Música #53: Hozier


E a indicação musica de hoje é essa gostosura de homem talentoso, Hozier

Andrew John Hozier-Byrne (nascido em 17 de março de 1990), conhecido profissionalmente como Hozier, é um cantor, compositor e músico irlandês. A música de Hozier se baseia principalmente nos gêneros folk, soul e blues, muitas vezes usando temas religiosos e literários em seu trabalho. Ele teve sua descoberta internacional depois de lançar seu single de estreia "Take Me to Church", que foi certificado multi-platina em vários países, incluindo os EUA, Reino Unido e Canadá.

Criado em County Wicklow, Hozier lançou seu primeiro EP em 2013, com o single "Take Me to Church", que se tornou um hit de rock nas rádios dos Estados Unidos e alcançou a posição número dois na Billboard Hot 100. Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em março de 2014 para aclamação da crítica. Foi certificado 6 × platina na Irlanda e multi-platina em vários países.

Em setembro de 2018, Hozier lançou um EP intitulado Nina Cried Power, que apresentava a faixa-título como single, alcançando o primeiro lugar na parada de canções alternativas adultas da Billboard. Ele lançou seu segundo álbum no topo das paradas, Wasteland, Baby !, em março de 2019, que estreou no topo da parada de álbuns irlandesa e da Billboard 200, e desde então foi certificado com ouro nos EUA.

Andrew John Hozier-Byrne nasceu em 17 de março de 1990, em Bray, County Wicklow, Irlanda. Seu pai, John Byrne, é um baterista de blues local cujo trabalho diurno era trabalhando em um banco; sua mãe, Raine Hozier-Byrne, é uma artista. Hozier cresceu no interior da Irlanda, perto da vila de Delgany.

Quando criança, Hozier se identificou como um "palhaço da turma" e um "aluno sem foco", chamando a escola de "pesadelo monótono". Em sua infância, ele trabalhou uma vez "limpando banheiros em um golfe clube ", que descreveu como uma" boa experiência de trabalho árduo ". Hozier escreve canções desde os 15 anos de idade. Hozier aprendeu violão sozinho e cantou no coral da escola. Ele frequentou a Delgany National School e a St. Gerard's School antes de começar a estudar Educação Musical (BMusEd) no Trinity College, Dublin. Ele foi recusado pelo adiamento de um ano pela faculdade após faltar aos exames para gravar demos para uma gravadora.

Enquanto estava na Trinity, Hozier se envolveu com a Trinity Orchestra. Ele foi membro do grupo coral Anúna de 2007 a 2012 e aparece como solista em seu lançamento Illuminations de 2014 cantando "La Chanson de Mardi Gras". Ele viajou e cantou com o grupo internacionalmente, incluindo apresentações na Noruega e na Holanda. Hozier tocou no Festival Oxegen em 2009 e 2010. Em 2011, ele abriu uma apresentação para Alex Winston em Dublin. Em 2012, Hozier apareceu como cantor de apoio para Billy Ocean. A demo aproximada de Take Me to Church resultou em ele assinar com o selo indie Rubyworks Records.

Hozier lançou sua peça estendida de estreia Take Me to Church, em 3 de julho de 2013, que apareceu na Billboard 200. Ele inicialmente gravou demos de faixas em seu estúdio no sótão antes de trabalhar no álbum com o produtor Rob Kirwan. O single titular, "Take Me to Church", foi lançado em setembro de 2013. O videoclipe, aludindo a temas de homofobia, foi lançado no mesmo mês, tendo sido criado com um "orçamento apertado" e filmado inteiramente em preto-e-branco. O vídeo foi posteriormente compartilhado pelo ator Stephen Fry, aparecendo na página inicial do Reddit, e posteriormente se tornando viral. "Take Me to Church" viu Hozier ascender à proeminência, com a canção alcançando as cinco primeiras posições em todo o mundo e ganhando certificações multi-platina; a canção também foi aclamada pela crítica por seu lirismo e mensagens. A faixa final do EP, "Cherry Wine", apareceu no filme de Zach Braff Wish I Was Here, escolhida por suas "letras e poesia comoventes". Mais tarde, foi apresentado no Late Late Show. Em 2014, Hozier lançou seu segundo EP, From Eden.

