Resenha #678: O Clube Do Crime Das Quintas-Feiras - Richard Osman (Intrínseca)

Título: O Clube do Crime das Quintas-Feiras / Intrínsecos #31
Título Original: The Thursday Murder Club
Autor: Richard Osman
Série: Thrusday Murder Club #1
Páginas: 400
Ano: 2021
Editora: Intrínseca
Sinopse: Em um tranquilo vilarejo de aposentados, quatro amigos improváveis ​​se encontram semanalmente na sala Jigsaw para discutir crimes não resolvidos; juntos eles se autodenominam The Thursday Murder Club.
Quando um desenvolvedor local é encontrado morto com uma fotografia misteriosa deixada ao lado do corpo, o Thursday Murder Club de repente se vê no meio de seu primeiro caso ao vivo.
Enquanto os corpos começam a se acumular, nossa gangue heterodoxa, mas brilhante, pode pegar o assassino, antes que seja tarde demais?


É de se pensar que, quando se chega a uma certa idade na velhice, o povo só quer descansar e ficar de boas, jogando seu bingo e tudo mais, certo? Não os velhinhos de O Clube do Crime das Quintas-Feiras. Com um tom bem divertido e eu diria até fofo, vamos acompanhar quatro idosos na investigação de um assassinato. Bem, na verdade alguns assassinatos...

Os protagonistas aqui são Elizabeth, Joyce, Ibrahim e Ron. Juntos, eles forma O Clube do Crime das Quintas-Feiras, especializado em solucionar crimes antigos nunca solucionados. Esse quarteto é bastante divertido, cada um com uma personalidade bem distinta, e se metem em cada situação que a única reação é rir, principalmente da cara-de-pau de cada um.

Encabeçando a investigação oficialmente, temos os detetives Chris e Donna. Mesmo contrariados, de certa forma eles acabam aceitando a ajuda dos idosos, ao mesmo tempo que perdem um pouco da paciência com a intromissão deles. Os dois também são bastante carismáticos. Também temos a presença de um padre com um motivo bem misterioso.


A narração em sua boa parte se dá em terceira pessoa, alternada apenas com algumas entradas de Joyce em seu diário. As narrações de Joyce são as minhas favoritas porque você percebe que ela está animada de verdade verdadeira nessas investigações. De início, tudo pode parecer muito confuso, pois muitos suspeitos, muitos pontos de vistas, mas tudo conecta de uma forma brilhante. Eu sempre ouvi dizer que o humor britânico é puxado pra um tom mais irônico/sarcástico e aqui não foi diferente.

A escrita de Richard é bem direta e, junto dos personagens cativantes, faz com que a leitura seja bem divertida, engraçada e rápida. Na reta final, temos várias e várias respostas sobre os crimes cometidos. Confesso que fui bem tapeada na resolução de um deles e achei bem interessante como o autor conduziu tanto as respostas quando o destino desse criminoso.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras tem uma continuação prevista para ser lançada em setembro desse ano, que se chama The Man Who Died Twice (tradução livre, O Homem Que Morreu Duas Vezes). Espero que a Intrínseca acabe trazendo essa publicação, seja no Intrínsecos ou publicação normal, pois quero muito ver esses velhinhos de volta à ação.

7 Comentários

  1. Oi, Lu

    Lembrei do filme lá com os atores velhinhos de Hollywood. Tem cara mesmo de ser um livro divertido, mas acho que comigo funcionaria melhor na TV/Cinema.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,
    Tinha lido a resenha da Sil do Prefácio sobre essa obra e sinceramente, a premissa não me chamou muito a atenção. E vou concordar com a Tami aqui em cima, talvez como algo audiovisual funcione melhor comigo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Já tinha visto essa capa linda por aí, mas não fazia ideia que a temática era tão interessante assim. Adoro a Intrinseca, então acho que vem aí uma das próximas aquisições <3
    Beijos, Fantasma Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Eu adoro este tipo de história e admito que ter um grupo de velhinhos investigando foi o que mais me atraiu. Estou ansiosa para ler este livro e tomara que a continuação chegue aqui também. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, tudo bem?

    Confesso que pela capa esse seria um livro que não me chamaria a atenção, mas depois de ler a sua resenha fiquei curiosa para conhecer os personagens. Tenho um carinho especial por histórias que tem idosos como protagonistas e deu para perceber que a narrativa é bem divertida.

    Beijos;***
    Ariane Gisele Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu preciso MUITO ler esse, fiquei curiosa demais com a premissa e com o clube de investigação dos idosos. Só tô bem distante de vontade de ler suspense e investigação no momento, então guardarei pra quando a vontade aparecer de novo!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Does this book make people feel scary? - "The Man Who Died Twice"
    closure wigs

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)