Série #68: Bridgerton


Sinopse: Bridgerton apresenta o mundo sensual, luxuoso e competitivo da alta sociedade de Londres do século 19. Na época, a família Bridgerton, composta por oito irmãos, se esforça para lidar com o mercado de casamentos, os bailes suntuosos de Mayfair e os palácios aristocráticos de Park Lane.
Criação: Chris Van Dusen
Produção: Chris Van Dusen, Shonda Rhimes, Betsy Beers, Julie Anne Robinson
Elenco: Phoebe Dynevor, Regé-Jean Page, Julie Andrews, Jonathan Bailey, Luke Thompson, Nicola Coughlan, Luke Newton, Claudia Jessie, Ruby Barker, Ruth Gemmell, Adjoa Andoh, Polly Walker, Sabrina Bartlett, Ben Miller, Golda Rosheuvel, entre outros

No dia 25 de dezembro, os leitores com certeza ganharam o melhor presente de Natal que poderiam pedir: a estreia da série Bridgerton na Netflix. Inspirada na série de livros Os Bridgertons e produzida em parceria com a Shonda Rhimes, eu maratonei tudo no mesmo dia (um grande milagre de Natal, vide o tamanho dos episódios) e estou aqui ansiosa pela próxima temporada.

Como já se foi anunciado, essa primeira temporada abrange boa parte do livro O Duque e Eu, enquanto inseria a história de outros personagens. Nesse quesito, a série acertou em cheio na adaptação. Claramente nem tudo seria fiel ao livro, mas as mudanças feitas acrescentaram bastante na história.

Já aviso que poderá haver comparações com os livros porque né...

Em relação ao roteiro envolvendo Daphne e Simon, a série acertou na adaptação do livro. O roteiro trouxe os pontos essenciais e pontos importantes da história do casal. Daphne (Phoebe Dynevor) aqui é uma personagem que começa um tanto apática, mas ela vai ganhando força, voz e confiança em si mesma ao longo da temporada, como já foi ressaltado em várias críticas que vocês já devem ter lido. Regé Jean-Page entregou um ótimo Simon e soube expressar as nuances do personagem. Além disso, o casal tem uma boa química em cena.

Em paralelo à história de Simon e Daphne, a série nos vai apresentando outros personagens. Tudo bem que boa parte ficou meio perdida até mais ou menos o episódio cinco, mas é até compreensível visto o foco da temporada. Com certeza o destaque desses secundários vai para Eloise (Claudia Jessie). Na época que li, achei ela uma personagem bem neutra, mas gostei da sua personalidade militante e desafiadora das regras da sociedade na época. As cenas com Benedict (Luke Thompson) foram maravilhosas e adorei a cumplicidade entre os irmãos.

Penelope, uma personagem querida de muitos leitores, também foi maravilhosamente interpretada pela Nicola Coughan e, sinceramente, não vejo mais outra atriz em seu lugar. Gostei também dessa adição de história nos Featherington, que é uma família bastante citada nos livros.

Em contrapartida, muito se queixou de Anthony (Jonathan Bailey), que aqui está no seu ápice da sua chatice. Não lembro dele ser tão chato nos livros, mas na série está demais. Me incomodei bastante no modo como seu personagem tratava Violet, que passa bem longe das atitudes do personagem em relação à sua mãe nos livros. Espero que isso seja remediado ao longo da série (aqui estou imaginando que ela será renovada até todo mundo está casado bonitinho)

Violet (Ruth Gemmell) foi uma personagem que perdeu um pouco da sua personalidade na adaptação, mas ela tem seus momentos de brilhar e colocar Anthony no seu lugar. O mesmo aconteceu com Lady Danbury (Adjoa Andoh); ícone que sempre roubava a atenção em cena, mas que está menos rabugenta. Inclusive, amei sua cumplicidade com Simon, algo que é dito nos livros mas aqui foi mais explorado.

Outro personagem que perdeu seu brilho foi Colin (Luke Newton). Sinceramente, o comilão da família passou a temporada toda sem comer nada e achei isso um absurdo. Brincadeiras à parte, creio que isso se deve do seu plot ser junto ao de Marina (Ruby Baker), personagem que apenas é citada vagamente no livro cinco, mas que aqui teve todo um pano de fundo bem interessante e importante para entender suas atitudes futuras.