Hozier lançou seu álbum homônimo, Hozier, em 19 de setembro de 2014, incluindo faixas de suas duas primeiras peças estendidas. O álbum foi inspirado na música folk, R&B e blues. Hozier teve sucesso de crítica; Helen Brown do The Telegraph observou que era "um emaranhado lírico intenso e jovem de religião e obsessão romântica que regularmente o encontra equilibrado 'entre o amor e o abuso'". Hozier alcançou o primeiro lugar na Irlanda e terminou em segundo lugar na Billboard 200 dos EUA. O álbum é certificado 2x platina no Reino Unido e nos EUA. Após o lançamento de "Take Me to Church", o disco lançou cinco singles lançados de 2014 a 2016: "From Eden", "Sedated", "Work Song", Someone New","Jackie and Wilson" e "Cherry Wine" que todos apareceram no Irish Singles Chart. Os videoclipes de "From Eden", "Someone New"e "Cherry Wine" apresentavam as atrizes Katie McGrath, Natalie Dormer e Saoirse Ronan, respectivamente. Ele embarcou em uma turnê americana e europeia para divulgar o álbum.

"Take Me to Church" foi posteriormente nomeado no 57º Grammy Awards de Canção do Ano em 2015. No show de premiação, ele cantou a música com Annie Lennox, e mais tarde no Billboard Music Awards de 2015. Em 12 de novembro de 2015, ele ganhou o VH1 Artista do Ano, um prêmio votado por fãs. Na cerimônia, ele cantou "Take Me to Church" e "Blackbird" dos Beatles com a cantora Tori Kelly. Em junho de 2016, Hozier lançou a música "Better Love" como parte da trilha sonora de Legend of Tarzan. Hozier posteriormente teve um hiato de um ano em seu trabalho, voltando para a Irlanda para "reconectar-se" após a turnê de seu álbum de estreia.

Em setembro de 2018, Hozier voltou com o lançamento de Nina Cried Power. O álbum conta com a colaboração de Mavis Staples na faixa titular. Ele lançou o primeiro single de seu segundo álbum de estúdio, "Movement", em 14 de novembro de 2018, junto com um videoclipe. O segundo álbum de Hozier, Wasteland, Baby !, foi lançado em 1º de março de 2019, incluindo faixas de seu EP anterior. Os elementos temáticos do álbum giram em torno de sua interpretação do apocalipse enquanto procura por elementos temáticos de romance e redenção. As resenhas foram amplamente positivas; Elisabeth Woronzoff do PopMatters afirmou que "ilumina a habilidade do artista e a visão de seu ofício ... [e] que [...] oferece enquanto edifica o artista como uma voz impactante no mundo arte e ativismo esfera". O álbum estreou no topo da Irish Albums Chart e da Billboard 200, o primeiro lançamento de Hozier número um nos Estados Unidos.
 Wasteland Baby! desde então, foi certificado como prata no Reino Unido e ouro nos Estados Unidos.

Após o lançamento de Wasteland, Baby !, Hozier embarcou em uma turnê mundial pela América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Europa para promover o álbum. Terra devastada, bebê! lançou mais dois singles lançados em 2019, que estreou no Irish Singles Chart: "Almost (Sweet Music)" e "Dinner and Diatribes"; o videoclipe da última faixa apresenta uma participação da atriz Anya Taylor-Joy. Ele foi o headliner de encerramento do Railbird Festival inaugural realizado no terreno da pista de cavalos Keeneland em Lexington, Kentucky. Hozier foi um dos headliners do Electric Picnic 2019, um festival de três dias realizado na Irlanda de 30 de agosto a 1º de setembro. Ele se apresentou no Festival de Glastonbury 2019, um festival de cinco dias realizado em junho na Inglaterra. Ele também se apresentou no Lollapalooza 2019, um festival de música de quatro dias realizado em Chicago em agosto.

