Resenha #795: Lembra Aquela Vez - Adam Silvera (Rocco)

Título: Lembra Aquela Vez
Título Original: More Happy Than Not
Autor: Adam Silvera
Série: ---
Páginas: 336
Ano: 2017
Editora: Rocco
Sinopse: Aos 16 anos, Aaron carrega no pulso uma cicatriz que registra a dor pelo suicídio do pai, mas, com o apoio da mãe e da namorada, Genevieve, está determinado a seguir em frente. Quando a garota viaja para um acampamento, porém, Aaron se aproxima de Thomas, e acaba encontrando nele mais do que um melhor amigo. Confuso, Aaron considera recorrer ao LETEO, um instituto que realiza procedimentos científicos para apagar memórias indesejáveis, na tentativa de esquecer lembranças ruins e, principalmente, quem ele é. Mas será possível encontrar a felicidade fugindo de si mesmo? Com uma narrativa pungente e sincera, Adam Silvera fala sobre bullying, homofobia, medo, incertezas, ética, amizade, amor, aceitação e a procura pela felicidade.


Aviso de gatilho: menção a suicídio, homofobia.

Lembra Aquela Vez é o livro de estreia do Adam Silvera. Por já ter lido outro livro do autor, eu já sabia que viria muito sofrimento pela frente, então fui preparada mas ainda assim não foi o suficiente.

Aaron é um adolescente de 16 anos que vive no Bronx. Ele vive com a mãe e o irmão, tentando seguir em frente após o suicídio do pai e sua própria tentativa de tirar a vida. Quando conhece Thomas, a sua vida muda completamente a ponto dele querer recorrer ao Leteo, um programa científico de alteração de memória.


Primeiro devo destacar a parte científica que envolve Leteo e todo o processo de alteração de memória. Eu gosto muito quando autores tocam nesse assunto, já que muitas vezes queremos esquecer alguma lembrança ruim. O procedimento em si tem uma explicação bem lógica e super embasada, o que não me espantaria que no futuro tivéssemos algo assim. Entretanto, Silvera mostra que nem sempre esquecer vai ser a melhor saída.

É difícil comentar sobre Aaron sem dar spoiler da sua vida. Ele é um adolescente sensível, mas que esconde essa parte de suas amizades extremamente homofóbicas. Ele tem uma namorada incrível, mas sente uma certa culpa por começar a achar que não corresponde aos seus sentimentos. Ele começa uma amizade com Thomas, que o faz questionar sobre muitas coisas. Acompanhar Aaron navegando por seus questionamentos e vivência é um tanto dolorido por justamente ser só um espectador de sua dor.

O livro é dividido em quatro partes e após um acontecimento um pouco mais da metade, onde você entende realmente quem é o Aaron, eu pensei que estava preparada mas não. O verdadeiro sentido de rolar ladeira abaixo e continuar eternamente. E quando acha que vai melhorar, só piora. Ao final do livro, eu não sabia bem como me sentir, já que o final foi bem triste.

Por mais que eu tenha curtido a história, eu achei que faltou desenvolvimento em alguns assuntos. Não aconselho a leitura para quem esteja passando por um momento complicado, já que a história possui gatilhos pesados.

0 Comentários