Resenha #648: Skyward - Brandon Sanderson (Planeta Minotauro)


Título: Skyward
Título Original: ---
Autor: Brandon Sanderson
Série: Skyward #1
Páginas: 400
Ano: 2018
Editora: Planeta (Selo Minotauro)
Sinopse: O novo épico de um dos maiores autores de ficção especulativa do mundo: Brandon Sanderson, agora na Planeta Minotauro. Nesse novo épico do aclamado autor Brandon Sanderson, o futuro da humanidade depende dos sonhos de uma garota.
Derrotada, devastada e levada quase à extinção, a raça humana se vê presa em um planeta distante, constantemente atacado por misteriosos combatentes alienígenas. Spensa, uma adolescente, anseia por se tornar piloto e se juntar à resistência. Quando descobre os restos de uma velha nave, um modelo que a garota nunca tinha visto na vida, percebe que esse sonho pode enfim se tornar realidade. 
Para isso, no entanto, a garota precisará consertar a grande nave, aprender a pilotá-la e – talvez o mais difícil – convencer a inteligência artificial que controla os restos da embarcação a ajudá-la: essa incrível nave, de alguma forma, parece ter uma alma própria. 
“Brandon Sanderson é simplesmente um escritor brilhante. Ponto.” – PATRICK ROTHFUSS, AUTOR DE O NOME DO VENTO


Skyward foi a segunda chance que dei ao Brandon Sanderson. Diferente de Coração de Aço, dessa vez ele prometeu e cumpriu.

O planeta Terra não é mais a casa da humanidade. Fugindo da extinção por completo, no passado a raça humana fugiu em naves e agora reside em cavernas em um planeta chamado Detritus. Seria tudo muito fácil se eles não vivessem em uma guerra eterna com os Krells.

No passado, o pai de Spensa desertou de seus amigos em uma batalha importante e desde então é conhecido como covarde. Agora, Spensa tem a oportunidade de se tornar uma piloto e não vai desistir de seu sonho, enquanto nesse meio tempo ela tenta descobrir o que realmente aconteceu com seu pai. Mas há pessoas que não desejam ver Spensa formada e ela vai contar com a ajuda de uma velha nave para atingir o seu objetivo: conquistar as estrelas.


Como uma boa fã de sci-fi, batalhas intergaláticas e vida no espaço, Skyward foi tudo o que eu esperava e mais um pouco. Logo nas primeiras páginas, já temos cenas de ação, com a FDD lutando contra os Krells. Inclusive ação é que não falta durante o livro e as cenas são muito bem descritas.

Spensa "Spin" Nightshade é uma ótima protagonista. De início ela é bem o clichê do personagem bem esquentadinho e impulsivo que quer ser o melhor de tudo e limpar a honra da família. Sempre com uma resposta na ponta da língua, ela também é determinada, corajosa e leal.

Ao longo do livro, Spin tem um baita crescimento e evolução. Boa parte de sua impulsividade vem da raiva que sente do modo como seu pai é lembrado. Em seu treinamento ela vai descobrir mais informações do que realmente aconteceu naquela fatídica batalha, o que a fará rever todo seu conhecimento sobre seu pai e a FDD (Força Defensiva Desafiadora).

A construção de mundo do Sanderson não deixa a desejar. As suas descrições são bem assertivas no que é necessário para a ambientação. E, assim como Spensa, vamos descobrir que há bem mais sobre a guerra entre humanos e Krells do que a FDD conta.

Os personagens secundários são MARAVILHOSOS!! A Esquadrilha Celeste me lembrou muito meu Squad 312 (Aurora Rising): personalidades diferentes mas que no final acabam formando uma grande equipe. Boa parte da história aqui foca no treinamento para piloto e acompanhamos alegrias e tristezas dessa equipe. Um destaque para a nave M-Bot e seu senso de humor super gostosinho. As interações com Spensa são as mais divertidas possível.

Na reta final, temos uma baita sequência de ação de tirar o fôlego e deixar o coração na mão. O bom é que o Sanderson nos recompensa com informações sobre os Krells de cair o queixo. Só sei que estou bem animada e já quero a continuação.

1 Comentários

  1. Oi, Lu

    Que bom que foi uma experiência tão boa. Eu tô com trauma de sci-fi depois de "É assim que se perde a guerra do tempo", apesar de que esse parece ser tranquilo nesse sentido. Tomara que a continuação seja bacana!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)