Resenha #770: Minha Avó Pede Desculpas - Fredrik Backman (Rocco)

Título: Minha Avó Pede Desculpas
Título Original: My Grandmother Asked Me To Tell You She's Sorry
Autor: Fredrik Backman
Série: ---
Páginas: 384
Ano: 2018
Editora: Rocco
Sinopse: Elsa não é uma criança como qualquer outra. Dona de uma maturidade e inteligência acima da média (graças as suas constantes pesquisas na Wikipedia), ela só lê o que chama de literatura de qualidade: quadrinhos, Harry Potter e os clássicos infantis. Todas as noites, Elsa se refugia nas histórias que sua avó lhe conta, cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Despertos, um lugar mágico onde o normal é ser diferente. Quando a avó morre de repente, Elsa perde o chão e também a capacidade de habitar locais imaginários.
De tão desolada, Elsa inicialmente não se entusiasma com a missão que a avó lhe deixou: distribuir cartas que funcionam como um caça ao tesouro. As missivas devem ser entregues às pessoas do prédio onde a menina mora. É assim que começa a aventura de Elsa e também a aventura do leitor. Vamos aos poucos desvendando as cartas juntamente com ela para descobrir a fascinante vida que sua avó viveu e o que se esconde por trás das vidas de cada um dos estranhíssimos moradores de uma comunidade muito especial.
À medida que Elsa avança nesta incrível caçada, ela percebe que o reino de Miamas — onde acontecem os contos de fadas espantosos, monstruosos e mágicos da avozinha — se cruza com a vida real. Aos poucos, ela desvenda os segredos que se escondem no prédio onde mora e de que forma a trajetória da avó se cruzou com a daqueles moradores.
Minha avó pede desculpas é uma história emocionante, uma ode à imaginação, à inteligência, à aventura e à amizade. Um verdadeiro conto de fadas contemporâneo, um livro que trata com sensibilidade e humor peculiares de temas difíceis como a perda e o luto, sem perder a esperança.

Elsa é uma criança de quase oito anos. Ela é bastante inteligente e muito diferente das outras crianças de sua escola. Sua avó é sua melhor amiga e quando ela morre, o mundo de Elsa quase desmorona. Mas Elsa é uma cavaleira da Terra-Dos-Quase-Despertos e sua avó deixou uma missão pra ela: entregar vários pedidos de desculpas.

Eu tive um pouco de dificuldade para me envolver na leitura. Por ser uma narração focada em uma criança de sete anos e que fala demais sobre as terras encantadas criadas pela sua avó, isso complicou um pouco a leitura no início.


Não é dito com todas as palavras, mas por conta de algumas características e informações ditas sobre Elsa, eu creio que ela esteja no espectro autista. A menina é bem esperta, inteligente e madura até demais pra sua idade, mas também com atitudes de crianças da sua idade. Creio que o bullying que sofre na escola e a convivência com a avó moldaram bastante essa sua personalidade.

A avó de Elsa é dita como excêntrica e é a pessoa favorita de Elsa. Ao entregar seus pedidos de desculpas, Elsa vai conhecer um outro lado da avó. Isso tudo em meio ao luto de perder a senhora, o medo do nascimento do novo irmão e a complicada relação com sua mãe.

Um lance genial foi como a Terra-Dos-Quase-Despertos se mistura com a vida real. No começo, é bem complicado entender como que funciona e suas lendas, mas o autor teve uma ótima sacada. Junto de Elsa, descobrimos que esse reino mágico está mais próximo da realidade do que imaginamos.

Como sempre, o autor trabalha muito bem seus personagens secundários. Adorei como cada morador do prédio tem uma ligação forte com a avó de Elsa. Temos a participação de Britt-Marie (sim, a protagonista do Britt-Marie Esteve Aqui) e ainda bem que li o livro dela antes porque a mulher aqui está um grande porre, entretanto ficamos sabendo um pouco mais de sua história.

Minha Avó Pede Desculpas é um livro sobre luto, perdão, aceitação e, acima de tudo, de manter viva a lembrança daqueles que te ajudam sem pedir nada em troca, mesmo que vá sacrificar algo importante.a

4 Comentários

  1. Oi Lu
    Acho que já vi outra obra do autor por aí, mas nunca li. Eu acho legal quando dá voz para uma criança com elementos que trazem indícios que o personagem sofre de algo, sem deixar isso claro. Infelizmente não é meu foco de leitura no momento, mas fico atenta para as recomendações.
    Beijo!
    https://capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Oh, saudades de vir aqui. Esse é um dos autores mais balados dos últimos tempos. Ainda mais depois da série da Netflix. Estou muito ansiosa para conhecer suas obras, mas vou deixar esse livro e o da Marie por último. Fiquei super curiosa sobre esses pedidos de desculpas e a Terra- dos- quase- despertos.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Geralmente gosto bastante de quando temos uma narrativa de alguma criança. Gosto de ver as coisas sob a perspectiva de olhos inocentes. Mas esse livro em especial não chamou tanto a minha atenção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Oie, gostei muito da proposta. Ainda não conhecia, mas as vezes gosto de ler algo parecido.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)