Resenha #886: Pimenta e Mel - Bolu Babalola (Harlequin)

Título: Pimenta e Mel
Título Original: Honey & Spice
Autor: Bolu Babalola
Série: ---
Páginas: 368
Ano: 2023
Editora: Harlequin
Sinopse: Um relacionamento entre rivais, um casal com muita química e críticas aos boys lixo que encontramos pela vida! Com referências de músicas pop e R&B, você vai se apaixonar pela comédia romântica new adult de Bolu Babalola, eleita um dos 100 livros do ano pela revista Times e leitura do clube do livro da Reese Witherspoon.
Ele é doce como mel, ela é ardida como pimenta… e são perfeitos quando juntos.
Kiki Banjo sabe tudo sobre a vida do campus da Faculdade Paço do Rio Branco. Ela sabe quando certo dormitório tem mais chances de estar vazio, caso você queira se esgueirar para um encontro secreto, quando há uma mudança de hierarquia em determinada panelinha e, acima de tudo, sabe quando um cara não está tão a fim de você e o que fazer para evitar cair no jogo dele. Ela usa essa sabedoria em seu programa de rádio, em que ajuda as universitárias a desenvolver, entre outras coisas, conhecimentos em boylixologia.
Mas então surge um intruso em seu domínio: Malakai Korede. E Malakai não é um adversário comum. Ele é o Boy Lixo Supremo, o Pegador dos Pegadores, o Pilantra do Paço, que está conseguindo causar um estrago na comunidade feminina da faculdade e sair ileso. Kiki não pode permitir que ele altere o delicado equilíbrio que ela lutou tanto para construir, e não tem medo de confrontá-lo.
Mas, depois de um projeto da faculdade que pode ser decisivo para o futuro dos dois, um ex grudento e um beijo inesperado, mas muito, muito bom, ela e Malakai acabam presos em um esquema para salvar a reputação de ambos. E Kiki se vê perigosamente perto de se apaixonar pelo cafajeste sobre o qual alertou a todas.

Alerta de gatilho/conteúdo: ass3d1o s3xu@l, m1s0g1ni4, s3x!smo, menção a relacionamento tóxico, luto, colorismo, menção a v1ol3nci@ policial, exposição de imagem sem consentimento

Kiki Banjo é uma jovem universitária que se gaba por saber de tudo que acontece no campus da Faculdade Paço do Rio Branco. Mas seus conhecimentos são abalados quando Malakai Korede aparece em seu domínio.

Como se não bastasse o alerta de boy lixo (ela é formada em boylixologia), os dois precisam fingir que estão namorando a fim de concorrer a uma bolsa de estudos. E cada vez Kiki se vê envolvida no boy que ela alertou para todo mundo ficar longe.

Se você, assim como eu, é órfão de Dear White People/Cara Gente Branca, esse livro é pra você. Apesar da ambientação ser em uma faculdade britânica, todo aquele clima de grupos formados por estudantes negros, os problemas envolvidos, até questão de "panelinha" e fofocas e um programa de rádio, como era mostrado na série, também você encontra aqui. 


Outro ponto legal é a imersão na comunidade negra que a autora nos faz. Temos uma gama de nacionalidade africana entre os estudantes, o livro é cheio de referências à cultura de seus países, comida, também a artistas negros do mundo pop. Fora o fato de se passar em uma universidade britânica e sairmos um pouco do clichê.

Kiki é uma protagonista e narradora MA-RA-VI-LHO-SA. Apesar de seus comentários ácidos, opiniões mais ainda, e seu jeito de espantar qualquer um que queira se engraçar pro seu lado, no fundo ela também é uma romântica incurável. 

E o que falar de Malakai? Gentil, fofo, respeitador, engraçado... ele lê Kiki fácil fácil e aos poucos vai derrubando todas as armaduras dela. O homem é rendido logo o começo e não esconde de ninguém, mas sabe respeitar os limites de Kiki.

Kiki e Malakai tem uma ótima química. Suas interações são 100% regadas no flerte e pela narração ser na visão de Kiki, a escrita da autora faz com que você também sinta as borboletas no estômago com as declarações de Kai. Os dois concordam com um relacionamento falso, mas desde o início dá pra perceber que falso mesmo só tem o termo. 

A amizade divertida entre os dois também incrível e acontece sem nem Kiki perceber. Mas também não posso deixar de comentar sobre a amizade e sororidade entre Kiki e Aminah; simplesmente as maiores. De fato todos os secundários desse livro são bem trabalhados e não estão ali apenas por estar.

Apesar do clima divertido e muito romance no ar, a autora também traz alguns assuntos sérios, como frisei no alerta de gatilho/conteúdo. Então vamos ler mas com cuidado. A autora também traz conflitos comuns, não apenas nessa fase da vida, como auto-sabotagem, insegurança, o medo de se abrir e ser machucado... Mesmo não estando na faculdade, você consegui se identificar com os dilemas, não apenas de Kiki, mas dos personagens no geral.

Eu poderia passar o dia inteiro falando sobre Pimenta & Mel e não falaria o suficiente. Inclusive tenho que exaltar demais a tradução da Bruna Barros, que deixou o livro bem mais gostosinho a inserir expressões comuns do nosso cotidiano, mas sem ficar fora de contexto. Por isso eu só digo, leiam e tenham essa experiência!

2 Comentários

  1. Gostei muito dessa edição, a capa está muito bonita.
    Confesso que não costumo ler livros já sabendo de tantos gatilhos que ele trás. Mas, acho muito bom ter livros que falem sobre esses assuntos, são temas muito importantes.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! Eu tenho uma quedinha por romances que começam com relacionamento de mentira, eu curto demais ver tudo se tornar real. E esse livro traz um algo a mais, abordando temas mais sérios e também variados. Adorei a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)