Resenha #696: Uma Aposta Irresistível - Tessa Dare (Gutenberg)

Título: Uma Aposta Irresistível
Título Original: The Wallflower Wager
Autor: Tessa Dare
Série: Girl Meets Duke #3
Páginas: 224
Ano: 2021
Editora: Gutenberg
Sinopse: Penny Campion é uma jovem nobre, filha de um duque, que não quer conviver com a alta sociedade, preferindo ficar em casa cuidando dos seus animais de estimação. É uma mulher leal e caridosa, sendo incapaz de encontrar uma criatura vulnerável sem a levar para casa. Contudo, sua tia quer que ela participe de eventos sociais e se livre dos animais a todo custo. Caso contrário, Penny terá de viver afastada, no campo, com o intransigente irmão.
Gabriel Duke é um milionário que compra a casa ao lado da de Penny por saber que esta, como futura duquesa, poderá valorizar a propriedade dele. Ele é conhecido como o Duque da Ruína, pois é especialista em arruinar nobres. Quando enfim descobre que Penny corre risco de ser mandada para longe, Duke se oferece para a ajudá-la.
É então que Penny percebe que por trás de um homem aparentemente cruel existe um coração ferido. Agora, em vez dos seus amados animais, é Duke que ela deseja salvar.


Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, não se preocupe
Essa resenha é livre de spoilers
ATENÇÃO! Alerta de gatilho: menção a abuso infantil

Lady Penelope Campion está mais que feliz vivendo em companhia de seus animais resgatados. Entretanto, sua família não aceita muito bem seu estilo de vida e sua tia lhe dá um ultimato: ou ela volta a circular na sociedade ou vai para viver no interior com o irmão. Essa ameaça é terrível não somente para Penny, mas também para Gabriel Duke.

Gabriel Duke é conhecido como Duque da Ruína pelo simples fato de seu histórico em arruinar a vida de nobres. Ele comprou a casa ao lado da de Penny na esperança de renova-la e vendê-la por uma boa grana. Afinal, quem não gostaria de ser vizinho da filha de um conde? Quando descobre dos planos para Penny, ele deseja ajuda-la.


E aqui mais uma vez temos o casal onde opostos se atraem. Penny é alegre, gentil, leal, bondosa e nasceu na sociedade. Gabe é mal humorado e um tanto arredio, mas isso é só fachada para um grande coração. Suas interações são bem divertidas, já que Penny não é uma típica mulher da sociedade e quase sempre deixa Gabe de cabelo em pé com seu jeito decidido e independente de ser. Já Penny vê logo em Gabe a mesma situação de seus bichinhos de estimação: alguém que foi muito ferido durante a vida e só necessita de amor e carinho. Inclusive, as cenas deles com os animais eram bem fofinhas e também engraçadíssimas. 

Entretanto, por mais que eu tenha curtido o casal, eu fiquei bastante incomodada em alguns momentos na leitura. Em certas passagens e até conversas entre os personagens, não somente o casal, eu me sentia como se tivesse lendo um romance contemporâneo do que um próprio romance de época. Eu sei que temos a questão da liberdade poética, mas há certos detalhes que configuram o gênero do jeito que é e eu senti muito em falta em boa parte do livro.

Apesar disso, eu me diverti também com a participação dos personagens dos livros passados. Amo a amizade entre Penny, Emma, Alexandra e Nicola; como sempre estão apoiando umas as outras. Gabe junto com Ash e Chase simplesmente protagonizaram uma das melhores cenas que já li em romances de época. E claramente não vou deixar de destacar Hammond e Sra. Burns cuja interação é no mínimo inusitada, divertida e interessante.

Em relação ao alerta de gatilho, eu achei importante destacar já que é uma situação bem pesada e tem um certo destaque na história. Não foi nada romantizado e sem descrições gráficas, apenas depoimentos. Não entrarei em detalhes sobre quem ou como, mas fica aí o alerta. (Se você achou que isso foi spoiler, me desculpe mas alerta de gatilho não é spoiler #bjs)

Mesmo com sentimentos controversos, ainda foi uma boa leitura. Eu gostei bastante dos capítulos finais. Finalizei já super ansiosa pela história da Nicola, que ainda está sem lançamento previsto.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Um Casamento Conveniente (The Duchess Deal)
Livro 2 - Um Amor Conveniente (The Governess Game)

2 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Eu nem pensei em comprar o livro ainda e você já até leu ele hehe. E estava achando que era uma trilogia. Eu tenho nervoso de quando vou ler um romance de época e os comportamentos são todos errados. Se quer escrever algo assim escreva um contemporâneo então ué.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oii, não conhecia essa trilogia. O enredo é interessnate é uma pena que autora tenha fugido de um livro de época quera o objetivo do livro.
    Beijos
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)