Resenha #724: There's Someone Inside Your House - Stephanie Perkins (Dutton Books For Young Readers)

Título: There's Someone Inside Your House (BR: Tem Alguém Na Sua Casa)
Título Original: ---
Autor: Stephanie Perkins
Série: ---
Páginas: 304 (BR: 320)
Ano: 2017 (BR: 2021)
Editora: Dutton Books For Young Readers (BR: Intrínseca)
Sinopse: Thriller eletrizante de Stephanie Perkins que deu origem à produção da Netflix é uma homenagem aos filmes de terror da década de 1990
A cidadezinha de Osborne, no interior do Nebraska, amanhece com duas notícias igualmente chocantes para seus moradores: a primeira é que Ollie Larsson, “garoto-problema” da escola, pintou o cabelo de rosa. A outra? O assassinato brutal da jovem Haley Whitehall. E logo fica evidente que a morte dela não será a última, porque um assassino está à solta, e ninguém está a salvo.
Makani Young sabe bem disso. Morando há quase um ano com a avó, a jovem está se adaptando ao novo lar, mas ainda é atormentada por seu passado no Havaí. E, conforme os alunos de sua escola começam a ser assassinados de forma cada vez mais perturbadora, ela se dá conta de que sua hora talvez esteja mais próxima do que imagina.
Sem escapatória, Makani se lança em uma busca arriscada e alucinante pelo autor dos crimes, enquanto é forçada a encarar sentimentos inesperados e seus segredos mais sombrios.
Unindo romance e mortes sangrentas em uma trama ágil, ácida e repleta de reviravoltas, Tem alguém na sua casa é uma homenagem a filmes como Pânico e Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e deu origem ao aguardado filme da Netflix de mesmo nome.

Em 2017, Stephanie Perkins lançou There's Someone Inside Your House. Eu achei uma guinada de 180 graus nos gêneros, já que suas publicações anteriores foram tudo romance YA. Quatro anos depois, estou aqui falando dele pois li por conta da sua adaptação irá estrear na Netflix no próximo dia 06. Não sei bem se é porque eu tinha pouca expectativa, mas acabei gostando desse livro mais do que pensei que gostaria.

Osborne é uma pacata cidade do interior dos EUA e Makani Young está vivendo ali a fim de deixar seu passado para trás. Eis que estudantes da sua atual escola começam a ser assassinados de forma brutal e com isso os fantasmas que ela deseja deixar para trás podem retornar.


Não posso deixar de destacar que fiquei bastante surpresa com o fato da protagonista ser negra. Tipo, em 2017 já era bem difícil vermos protagonismo negro em histórias, ainda mais em thrillers. Fora a péssima fama que os personagens negros possuem nesse gênero de serem os primeiros a morrer. Outro ponto bem legal também é que temos um personagem trans, sendo importante para a história sem a necessidade de ser mártir.

Stephanie soube muito bem construir toda o clima na história, mesmo que a narração seja em terceira pessoa. Logo de primeira já dá pra sentir uma certa aura de cidade pequena onde tragédias irão acontecer. As cenas dos assassinatos são bastante gráficas e bem narradas que você consegue sentir a tensão e o medo dos personagens. Fora que há bastante referência aos filmes de terror slash, como Pânico.

Dessa vez eu não fui enganada pelas pistas falsas da autora, mas acabei me surpreendendo com a identidade do assassino. Ela é revelada mais cedo que o normal nesse tipo de história e foi outro ponto que achei ousado da autora. A caça ao assassino também é cheia de tensão e suspense porque, agora você sabe quem é, mas quem será a próxima vítima?

Sobre o segredo de Makani, eu acabei me decepcionando um pouco. Eu achei muito drama e martírio da parte dela para algo que ela praticamente foi uma vítima. Também me decepcionei um pouco com a motivação do assassino, que achei bem fraca. Durante o livro é levantada uma teoria e eu acho que ela seria um bom complemento para o motivo dos assassinatos. Mas é aquela... há sempre algum ponto em thrillers que não vai me agradar muito. Enfim...

Mesmo com esses dois pontos, There's Someone Inside Your House foi uma leitura que me fisgou até o final. O filme já está disponível na Netflix, assim como também o livro já foi lançado pela editora Intrínseca.

2 Comentários

  1. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu tô BEM curiosa com esse livro e pensando seriamente em comprar logo porque aaaaa como eu amo slasher e quase não tem livros sobre! Vou assistir a adaptação nesse fim de semana, tô bem hypada.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Tem muito tempo que não leio nada da autora, mas lembro que lá em 2017 amava suas publicações. Fiquei curiosa pra conhecer sua escrita em thrillers e gostei de saber que a autora trouxe a protagonista negra, ainda mais se tratando de um livro publicado anos atrás.
    Você me deixou com vontade de ler .
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)