Resenha #163: Sussurro Noturno - Gabrielle Venâncio Ruas (Selo Jovem)

Título: Sussurro Noturno
Título Original: ---
Autor: Gabrielle Venâncio Ruas
Série: Angellore A Divina Conspiração #1
Páginas: 260
Ano: 2015
Editora: Selo Jovem
Sinopse: Olívia Giacomelli é uma agente de polícia especializada em complexos casos de assassinato. Competente, ela sempre conseguira resolver com êxito cada um deles, nunca encerrando um crime sem solucioná-lo. No entanto, uma sequência de mortes misteriosas vinha ocorrendo desde 2007. Perturbada com a falta de pistas, Olívia começa a investigar os incidentes mais a fundo, até que, em um suposto suicídio na UFMG, ela encontra uma pena negra.
Enquanto isso, Sophie, uma jovem universitária, tenta superar a ausência da família, que morrera num trágico acidente de carro no Réveillon de 2008. A polícia nunca foi capaz de explicar o que ocasionou a tragédia nem o estranho desaparecimento do corpo do padrasto. Como se não bastasse, ela passa a ser atormentada por sombras, que, ocultas na escuridão, a perseguem obstinadamente. É quando ela conhece Nicolae: reservado e enigmático, ele parece rondar Sophie e, ao que tudo indica, esconde segredos que envolvem diretamente sua vida.
Numa busca por respostas, os caminhos de Sophie e de Olívia se cruzam, e ambas se deparam com uma realidade aterradora. Elas se veem em meio a uma batalha invisível que desde sempre era travada por seres sobrenaturais: os angellores. Agora, elas estão num terreno obscuro e assustador, e precisarão se arriscar para descobrir a verdade, que mudará suas vidas para sempre.


Desde a primeira vez que li uma resenha sobre esse livro, eu anotei no caderninho como “livro que tenho de ler algum dia”. Felizmente, o destino colocou a Gabi (olha a intimidade) na minha vida por meio da Fabi (Pausa Para Pitacos) e consegui realizar a vontade. E posso dizer que a espera valeu.

A história é narrada em primeira pessoa por Sophie, Olivia e um narrador misterioso (que implorei pra Gabi me dizer, mas meu pedido foi recusado #todoschora). Então é aí que você se pergunta: o que tem em comum uma estudante universitária e uma investigadora? Calma, pequeno gafanhoto, que logo suas perguntas terão respostas.

Sophie e Olivia foram personagens que me ganharam logo de cara. Mesmo com a morte de sua família e a falta que ela faz, Sophie não é uma menina de ficar se lamuriando pelos cantos, querendo se esconder nas sombras de qualquer lugar que ela esteja. Sophie tenta seguir sua vida em frente porque sabe que isso é o que sua família queria. Gente com a gente, sofre nas mãos de professores na universidade (o que me identifiquei horrores), tem amigos que pode contar tudo - literalmente tudo. A única coisa adversa na sua vida é o porquê dela sempre ter visto sombras e estas acompanhadas por um cheiro de morte.

Olivia é uma investigadora que acredita que tudo é preto e branco. Quando ela se vê com alguns casos que nem a ciência consegue achar solução, ela precisa deixar seu ceticismo de lado caso queira encontrar o culpado de uma série de assassinatos. Espero saber mais sobre ela no próximo livro.


Dois personagens que roubaram também a cena são Fernando e Kati, amigos de Sophie. No meio de toda loucura que acontece na sua vida, os dois estão ali dando apoio para o que der e vier. No começo, Fernando me deu raivinha por causa de alguns comentários que ele fazia sobre Sophie, mas depois de uma certa atitude, ele ganhou meu perdão.

Um detalhe que gostei bastante na história foi o fato de Sophie e Olivia não ficaram relutantes em aceitar que existem angellores, khaos, lordes da escuridão e tudo mais que envolva sobrenatural. Se tem uma coisa que já deu foi essa da galera querer acreditar que algo sobrenatural está acontecendo. Cansei desse mimimi. De primeira, eu achei que Olivia ia ser desse time, mas graças a Helyôn não aconteceu.

À medida que a história vai avançando, várias perguntas vão surgindo - e criei altas teorias também. Quando elas foram respondidas, eu fiquei WOW!! A mitologia que Gabrielle criou para sua história é muito rica em detalhes e é bem perceptível que ela fez toda uma pesquisa em várias outras mitologias, mesclando-as e gerando um trabalho incrível.

Belo Horizonte é uma metrópole brasileira cravada entre serras e montes. Durante o dia, a cidade é como qualquer outra: trânsito caótico, habitantes apressados, rotinas comuns. Mas ninguém conhece a Belo Horizonte noturna, onde sombras e monstros se escondem na escuridão, esgueirando-se por entre casas e ruas, perseguindo inocentes e consumindo almas com voracidade alucinante. Essas criaturas são chamadas khaos, alguns dos seres mais destrutivos e sinistros que vagam pelo nosso mundo. Para combatê-los, são enviados periodicamente à Terra os ceifadores da morte – ou angellores, como foram nomeados por Deus. Eles têm por missão liquidar os khaos e guiar as almas errantes para o seu destino final, seja este céu ou inferno. Não se engane, porém: essa tarefa é mais complexa do que se pode imaginar...

Confesso que tenho uma certa dificuldade em visualizar cenas de luta e ação em livros. Já aqui não tive esse problema. Essas cenas são bem escritas e clara, que eu consegui visualizar muito bem. Agora o que gostei mesmo foram as armas e seus nomes. Gente, achei isso demais!

