Resenha #694: All These Monsters - Amy Tintera (HMH Books for Young Readers)

Título: All These Monsters
Título Original: ---
Autor: Amy Tintera
Série: Monsters #1
Páginas: 496
Ano: 2020
Editora: HMH Books for Young Readers
Sinopse*: Da autora de best-sellers do New York Times, Amy Tintera, uma aventura de ficção científica de alto risco sobre uma adolescente que fará de tudo para escapar de sua casa problemática - mesmo que isso signifique se juntar a um perigoso esquadrão de luta contra monstros. Perfeito para fãs de Warcross e Renegades.
Clara, de 17 anos, está pronta para revidar. Lute contra seu pai abusivo, lute contra a única vida que ela já conheceu e, acima de tudo, lute contra scrabs, os monstros que habitam a terra que estão atualmente devastando o mundo. Então, quando surge uma oportunidade para Clara se juntar a um esquadrão internacional de luta contra monstros, ela aproveita a chance.
Quando Clara começa a treinar com seus companheiros, no entanto, ela percebe o que realmente significa lutar contra monstros: músculos doloridos, exaustão e, o pior de tudo, morte. Scrabs são imprevisíveis, violentos e assustadores. Mas conforme Clara ganha confiança em suas habilidades de batalha, ela começa a perceber que os scrabs podem não ser o maior mal. Os verdadeiros monstros são aqueles que você menos espera.

Eu já conhecia o trabalho da Amy Tintera pela trilogia Ruína, que é uma ótima série que os leitores e a própria Guy Record deixaram flopar nesse país. Apesar de All These Monsters ser de uma pegada diferente (Ruína é fantasia; esse aqui é sci-fi), eu estava com bastante expectativa pela história e claramente não me decepcionei.

Há 10 anos, os scrabs começaram a aparecer por várias partes do mundo. Os scrabs são seres humanóides que diferem fisicamente dependendo do país que você se encontra, mas possuem em comum a sede de sangue e o instinto de matar.

Clara é uma jovem de dezessete anos que mora em Dallas, um dos poucos locais que não possui indício de ataque dos scrabs. Bem, essa seria a maior preocupação da moça se ela não sofresse ataques violentos das mãos de seu pai abusivo. Quando se inicia um recrutamento para lutar contra esses monstros, Clara vê nisso uma chance de escapar da violência que sofre.


Clara é uma ótima protagonista. Divertida, engraçada, leal, inteligente e, acima de tudo, bastante resiliente. Sua força de vontade de não querer voltar a sofrer os abusos verbais e violência do seu pai é o que a faz seguir em frente, mesmo arriscando sua vida ao lutar contra os scrabs. Outro ponto interessante é o fato de Clara ter descendência latina (sua mãe é mexicana), o que faz com que se tenha uma protagonista não-branca.

A narração é feita por Clara e a autora consegue passar bem toda a ambientação. Os primeiros 40% do livro são basicamente dedicados aos treinamentos, o que é bom também para você se apegar aos personagens. Clara faz parte do Time Sete, composto por pessoas de personalidade bastante distintas, mas que o perigo iminente sempre que vão a campo faz com que nasça um certo companheirismo, amizade e confiança entre eles.

Um ponto legal na história é que ela não se passa em um mundo futurista. É até engraçado ver os personagens utilizando redes sociais como youtube, tumblr e instagram. E apesar de não se explicar a origem dos scrabs, não foi algo que senti muita falta, já que a história segue um bom ritmo e os personagens são bem cativantes.

A autora também desenvolve um romance entre Clara e certo personagem, e ele foi por um caminho completamente diferente do que imaginei. Não entrarei em muitos detalhes, mas só posso dizer que todos os sinais estavam bem ali e, assim como Clara, demoramos a perceber. Importante dizer que não é algo que sobrepõe ou ofusca a história; o romance anda lado a lado com a ameaça dos scrabs.

A história também é bastante dinâmica. Há várias cenas de ação, bem descritas e narradas, principalmente na reta final. Inclusive, as duas últimas partes desse primeiro livro são cheias de revelações e traições. Ao final, temos um ótimo gancho para a continuação.

5 Comentários

  1. Oi Lu,
    Como é em inglês, infelizmente, não vou conseguir conferir.
    E confesso que não lembrava de Ruína, tive que jogar no google para saber se conhecia a autora, rs.
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OI Lu! Eu gosto da escrita da autora, pena a Galera ter esquecido a coitada e não publicar mais nada dela. Eu adoraria ter esta obra aqui. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?
    Confesso que tive que pesquisar no Google o nome da autora, porque não me lembrava no livro lançando pela Galera Record. Gostei da premissa da história. Achei interessante uma trama sci-fi que se passe em uma realidade "comum", por assim dizer. Sempre esperamos algo bem futurista de livros assim.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, eu gostei da premissa e que bom que não ser futurista acabou sendo até melhor para o enredo! Quem sabe um dia em português rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    É uma pena esse livro ainda não ter sido publicado por aqui, pois, parece ser exatamente o tipo de leitura que curto.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)