Título Original: Coco
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.
Elenco: Anthony Gonzalez (III), Benjamim Bratt, Gael Garcia Bernal, Edward James Olmos, Alanna Ubach, Jaime Camil, Luiz Valdez, Selene Luna, entre outros
Duração: 105min
Roteiro: Adrian Molina
Produção: Darla K. Anderson, John Lasseter
Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina


Remember me, though I have to say goodbye... Remember me, don't let it make you cry...

Coco - ou em bom título brasileiro, Viva - A Vida é uma Festa - foi uma das animações que deram o que falar no ano passado e no Oscar esse ano. Com o pano de fundo do Día de Los Muertos, a animação foca em Miguel e seu amor pela música, apesar de sua família ter uma péssima relação com música em geral.


Pra mim, a maior mensagem do filme foi com o apoio da família, você vai longe. E de fato é verdade. Miguel só entra em confusão justamente porque sua família não o apoia no quesito musical. Eu sempre tive o apoio da minha família nas decisões sobre meu futuro, mas pra quem não teve, essa questão deve ter batido no fundo da alma.


Outro ponto interessante é a lembrança dos que já partiram. A questão da ofrenda que alguns fazem para seus entes queridos que morreram; assim como os que não fazem nada para eles e esses são esquecidos. É interessante como o filme coloca esse contraste.

Eu acho interessante como o Día de Los Muertos é comemorado no México. Aqui no Brasil, é um dia bem fúnebre, mas lá eles comemoram com muita alegria e festa. Isso é passado nas telas, com o colorido jorrando em toda a animação, principalmente na Terra dos Mortos.


Disney como sempre, causando. Nunca pensei que nessa animação teria um plot twist como teve. Eu fiquei PASSADISSIMA NA BR porque foi aquele caso de que tudo estava na nossa frente, mas não percebemos. Well done, Disney.. Well done.


Coco levou dois Oscars esse ano: Melhor Animação e Melhor Música Original. Animação eu não tenho muito o que comentar porque não vi as outras, porém pelos comentários que li, ela realmente iria ganhar. Quando a Melhor Música Original, eu tenho minhas ressalvas. OK que Remember Me tem uma melodia e letra linda, mas creio que This Is Me (O Rei do Show) deveria ter levado. Como meus amigos comentaram e eu concordo, a música tem muito mais impacto dentro e fora do filme, assim como sua letra tem muito a ver com a sociedade atual.


Alguns anos atrás foi lançado um filme que também tem como temática Día de los Muertos. Festa no Céu (The Book of Life) não teve tanta divulgação ou impacto como teve Coco, mas é um filme lindo de se conferir. No mais, Disney mais uma vez acertou em animações e Viva - A Vida É uma Festa é de agradar a todos os públicos.



Considerações finais
- Amei ouvir meu marido Gael Garcia Bernal cantar e é isso.

Claro que eu lembro de você, seu lindo!
- Eu não sou uma pessoa muito dada a violência (imagina!), mas em uma certa cena eu quis quebrar a cara de uma certa personagem. Moça, isso não se faz!!
- Dimple. No dimple. Dimple. No dimple. Dimple. No dimple