Apesar dos roteiristas terem acertado nas mudanças, além da chatice do Anthony, o fato de revelarem a Lady Whistledown (Julie Andrews) ao final da temporada chateou muitos fãs. No meu ver, eu acho que a série já jogou na cara essa grande revelação pelo fato que a galera ia atrás de qualquer forma saber quem é. Outra mudança bastante relevante foi a questão da fatídica cena entre Daphne e Simon, que foi bastante suavizada. (Sim, gente, aceitem que aquilo foi estupro e não passem pano só porque os papeis estão invertidos.)

A adição da Rainha Charlotte (Golda Rosheuvel) foi bem acertada, assim como os negros e outras etnias na sociedade londrina. Muito se reclamou na época da escolha do Simon, mas depois dessa temporada vai ser difícil não ver mais o Regé como o personagem. E essa thread explica muito bem como essa escolha não está errada historicamente.

No geral, a série acertou em vários detalhes e nas suas mudanças. O último episódio deixou já pontas na história para que outros personagens sejam explorados. Se forem seguir a ordem, na próxima temporada teremos Anthony e Kate. Boatos que ela já foi renovada para uma segunda temporada, mas nada confirmado pelos meios oficiais. Só nos resta esperar.

Essa primeira temporada tem oito episódios, de uma hora de duração cada um. Lembram do milagre que comentei lá no começo do texto? Pois bem... eu maratonei toda essa temporada no mesmo dia que saiu. Eu não sou uma pessoa muito fã de episódios longos, mas em Bridgerton você não vê o tempo passar e já quer começar o próximo quando finaliza um.


10 Comentários

  1. Olá, Luiza.
    Nossa opinião foi parecida em tudo hehe. Não aguento mais ver esse povo reclamando de tudo na série. Achei tudo tão bom hehe. Só não gostei mesmo do Colin porque ele era o personagem que brilhava nos livros, mas de resto achei que ficou bem parecido. Tem tanta série ruim por ai que meu medo de mudarem tudo era enorme mas não aconteceu. Eu não lembro da Eloise assim, quem eu lembro que era assim era a Hyacinth, mas não dava para colocar ela porque ela ainda é criança hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Estou gostando da série, estou vendo um episódio por dia, estou com pena de acabar rsrsrs
    Aproveitando para desejar um feliz 2021, que esse ano novo venha repleto de saúde, positividade, esperança e muita energia boa.
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa | Instagram | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito da Daphne e o livro um para mim foi bom, mas teve outros melhores. Por isso não me animei tanto para assistir, embora a série tenha vários elogios. Adorei a representatividade do Simon na série, mesmo que o pessoal tenha falado besteira com isso.

    Feliz ano novo!!
    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Gostei muuuuito do resultado final!
    Violet realmente perdeu um pouco daquela personalidade forte dela, mas ao todo funcionou, principalmente no início com o Anthony.
    Simon é PERFEITOOOOOOOOO!
    beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu! Que bom que foi uma experiência boa para você. Nos últimos dias vi muita discussão sobre a série, tanto com opiniões positivas quanto negativas. De fato chamou a atenção. Feliz 2021! Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Luiza, tudo bem?
    Li muitos comentários positivos, então estou bem animada para assistir.
    Feliz 2021!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ei Lu, tudo jóia? Sendo bem sincera levando em consideração essa primeira temporada eu ainda fico com os livros. Assim, eu acho que foi uma boa adaptação, mas os meus personagens dos livros ficaram com as personalidades meio distorcidas na série. Isso me incomodou muito, principalmente o Anthony, concordo com você, o personagem ficou insuportável, bem longe da realidade, nem no lindo O Duque e Eu ele era tão ignorante e sem noção. Mas a série foi muito bem feita, a adaptação ficou cenas belíssimas, e o Simon é uma verdadeira graça. E a atriz que interpretou a Penélope é maravilhosa, como você mesmo disse. Beijo!

    Books House

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, pobre Colin, espero que brilhe ao menos na próxima vez rsrsrsrs E eu adorei também a série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi
    eu gostei da série apesar das diferenças, Eloise realmente foi um grande Destaque e senti falta do Colin comendo, espero que seja renovada.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie Lu
    Primeiramente: feliz ano novo! Que esse ano seja um ano de ótimas leituras, né?
    vamos combinar mesmo: se não tivesse sido pela série, a galera ia coorrer pro Google saber quem ia ser a Lady Whistledown, né?
    MARINA ME FEZ PASSAR RAIVA, pq essa era eu shippando Colin e Pen muito antes deles darem cert oKKKKK
    mas fiquei feliz de ter lido os livros antes de ver a serie e poder comparar um pouquinho também
    tambem gostei bastante da adaptação :D
    ja queremos mais, né?

    #DuqueGatão

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)