Resenha #819: The Roughest Draft - Emily Wibberley & Austin Siegemund-Broka (Berkley)

Título: The Roughest Draft
Título Original: ---
Autor: Emily Wibberley & Austin Siegemund-Broka
Série: ---
Páginas: 336
Ano: 2022
Editora: Berkley
Sinopse: Eles estavam queridinhos literários até que encontraram um buraco na trama que virou suas vidas de cabeça para baixo.
Três anos atrás, Katrina Freeling e Nathan Van Huysen eram as estrelas literárias mais brilhantes no horizonte, seus livros co-escritos no topo das listas de best-sellers. Mas na esteira de seu maior sucesso, eles terminaram sua parceria em más condições, por motivos que nenhum dos dois divulgaria ao público. Eles não se falaram desde então, e nunca planejaram, exceto que eles têm um livro final devido ao contrato.
Enfrentando encruzilhadas em suas vidas pessoais e profissionais, eles são forçados a se reunir. A última coisa que eles pensaram que fariam novamente é se esconder na pequena cidade da Flórida onde escreveram seu livro anterior, tentando terminar um novo manuscrito de forma rápida e indolor. Trabalhar com as razões pelas quais eles se odiaram nos últimos três anos não é fácil, especialmente quando se escreve um romance romântico.
Enquanto paixão e prosa os aproximam no calor da Flórida, Katrina e Nathan aprenderão que relacionamentos, como escrever, às vezes levam alguns rascunhos antes de acertar.

ARC cedida por PRH International em troca de uma opinião honesta

No auge do sucesso de seu lançamento literário, de repente Katrina Freeling and Nathan Van Huysen de repente rompem sua parceria e as razões nunca foram explicadas. Agora, três anos depois, eles precisam trabalhar juntos novamente e com isso sentimentos e mágoas antigas retornarão.

Se Leitura de Verão e Daisy Jones & The Six tivessem um filho, essa criança seria The Roughest Draft: temos dois escritores que não se gostam (Leitura de Verão) que de repente se separam no auge da carreira (Daisy Jones & The Six). Uma comparação meio capenga? Talvez, mas durante toda a leitura eu tive os sentimentos desses dois livro e é sobre isso. Esse foi meu primeiro livro da dupla e com certeza vou conferir outras histórias.


A narração alterna não apenas na visão de Nathan e Katrina, assim como o presente e o passado. Com isso temos o ponto de vista dos sentimentos dos dois em relação a tudo: um ao outro, sua carreira, sua vida e, principalmente, o livro que precisam escrever. Não demora muito para descobrirmos qual foi o real motivo da separação, mas isso não estraga a leitura.

Tanto Katrina quanto Nathan possuem um baita caminho pela frente para trabalhar seus sentimentos em relação um ao outro, mas nesse meio tempo eles acabam se escondendo por trás das páginas. Interessante esse jogo que os autores fizeram de uma espécie de metalinguagem porque em vários momentos, tanto no presente quanto no passado, vemos Katrina e Nathan contando sua própria história enquanto escrevem.

Não importando o tempo da história, vemos que Katrina e Nathan possuem um grande química e realmente funcionam muito bem juntos na escrita. É como se fosse o mesmo cérebro em dois corpos diferentes. E é por culpa dessa química que temos uma tensão o livro praticamente todo, já que quando se conheceram Nathan era casado e atualmente Katrina está noiva. (Não gente... sem traição)

Mesmo tendo conferido a história por audiobook, deu pra ver que a escrita da dupla é ótima. Não sei se a inspiração deles para o livro foi seu próprio processo de escrita, mas quero pensar que sim (menos a parte da angústia romântica). Os capítulos são curtos e, como já falei, alternam a narração entre presente e passado, com Katrina e Nathan em primeira pessoa. Na Bienal, a Arqueiro divulgou que comprou os direitos de publicação, mas sem previsão de lançamento até agora.

2 Comentários

  1. Oi Lu,
    Se a Arqueiro já comprou, posso me animar que já já chega nas livrarias!
    Essa mistura de Daisy Jones e Leitura de Verão me agrada, rs.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)