Resenha #862: Promessas Vazias - Lexi Ryan (Planeta Minotauro)

Título: Promessas Vazias
Título Original: These Hollow Vows
Autor: Lexi Ryan
Série: These Hollow Vows #1
Páginas: 470
Ano: 2022
Editora: Planeta Minotauro
Sinopse: Brie odeia os feéricos e se recusa a se envolver com eles, mesmo que a consequência disso seja passar fome. Mas, quando sua irmã mais nova é
vendida para o sádico rei da Corte Unseelie como forma de quitar uma dívida, Brie fará o que for necessário para resgatá-la – até mesmo firmar um acordo perigoso com o próprio soberano.
O plano é se infiltrar na corte inimiga, a dos Seelie, para então roubar uma série de artefatos desejados pelo rei. Sua única chance é se candidatar à noiva do príncipe dos Seelie, Ronan, mas ela logo se dá conta de que o jogo de sedução está afetando seus próprios sentimentos.
Para piorar, Brie precisa contar com a ajuda do líder de um grupo rebelde, tão sedutor quanto misterioso, e acaba percebendo que sua missão pode se tornar ainda mais difícil do que parece. Dividida entre duas cortes perigosas e com a vida da irmã em risco, Brie precisará decidir quem será o merecedor de sua confiança. E de seu coração.


Após ter sua irmã mais nova vendida ao rei Unseelie como pagamento para quitar uma dívida, Abriella está determinada a fazer o que for preciso para salvá-la, incluindo firmar um perigoso acordo com o rei. Infiltrando-se na corte Seelie como uma das noivas em potencial do príncipe Ronan, Brie tem que roubar três artefatos para o rei, e vai contar com a ajuda inesperada do príncipe Unseelie Finn, cujos planos podem trazer grandes consequências para ela.

Preciso começar dizendo que 3 coisas você definitivamente 𝘯ã𝘰 𝘷𝘢𝘪 encontrar nesse livro: originalidade, inovação e complexidade. Mas entretenimento? Isso sim é garantido, e tá tudo bem. A escrita da autora é envolvente e fluida, o que acaba prendendo o leitor, ainda que sua construção de mundo e magia sejam extremamente básicas e sem muito aprofundamento ou descrições.


O maior desfavor que esse livro sofre é ser vendido para os fãs de "O Príncipe Cruel", quando na realidade tem um "quê" de "A Seleção", que sinceramente, não acrescenta absolutamente nada na história. Mas agora para os fãs de ACOTAR? Aí acertou em cheio, porque as semelhanças são gritantes!

O grande e maior foco do livro é o romance, e portanto, o triângulo amoroso. Intriga? Só se for amorosa. Traição? Romântica, temos sim. Apesar de não suportar esse clichê, aqui ele não me irritou, mas me decepcionou em certos aspectos.

Começando pelo Sebastian, que tinha uma química falha com a Brie (a meu ver), e por quem ela insistia em passar pano pra absolutamente tudo que ele fazia 🙄. Daí temos o Finn, cuja vibe típica de "alto, moreno e misterioso" já atrai qualquer leitora, mas que mal tem interação suficiente com a Brie e a química entre eles é basicamente uma "forte conexão".

E o que falar da Brie? Teimosa, impulsiva e ingênua beirando a burrice, é surpreendente como ela é cega pra questões óbvias e se mete em furada, então seu ponto forte é sua disposição a fazer tudo pela irmã (até aparecer um macho na sua linha de visão né...)

Eu consigo entender o hype que esse livro ganhou, mas isso não significa que ele seja merecido sabe? Acredito que seja uma ótima leitura para leitores iniciantes de fantasia, porque capaz de quem tem mais bagagem literária no gênero só achar que é mais do mesmo que tem por aí.

(resenha por @perdidanaleitura)

1 Comentários

  1. Parece clichê, mas interessante. No momento estou mais na vibe de livros do gênero romance, mas futuramente vou dar uma oportunidade para a leitura.

    https://paginadaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)