bem fofa entre eles. Por se tratar de Marissa e YA, temos uma espécie de instalove mas eu não reclamo pois os dois são muito cuti-cuti juntos.

A história tem um bom ritmo e aos poucos, junto com Serilda, você vai descobrindo mais sobre o passado do Erlking. Marissa joga algumas dicas nas histórias que Serilda conta e, mesmo eu tendo adivinhado, não atrapalhou minha experiência de leitura.

A reta final do livro é cheia de sofrimento, assim como gritaria. Marissa deixou um ótimo gancho para o próximo livro e não vejo a hora de ler Cursed.

2 Comentários

  1. Oie, isso que dá ficar espalhando mentira por ai, fiquei até com dó dela rsrsrs.
    Gosto da autora acho que vou dar uma chance pra esse livro.

     Relatos da Líh 💜

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Acho essa capa linda!!! Faz tanto tempo que não leio nada da Marissa, bateu saudade dela com a sua resenha.

    Beijos,
    https://brenshelf.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)