Terminei Sussurro Noturno já na expectativa para Essência. Pressinto que a continuação será de tirar o fôlego.

“Já fomos chamados de muitas coisas. [...] Valquírias, numa época em que somente mulheres vinham cumprir missões na Terra. A Morte, na aurora do mundo. Na Idade Média, nos eram nomes como Anjos da Morte, Anjos Negros e Carrascos. Hoje em dia, somos conhecidos como Ceifadores da Morte ou Caçadores. Mas nenhuma dessas definições corresponde à nossa verdadeira designação em essência. Deve nos chamar de angellores.”

24 Comentários

  1. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Mais um livro que eu conheço aqui e fico com vontade de ler!!!! Eu gosto muito de sobrenatural e gosto muito de tramas policiais, só por ter unido os dois gêneros no mesmo enredo a autora já me ganhou!!! Gente e essas sombras com cheiro de morte??? Uau!!! Já me deixou empolgada, pois sei que é justamente por isso que de repente ela poderá ajudar na investigação dos assassinatos. Foi para a lista com certeza!!!! Adorei sua resenha!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza!
    Já li vários comentários positivos desse livro e tenho bastante vontade de ler. Que bom saber que você gostou tanto!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. não conhecia esse livro,a capa é bem impactante rsrs

    http://blogdamaryoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oioi bonita!

    Eu amo livros de sobrenatural e quando tem o gênero policial no meio fisga meu coração. dica mais que anotada, amei a capa e sua resenha me deixou bem mais curiosa por que não conhecia nada da autora.

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza!
    Legal ver essa mitologia se misturado com as ruas de BH.
    Realmente...às vezes tem cenas que a gente lê e são só palavras. É sempre um mérito do autor conseguir nos fazer visualizar com essa riqueza de detalhes, sem tornar a narrativa maçante.
    Tomara que o próximo cumpra com a expectativa.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu. Amei a capa e a sinopse e fiquei encantada com a resenha, com certeza vou ter que dar uma olhada e olha que não curto livros com temas sobrenatural, acho passado demais, mas parece que a autora consegue abordar tudo isso de forma mais caprichada e nova.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  7. Apesar de não fazer muito o meu estilo,gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Uau, o livro deve ser bom mesmo, ein?! Não conhecia, mas fiquei bem curiosa para lê-lo...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Nunca tinha visto este livro, o enredo é interessante, mas não faz muito meu estilo de leitura. Mas que bom que vc curtiu a leitura, vou acompanhar as próximas resenhas da série.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Já tinha visto essa capa antes, que amei, mas a sua resenha é a primeira que leio dele. E me interessei bastante no livro. Que bom que os autores nacionais estão escrevendo coisas tão boas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Great post!

    You have a nice blog!

    Would you like to follow each other? Let me know on my blog.

    Have a great day!

    xoxo Jacqueline
    www.hokis1981.com

    ResponderExcluir
  12. Amei demais sua resenha, sempre assisto filmes com histórias parecidas e adoro, acredito que um livro sobre isso seria ainda melhor! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu! Eu curti esse livro e queria muito ler a sequencia, apesar que pelo tempo que li teria até que fazer uma releitura.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Que capa magnífica! Obscura e misteriosa, curti muito. A história também parece ter muita qualidade, inclusive a protagonista tem atitudes bem adultas por não ficar lamentando pelos cantos e seguir a vida em frente. Também tenho dificuldade em visualizar cenas de ação/luta na mente, acho que as vezes abusam demais nas descrições, mas se com essa você entendeu sem problemas, já me animou mais a ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!! Eu acho que é a primeira resenha que leio desse livro, acho, não posso confiar na minha memória Dory rsrsrsrsrrss Mas eu gostei do enredo e gosto de boas ações <3 Vc como sempre aumentando minha lista!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Oi! Que interessante a história. Livros com sobrenaturais, sempre desperta curiosidade. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele já foi pra minha wishlist! Adorei só de ler a sinopse, a sua resenha, e por saber que ele é brasileiro. Parece um ótimo livro mesmo, tô curiosa pra ler!

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  18. Olaa! Tudo bem?
    Agora é a minha vez de colocar esse livro na minha lista para ler algum dia! Fiquei super empolgada com tudo que falou que ela pesquisou na mitologia e de enfrentar os professores da faculdade hehe quero muito ler!!!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amo esses livros que envolvem sobrenatural!! Já quero ler ele e vou colocar na minha lista também!! Sempre coloco os livros que vc indica na minha lista haha

    http://www.teoremademahlli.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei esse livro, eu ainda não o conhecia, mas adorei a resenha sobre ele.
    Adoro ler livros nacionais.
    Parabéns pelo o blog.
    Beijos e obrigada pela dica de leitura.

    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
  21. Oi
    eu só tinha visto a capa em outros blogs, mas essa é a resenha foi a primeira e me interessei, creio que se lesse também ficaria curiosa por conta do narrador. parece ser uma história cheia de ação.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiii, Lu. Tão bom quando um livro atende as nossas expectativas e até supera né? Ahhh, que sensação maravilhosa hahhahaha
    Eu tenho vontade de ler esse livro ainda, mas com a pilha gigantesca que tenho aqui em casa, sinto que vou demorar horrores para conseguir ler hahahah Mas um dia vai, acho, assim como foi com você hahhaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)