Em março e abril de 2020, Hozier fez várias apresentações ao vivo no Instagram e no Facebook para arrecadar dinheiro e conscientizar a Sociedade Irlandesa para a Prevenção da Crueldade contra Crianças (ISPCC) durante a pandemia de coronavírus de 2020. Em 27 de março, ele se apresentou no Late Late Show. Em 14 de abril, ele anunciou que estava lançando sua capa de "The Parting Glass" para streaming em todas as plataformas, com a renda indo para o ISPCC. Em 26 de junho de 2020, Hozier participou de um especial de arrecadação de fundos da RTÉ, RTÉ Does Comic Relief, com a receita destinada às vítimas da pandemia COVID-19. Para o especial, ele apresentou um cover de "Bridge Over Troubled Water" em Croke Park, e fez um esboço com a comediante irlandesa Aisling Bea.

Como resultado de sua educação no campo, muitas de suas primeiras exposições musicais vieram da coleção de discos de seus pais de blues, jazz e soul, incorporando artistas como John Lee Hooker, Muddy Waters, Bukka White e Tom Waits. As primeiras memórias musicais de Hozier foram tiradas da carreira de seu pai como baterista tocando música em Dublin. Ele afirmou que sua educação musical foi "fundamentada" em artistas de blues de Chicago, como John Lee Hooker, Otis Redding e Nina Simone, a quem ele presta homenagem na faixa "Nina Cried Power". Quando criança, ele era um fã das bandas Stereophonics e Daft Punk. Sua inspiração se inspira principalmente na arte irlandesa e negra; ele disse que as "raízes" do jazz, rock, soul e R&B foram amplamente moldadas pela cultura negra e encontram importância em "creditar o legado que você está creditando". Seu trabalho de guitarra é inspirado no folk celta, bem como nos músicos Ali Farka Toure e Tinariwen. Hozier afirmou que "as melhores vocalistas que posso pensar são mulheres". Musicalmente, Hozier listou Aretha Franklin, Johnny Cash, Woody Guthrie, Van Morrison, Ella Fitzgerald, St Vincent, Feist, Little Green Cars, Paul Simon, Willie Dixon e Lisa Hannigan como influências musicais e vocais.

Hozier afirma que sua escrita difere com base no ponto de partida; variando de um dístico e ideia lírica, ou um gancho musical que ele "carne [es] de um ponto bastante embrionário". Letras "de longe levam [ele] mais tempo", descrevendo um "processo lento de repetição" enquanto "não se apóia muito em frases prolixas" para manter a integridade do sentimento. Seu processo é descrito como "trabalho lento e metódico" e ele é "meticuloso" quanto à formulação; ele afirmou que "pode ​​defender qualquer ideia no momento em que alguém a ouve, porque ele a colocou em uma peneira sete vezes". Suas letras geralmente contêm referências literárias vívidas e extraem imagens da natureza e da religião; tendem a se concentrar em temas de relacionamentos românticos, amor e política. Hozier descartou comparações de sua obra com a poesia, afirmando que considerá-la tal "seria um desserviço à própria poesia". A "subversão das normas sociais" desempenha um papel em sua música, que muitas vezes discute o desafio dos organizados religião e convenção social. Hozier faz referência ao conceito irlandês de craic, que ele interpreta como uma subversão das normas sociais e do auto-respeito, e afirmou "se os irlandeses não estão tirando sarro de alguma coisa, qual é o objetivo mesmo." A composição de Hozier foi influenciada pela música e folclore irlandeses, bem como pelos poetas Seamus Heaney e WB Yeats. Ele disse que seu primeiro registro continha um "aspecto de conto de fadas" influenciado por Oscar Wilde.

Steve Baltin da Forbes afirmou que estudar brevemente a teoria da música na faculdade influenciou o som de Hozier, e que ele escreve de uma perspectiva "socialmente consciente". Hozier afirmou que acredita que "o pessoal é político"; muito de seu trabalho contém referências diretas a eventos atuais. O videoclipe "Take Me to Church" apresenta dois homens em um relacionamento do mesmo sexo e destaca as injustiças e violência perpetrada contra membros da comunidade LGBT. O vídeo foi inspirado em vídeos de crimes violentos contra gays na Rússia. O videoclipe da música "Cherry Wine" foi lançado para aumentar a conscientização sobre a violência doméstica. "Nina Cried Power" é uma canção que destaca artistas como Nina Simone, Bob Dylan e Mavis Staples, cujo trabalho assume uma postura de justiça política ou social. O videoclipe apresenta ativistas irlandeses ao lado de filmagens de protesto. "Be" também contém muitas alusões ao aumento do nível do mar e crises de refugiados, fazendo referência ao presidente Donald Trump e O Aprendiz. Em novembro de 2019, Hozier lançou uma nova música intitulada "Jackboot Jump", após apresentações ao vivo dela na turnê. Esta canção, além de ser uma referência direta ao 1984 de George Orwell, alude a manifestações sociais em Hong Kong, Rússia e na América. Em 2019, Hozier cantou uma música inédita durante a turnê intitulada "But the Wages", que se refere ao aumento das temperaturas, bem como a tumultos em todo o mundo, enquanto os salários permanecem os mesmos.

