Resenha #669: Os Garotos Corvos - Maggie Stiefvater (Verus)

Título: Os Garotos Corvos
Título Original: The Raven Boys
Autor: Maggie Stiefvater
Série: The Raven Cycle #1
Páginas: 376
Ano: 2013
Editora: Verus
Sinopse: Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela.
Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca.
Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco.
Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza.
De Maggie Stiefvater, autora do aclamado A Corrida de Escorpião, esta é uma nova série fascinante,­ em que a inevitabilidade da morte e a natureza do amor nos levam a lugares nunca antes imaginados.


Finalmente comecei a ler a série aclamada. Eu não tive uma boa experiência com a autora em Todos Os Santos Malditos e fiquei com receio de acontecer de novo aqui, mesmo com as pessoas me assegurando que não. Pois bem... Os Garotos Corvos é um começo um tanto tímido para uma história que promete.

Mesmo sendo um livro em sua boa parte parado e sem muitos acontecimentos revolucionários, Os Garotos Corvos teve um bom ritmo de leitura. Por ser o primeiro da série de quatro, ele é bastante introdutório tanto na mitologia sobre as linhas ley quanto em seus personagens.  


Gostei do fato da narração ser em terceira pessoa, dando assim uma ampla visão da história. A narração da me passou uma sensação bem melancólica, que até combina com a ambientação e os personagens. Os capítulos são relativamente curtos, alternando o foco da narração entre os personagens

Sobre o grupo protagonista, confesso que não consegui me apegar a nenhum deles. Não que sejam ruins; até porque, pela quantidade de personagens, achei que a Maggie conseguiu equilibrar bem o foco em cada um. Entretanto senti que faltou algo a mais. Até o presente momento, as mulheres parentas da Blue são as minhas favoritas.

Em relação à fantasia, eu adorei ver as linhas ley como fonte da magia. Eu adoro esse assunto e é praticamente impossível encontrar uma história que as tenha como elemento mágico. Há também a busca por um certo rei mágico e que pode ou não existir, que é o que une o grupo. Entretanto, nesse primeiro livro eu já percebi que o foco da série é mais nos personagens em si do que no elemento fantástico. Me disseram que foi bom logo saber disso para evitar futuras decepções.

Apesar do clima meio parado, meio morno, Os Garotos Corvos cumpriu bem seu papel de livro introdutório. Como uma fascinada pelas linhas ley, assim como o Gansey, pretendo continuar a série futuramente.

2 Comentários

  1. AAAAh, mesmo que não tenha gostado completamente, fico feliz por você ter dado uma chance. Já bateu saudade dos personagens só por ver você comentando sobre eles hahaha.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Ai que pena que tu não se ligou tanto a eles. Quem sabe com o segundo volume o surto venha (foi tanto surto que eu tatuei uma frase do livro 2 em homenagem a série), é meu favorito! Eu amooooooooo as mulheres da casa da Blue <3
    E que saudade desse universo, nossa KJNAOUSABOGUAO

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)