Resenha #673: Sulwe - Lupita Nyong’o & Vashti Harrison (Rocco)

Título: Sulwe
Título Original: ---
Autor: Lupita Nyong’o
Série: ---
Páginas: 48
Ano: 2019
Editora: Rocco (Selo Rocco Pequenos Leitores)
Sinopse: Sulwe significa estrela, daquelas que aparecem no céu da meia-noite. E quem não gostaria de ter um nome desses e de brilhar feito astro celeste? Mas o que Sulwe queria mesmo era se parecer com outro astro: o sol, radiante feito a luz do meio-dia. O que nossa pequena menina não imagina é que vai embarcar numa incrível viagem pelo espaço, onde todos têm a chance de irradiar sua beleza e seu brilho. Esse é o primeiro livro da consagrada atriz e produtora de cinema Lupita Nyong’o.


Belo, sincero e rápido, Sulwe é um daqueles livros que você senta e ler, e ainda sim, não para de pensar na sua mensagem por dias.

A pequena Sulwe nunca soube explicar o porque de ser tão diferente. Em casa, na escola, onde quer que ela vá, sua cor de pele parece ser um ponto negativo para aqueles que lhe cercam. Será que ela precisa mudar por causa dessas opiniões? Que atitude ela poderia tomar?


Esse é definitivamente um livro para crianças que todo adulto deveria ler. Lupita Nyong'o apresenta uma bonita metáfora envolvendo os dilemas que uma pessoa negra encara na sociedade racista na qual vivemos. E esses dramas só se reforçam sendo contados pelo ponto de vista de uma criança. Apesar de não parecer, essa é uma obra pesada, com passagens que fazem o leitor pensar e repensar na sua atitude frente ao julgamento de outro.

Sulwe é uma doçura de personagem. Sua inocência fazem desse livro a lindeza que ele é, e transmitem um forte elo com a garotinha que cria-se com uma facilidade surpreendente. Me envolvi, sofri e ainda sim quis abraçá-la, tudo em menos de 50 páginas.

As ilustrações feitas por Vashti Harrison também são incríveis. Elas não só reforçam a ideia da narrativa como também tornam algumas situações ainda mais vívidas e tocantes. Todo o mito envolvendo dia e noite como conotação para branco e negro é perfeito. E as artes só reforçam esse sentimento de completude.

Sendo assim, Nyong'o e Harrison são uma dupla imbatível, inigualável e que merecem ter seu trabalho apreciado. Sulwe não é apenas um livro, mas sim uma lição de vida, de realidade, do quão longe pode ir a intolerância do mundo e o quanto isso afeta uma criança.

Resenha feita por Emerson Andrade (@umnerdleitor)

1 Comentários

  1. Oi Lu, me parece fofo demais, eu gosto de livros infantis mesmo sendo adulta rsrsrs quero conferir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)