Especiais do Babado #94: Indicados Oscar 2023


Esse ano foi um pouco complicado assistir todos, pelo menos indicados melhor filme, mas já começou com a PALHAÇADA da indicação de Avatar 2 e já foi pelo ralo meu histórico de assistir todos de melhor filme. Mas pelo menos foquei em outras categorias, como por exemplo, melhor filme internacional e as de animação não me arrependi. Mas vamos aos comentários rápidos de alguns filmes. A premiação vai acontecer nesse domingo, dia 12 de março.

INDICADOS MELHOR FILME


Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (total de indicações: 11)
Título original: Everything Everywhere All At Once
O meu filme favorito de 2022 e o melhor que assisti ano passado. Fui dormir muda e acordei calada de tanto choque. Sou um pouco suspeita pra falar pois amo qualquer coisa que envolva multiverso, mas o conjunto da obra que é esse filme (principalmente a atuação da Michele, Stephanie e do Ke Huy) faz com que ele seja perfeição do início ao fim.


Nada de Novo no Front (total de indicações: 9)
Título original: All Quiet in the Western Front
O 1917 dessa temporada provando como sempre que a Academia ama um filme de guerra, estou até curtindo essa leva de filmes de guerra focando na Primeira (que é algo que quase não vejo produções), principalmente como protagonistas o núcleo que te faz simpatizar: os soldados convocados e obrigados a lutar por algo que às vezes nem sabem o motivo. Mas fora isso, como já diz o título, nada de novo aqui.


Os Banshees de Inisherin (total de indicações: 9)
Título original: The Banshees of Inisherin
Comecei o filme fecking rindo, mas terminei fecking triste pois não se mexe com... Porém gostei muito da atuação do Colin. Difícil eu conferir filmes que ele entrega personagens fora do seu padrão.


Elvis (total de indicações: 8)
O filme deu uma leve passada de pano nas polêmicas envolvendo o cantor, mas compensou ao mostrar a influência negra na sua música. A atuação do Tom Hanks está sofrível, mas o Austin Butler está incrível mesmo que a edição do filme não colabore muito com isso. Inclusive ele ser indicado na categoria de melhor edição é a maior chacota desde que Bohemian Rhapsody levou a estatueta alguns anos atrás.


Os Fabelmans (total de indicações: 7)
Título original: The Fabelmans
Não é um filme ruim, mas se você sobrevive à primeira meia hora (que mais parece umas três horas) consegue ver o filme todo. Mas dá pra ver que a Michelle foi indicada por ser queridinha recente, já que ela teve atuações melhores e mais dignas de indicação. Enfim, é isso.


Top Gun: Maverick (total de indicações: 6)
Não que o filme seja de todo ruim. É bem editado, tem uma fotografia muito bonita… mas não a nível de ser indicado para melhor filme! Eu acho que tem uma cota de “filmes para heteros top” e esse foi o da temporada. No geral, é um filme bacaninha. De verdade.


Tár (total de indicações: 5)
Apesar de um filme longo, ele é bem dinâmico e rápido, mas bem que poderia ser um pouquinho mais curto. A mensagem central dele é bem nas entrelinhas. Cate maravilhosa e essa mulher real nasceu pra fazer personagens big shoes (pena que não é assim na vida real)


Avatar: O Caminho da Água (total de indicações: 4)
Título original: Avatar: The Way of Water
Sem comentários pois é sem comentários mesmo essa indicação ridícula nessa categoria. Motivo pelo qual Titanic voltou nos cinemas, já que o Cameron tem que pagar os pix que passou pra galera.


Triângulo da Tristeza (total de indicações: 3)
Título original: Triangle of Sadness
Se White Lotus fosse num cruzeiro, era mais ou menos assim, mas da metade em diante eu acho que perdeu um pouco o fôlego. Sempre bom ver rico se lascando, quero um podcast comunista do capitão e do russo e é sobre isso.


Entre Mulheres (total de indicações: 2)
Título original: Women Talking
Um filme de várias nuances com discussões interessantes, mas que em alguns momentos eu fiquei com sono não vou mentir. A metáfora no final é bem bonita.