Hozier reside na Irlanda. Ele tem as últimas palavras do poeta irlandês Seamus Heaney, tatuadas em seu braço: "noli timere", que se traduz como "não tenha medo". Ele se identifica como agnóstico. Embora tenha admitido em 2019 que raramente vai à igreja, exceto em funerais e casamentos, Hozier admira a religião quaker por seu pacifismo e seu sentimento anti-guerra. Hozier está especialmente interessado em como as pessoas usam as instituições religiosas para alegar "infalibilidade" a fim de obter controle e poder sobre os outros. Ele declarou que uma lição positiva que aprendeu com sua educação religiosa foi "procurar a centelha do divino em cada indivíduo" e "tratar a todos" como se estivessem olhando "a mente e a face de Deus".

Hozier faz parte da Home Sweet Home, uma organização liderada por celebridades como Saoirse Ronan e Glen Hansard. Em 2016, a organização ocupou ilegalmente um prédio de escritórios em Dublin para abrigar 31 famílias desabrigadas. Hozier, que teve uma educação protestante na fé quacre, é um crítico aberto da Igreja Católica. Ele mostrou apoio ao referendo irlandês sobre o aborto e afirmou sentir "orgulho" de sua geração e do processo democrático após a votação. Em 5 de junho de 2020, Hozier anunciou que todos os royalties de sua canção "Jackboot Jump" iriam para a NAACP e Black Lives Matter após os protestos de George Floyd.

Aff não tem mais o que falar. Apenas amo demais todo o trabalho do Hozier, espero um dia poder conferir um show ao vivo e ansiosa pelo seu próximo álbum.

- Música favorita - Movement (faixa 3 do álbum Wasteland, Baby!)


- Primeira música que ouvi - Take Me To Church (faixa 1 do álbum Hozier)


- Último clipe lançado - Almost (Sweet Music) (faixa 2 do álbum Wasteland, Baby!)



Álbuns
- Hozier (2014)
- Wasteland, Baby! (2019)

Singles
- Take Me To Church
- From Eden
- Sedated
- Work Song
- Someone New
- Jackie & Wilson
- Cherry Wine
- Better Love
- Nina Cried Love (feat Maple Staples)
- Movement
- Almost (Sweet Music)
- Dinner & Diatribes
- The Bones (remix) (with Mareen Morris)
- Jackboot Jump
- The Parting Glass

EP
- Take Me To Church
- From Eden
- Live in America
- Nina Cried Power

5 Comentários

  1. Oieee!
    Dele só conhecia mesmo Take Me To Church, que adoro, inclusive.
    Adorei saber mais sobre tanto a música quanto ele.
    E adorei a Almost!
    Vou procurar escutar mais.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  2. Gente esse homem é muito gato! Mas eu só conheço duas músicas dele, e eu amo o clipe de Cherryy wine, é muito bom.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Tudo bom?
    EU AMO TANTO AS MÚSICAS DESTE HOMEM!!!!!!! Take me to church acho que é minha favorita e a que eu mais ouvi, tá na lista do 'mais ouvi na vida' também. Sdds.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que estamos em sintonia kkkk. Eu adoro Hozier e este mês estou ouvindo apenas ele o tempo todo kkkkkkk. Curiosamente, minha música favorita também é Movement e a primeira que ouvi foi Take Me Church.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, tudo bem? Eu realmente não conhecia, mas escutando os clipes selecionados achei a voz dele linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)