Resenha #863: I'm Glad My Mom Died - Jennette McCurdy (Simon & Schuster)

Título: I'm Glad My Mom Died
Título Original: ---
Autor: Jennette McCurdy
Série: ---
Páginas: 320
Ano: 2022
Editora: Simon & Schuster
Sinopse: Um livro de memórias comovente e hilário da estrela de iCarly e Sam & Cat Jennette McCurdy sobre suas lutas como ex-atriz infantil --- incluindo distúrbios alimentares, vício e um relacionamento complicado com sua mãe autoritária --- e como ela retomou o controle de sua vida .
Jennette McCurdy tinha seis anos quando fez seu primeiro teste de atuação. O sonho de sua mãe era que sua única filha se tornasse uma estrela, e Jennette faria qualquer coisa para deixar sua mãe feliz. Então ela seguiu o que mamãe chamava de "restrição calórica", comendo pouco e se pesando cinco vezes ao dia. Ela passou por extensas reformas em casa enquanto a mãe repreendia: "Seus cílios são invisíveis, ok? Você acha que Dakota Fanning não tinge os dela?" Ela até tomou banho de mamãe até os dezesseis anos, enquanto compartilhava seus diários, e-mail e toda a sua renda.
Em I'm Glad My Mom Died, Jennette relata tudo isso em detalhes inabaláveis --- assim como ela narra o que acontece quando o sonho finalmente se torna realidade. Elenco em uma nova série da Nickelodeon chamada iCarly, ela é empurrada para a fama. Embora mamãe esteja em êxtase, enviando e-mails aos moderadores do fã-clube e tratando os paparazzi pelo primeiro nome ("Oi Gale!"), Jennette está cheia de ansiedade, vergonha e auto-aversão, que se manifestam em distúrbios alimentares, vícios e uma série de relacionamentos doentios. Esses problemas só pioram quando, logo após assumir a liderança no spin-off de iCarly, Sam & Cat, ao lado de Ariana Grande, sua mãe morre de câncer. Finalmente, depois de descobrir a terapia e deixar de atuar, Jennette embarca na recuperação e decide pela primeira vez em sua vida o que ela realmente quer.
Contado com franqueza revigorante e humor negro, I'm Glad My Mom Died é uma história inspiradora de resiliência, independência e a alegria de lavar o próprio cabelo.

Eu não sou uma pessoa de biografias, mas depois de ler conferido a da Jennette, estou começando a cogitar que dependendo da pessoa talvez quem sabe eu possa dar uma chance.

Jennette McCurdy ficou conhecida internacionalmente pelo personagem Sam em iCarly. Inclusive a ex-atriz foi massacrada por não aceitar voltar para o revival. De fato eu não acompanhei sua carreira e nem muito de seus trabalhos, mas sabia de algumas fofocas que seu havia sido envolvido. Fora que, por declarações já dadas por Miley Cyrus por ex, sabemos que os bastidores de produções voltadas para o público infantil não é as mil maravilhas.


Creio que o maior impacto da obra da Jennette é justamente o título e ao longo do livro vamos entender a razão dele. A relação com sua mãe era, no mínimo, conturbada, tóxica e abusiva. Jennette narra desde o seu começo em Hollywood até mais ou menos um pouco antes do convite para o revival de iCarly.

Vamos acompanhar não somente sua carreira, mas também os podres dos bastidores (quem aí lembra do exposed do Schneider, criador das séries da Nick?) e sua batalha diária para se manter em um padrão que sua mãe queria. Ao final do livro e depois de tudo narrado, até você vai ficar feliz pela mãe dela ter morrido, já que se não fosse esse acontecimento, talvez a Jennette nunca tivesse tomado as rédeas da sua vida.

A narração do audiobook é feita pela própria Jennette e o modo meio impessoal que ela narra situação bem pesadas foi o que fez ter mais impacto para mim. Nada é romantizado e ela não tenta em nenhum momento justificar as atitudes da mãe. Jennette fala abertamente sobre seus problemas com distúrbios alimentares, alcoolismo, relacionamentos e até com a mídia.

Outro dia eu vi um pedaço de uma entrevista que ela deu ao Noah Trevor onde ele questiona se ela odeia a mãe. Ela responde que nunca odiou, mas que sim, que estava feliz por ela ter morrido e que escrever o livro foi importante porque a sociedade ainda não aceita esse tipo de experiência; onde você pode se sentir aliviado pela perda de alguém que você amava e que fazia mal ao mesmo tempo. E ela não mentiu já que quando seu livro foi anunciado, o título em si foi o que mais chamou atenção do que provavelmente o que ela teria a comentar.

O livro foi lançado aqui pela editora nVersos com o título Estou Feliz Que Minha Mãe Morreu.

3 Comentários

  1. Oi
    eu estou muito curiosa para realizar a leitura, inclusive comprei a minha edição segunda feira , eu também não acompanhei muito a carreira dela, mas cheguei as escutar algumas músicas lançadas por ela, a experiência do auditobook narrado por ela deve ter sido intensa.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu cheguei a assistir alguns episódios de iCarly, mas de fato nunca acompanhei a carreira dela. Vi alguns comentários do livro e de fato o título faz com que você fique curiosa para conhecer a história dela e a relação com sua mãe.

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Também não era muito de biografias, mas tenho uma amiga jornalista que fez a monografia sobre biografias e é apaixonada pelo gênero e me presentou com tantas que acabei aprendendo a gosta. Ela me mandou uma biografia da Joana D'arc, eu nasci no dia dessa santa sabe, AMO, seria devota se fosse catolica! kkk

    A parte isso, lembro da Jannette e d iCarly, acho que passava no SBT e fez parte da vida da minha irmã mais nova. Acho que vi tu ou outra pessoa comentando esse livro no twitter e lendo a resenha fiquei interessada de verdade. Amo quando jovens mulheres adultas pegam a narrativa da sua vida pelos chifres e contam na sua voz, no seu tom, do seu jeito e no seu tempo como foi a sua vida. Isso é empoderador, isso é um passo para construir um mundo com igualdades! E sim, romantizar as relações parentais só normaliza relações abusivas.

    Aaaah! Luiza, Feliz Ano Novo! Quem 2023 te traga muitas coisas boas, boas leituras, boas resenhas, boas parcerias e que você continue escrevendo seus livros! Obrigada por compartilhar comigo seus episódios de escrita! Go Mateus, lute senão a Morgana vai te vencer!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)