OUTRAS INDICAÇÕES


A Fera do Mar e Marcel the Shell with Shoes on
Título original: The Sea Beast
Já sabemos que o prêmio vai pro Pinóquio do Del Toro, mas no meu coração uma dessas duas levou e é isso. A Fera do Mar é muito linda visualmente. Nem vou falar do fato do boy ser combo a cara do Kristoff (Frozen) e dublado pelo Karl Urban. Crush instantâneo! Já Marcel, ele só era uma concha com sapatinhos em um documentário, e que não tinha o direito de me fazer sofrer da metade pro final. PS: Alexa, tocar Peaceful Easy Feeling.


Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Título original: Black Panther: Wakanda Forever
Angela Bassett really did the thing nesse filme pois a mulher está um monstro na atuação (mais do que a kinga já é) e as indicações e prêmios estão sendo mais que merecidos. No meu coração, já levou como atriz coadjuvante.


Aftersun
Um filme visualmente bonito. Paul (super dilf btw) e Frankie estão ótimos de pai e filha. E é só, acabou; acho que o buzz é mais pelas atuações que o roteiro em si.


Close
Assim com animação vai pro Del Toro, filme internacional vai pro Nada de Novo pro Front, mas acho que esse aqui seria um grande possível ganhador de melhor filme internacional. Um filme bem tocante e sensível sobre como a masculinidade tóxica é de lascar mesmo em qualquer idade. Eu só queria que a amizade deles tivesse sido um pouco mais desenvolvida no começo.


Glass Onion: Um Mistério Knives Out
Título original: Glass Onion: A Knives Out Mystery
Apesar de ser ágil, o primeiro ainda tem um roteiro mais fechadinho e um elenco melhor aproveitado. Janelle iconique apenas! Mas como que continuação é considerada roteiro adaptado? Só esses critérios da Academia mesmo.


Passagem
Título original: Causeway
Saudades de ver a JLaw em papéis mais dramáticos e ela não fez feio. E eu queria mais tempo de tela do kingo Bryan. Mas no geral, um filme bacana.


A Baleia
Título original: The Whale
Apesar de toda a problemática ao redor do filme, é indiscutível o comeback do Fraser é absurdo de bom. Pelos comentários, eu real esperava algo bem mais triste do que o filme é, mas é isso. Se não levar a premiação, ainda é boicote em cima do ator.

4 Comentários

  1. Oi Lu, tudo bom?
    Antigamente, eu fazia a maratona pré Oscar e esse ano, não vi NADA KKKK
    que negação! kkkk
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Lu! Eu não vi nenhum dos indicados, exceto Glass Onion. Eu já fui mais ligada em filmes, ia toda semana no cinema. Mas quero ver Tudo em Todo Lugar, me chamou bastante atenção. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Eu queria mesmo ser mais cinéfila, mas não consigo. É uma saga de tentar vê mais filmes, não conseguir e ficar com vontade de ver mais. Acho que dessa lista, só vi "Avatar: o caminho da água" e "Wakanda para sempre". Fora isso, nem sabia que existia um filme com o nome "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"; "Nada de Novo no Front" é um livro que comecei a ler no ensino médio e até hoje não terminei, detalhe, tenho ele em minha estante, obviamente uma edição velhíssima. Dei risada com sua classificação de "Top Gun: Maverick" como "filmes para hetero top". Vou botar "A Fera do Mar" na minha lista, amo vê desenho, também pretendo vê "A Baleia", justamente pelas polêmicas em torno do filme.

    P.S.: Posso está sendo equivocada no que vou dizer aqui, mas é incrível como Hollywood é misogena, não vamos discuti os merito do Brendan Fraser e a necessidade de se discutir gordofobia, mas se você for mulher e estiver fora do corpo padrão é excluída da cena, como aconteceu com a Kelly McGillis em "Top Gun: Maverick". mas se você for homem vira protagonista de filme e ainda pode levar um oscar.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)