Resenha #109: Corte de Espinhos e Rosas - Sarah J. Maas (Galera Record)

Título: Corte de Espinhos e Rosas
Título Original: A Court of Thorns and Roses
Autor: Sarah J. Maas
Série: A Court of Thorns and Roses #1
Páginas: 434
Ano: 2015
Editora: Galera Record
Sinopse: Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.
Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação.
Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.


Quando comecei a ler Corte de Espinhos e Rosas, eu estava com medo. Tipo, MUITO MEDO. Por que? Bom, todas as pessoas que eu conheço que leram adoraram a história e praticamente estavam fazendo uma campanha para que eu começasse a ler. #CampanhaLeiaACOTAR

Enfim aderi ao pedido geral dos meus amigos e olha… Me arrependo amargamente de não ter lido antes porque a história é muito boa. É tão boa que dei classificação de escândalo pro primeiro livro e isso é bastante raro de se acontecer.

OK, antes de começar a resenha, um aviso: algumas vezes posso me referenciar a esse livro como ACOTAR, que é a sigla em inglês pro título original - A Court of Thorns and Roses. Porque ficar falando toda hora Corte de Espinhos e Rosas fica cansativo e não há dedo que aguente digitar. Fora que meu cérebro já se acostumou a chamar de ACOTAR.

Quando o esmalte combina com a capa do livro

Sim, Corte de Espinhos e Rosas é mais uma releitura do conto de A Bela e a Fera, mas Sarah fez um ótimo trabalho construindo todo um mundo que envolva a história. Temos muitas descrições sobre as paisagens lindas da Corte Primaveril, assim como temos descrições de feéricos terríveis.

Em alguns momentos pode ser que muitas descrições torne a leitura cansativa, mas Feyre é uma menina com alma de humanas: ela gosta muito de artes, principalmente de pintar. Então, imagina você está num lugar maravilhoso e ficar encantado com cores que você nem sabia que existia?

ACOTAR resume tudo que eu gosto numa história. Temos mortes? Sim. Temos sangue? Como temos. Temos romance? Sim e de forma bem equilibrada com a história. Temos personagens engraçados que dão uma certa leveza em alguns momentos? Graças a Deus! Temos personagens a odiar? Claro que sim porque meu ódio tem de ser canalizado em alguém. Então por que não li antes? Mistérios da humanidade.

Falando em personagens, pela primeira vez, em muito tempo, eu gostei de TODOS os personagens. Sem exceção. Sim, incluindo o casal principal. Apesar de alguns terem sido mais explorados que outros, todos foram muito bem construídos. É bem perceptível a evolução do casal, já que os dois estavam mais para neanderthais do que gente, mas aos poucos um vai conquistando a confiança do outro e o resto todo mundo já sabe.

Confesso que gostei mais de ACOTAR que Trono de Vidro. ACOTAR é uma fantasia adulta, mas narrativa mais ágil e direta presente também em Trono de Vidro continua. Fora alguns momentos bem intensos e alguns sombrios também. Eu me via tão envolvida que só parava de ler quando era obrigada.

Os capítulos finais são de deixar o coração na mão. Sério. Eu ficava bem aflita em algumas cenas que todo mundo no ônibus ficava me encarando como louca, por conta das minhas caras e bocas. PELO DIREITO DE FAZER CARAS E BOCAS ENQUANTO LÊ EM LUGAR PÚBLICO E NINGUÉM TE ACHAR DOIDA!

Agora eu só realmente não entendo a obsessão de todo mundo comparar uma história que envolva reinos/casas/cortes com Game of Thrones. Sim, aqui temos que o mundo Prythian é separado em cortes, mas só aí acaba a “semelhança” com Game of Thrones. Sério. Game of Thrones é uma fantasia? Sim, mas rola todo um jogo mais político do que acontece nessas histórias, que é mais focada em aventuras, romances e afins. Precisam parar com isso. Já estão forçando a amizade. Então, como eu falei também na resenha de Neve e Cinzas, se você está procurando algo parecido com GoT, não vai encontrar esse livro.

Melhor conselho da Bela

Só teve algo que me incomodou um cadinho: a tradução. Geralmente, eu relevo porque sei que algumas coisas se perdem na hora de traduzir, mas houveram algumas traduções muito ao pé da letra que ficam fora de contexto quando você vai ler.

Acho que vou parar por aqui porque se não posso acabar dando algum spoiler. Pessoas que já leram Corte de Névoa e Fúria dizem que é bem melhor que o primeiro. Gente, eu realmente não consigo acreditar como pode ser melhor. Eu juro que tento não ter muitas expectativas, mas é impossível.

A priori, essa série seria somente uma trilogia, mas em julho deste ano, Sarah anunciou mais três livros. Mas a pegadinha é: ela não sabe ainda se será continuação, prequels (histórias que aconteceram antes da história dos livros já lançados) ou spin-off. Estou fazendo até promessa para que seja tudo, menos continuação.

Apesar do anúncio ali em cima, recomendo e muito que você leia Corte de Espinhos e Rosas e conheça o reino de Prythian.

21 Comentários

  1. Oiii Lu! Menina ainda não li esse livro, mas agora fiquei curiosa kkk na real, se um livro tem vários reinos o povo já fala: "Meu Deus, isso é Game of Thrones" -_- #sejemmenas kkkk achei o enredo muito interessante, pelo fato dela fazer uma releitura da história da Bela e a Fera, vou dar uma procurada melhor nele! Amei a sua resenha, sempre divertida <3

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Helloo, Lu! Tudo numa nice?!
    Eu sou uma das poucas que não gostou desse livro ahahah. Não sei se você lembra da resenha que fiz comentando. Quando vi que estava fazendo a leitura fiquei esperando a sua opinião. Eu tinha decidido ler esse livro porque estava com preguiça de começar Trono de Vidro por ser uma série enorme - mesmo eu tendo o livro aqui em casa. A quase um ano já e nem li nada.
    Enfim, eu também detesto essas comparações com GoT. Sempre, qualquer nova fantasia eles comparam com a estória do Martin. Enfim, eu realmente não gostei desse livro por que há muitos problemas nele - não na escrita que é adorável, mas com os personagens, algumas coisas que acontecem e tudo o mais que realmente não me convenceram e eu não gostei de Feyre - e a introdução do triângulo foi a pior parte. Acho que tô com preguiça de ler Trono de Vidro porque realmente não gostei dessa obra.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que o segundo livro é MUITO melhor que o primeiro.

      Excluir
  3. Oii Lu, tudo bom?

    Muitas pessoas me recomendam esta leitura, mas confesso que vivo deixando para lá. A capa é linda, a premissa interessante, porém o click ainda não tinha sido ligado. Com a sua resenha, fiquei totalmente encantada e quero ler o mais rápido possível!!!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  4. Oi, parabéns pela resenha. Confesso que não me chamou atenção a história em si. Quem sabe no futuro rsrs beijos!

    Novidade no blog!
    Click Literário

    ResponderExcluir
  5. Hahahahahhah,sim essa comparação com GOT super desnecessária. Ameeeiler a sua resenha cheia de amor,agora já sabe que tem que considerar o conselhos das manas,né? Eu preferia TOG ao invés de ACOTAR,mas ACOMAF bagunçou todos os meus feels e não sei mais é de nada. Ah,sei sim: Rhys é meeeu.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro sensacional. Quero muito ler, mas também não sei porque ainda não fiz isso. kkkk Esse negócio da tradução é algo que se deve tomar muito cuidado, porque o que tem sentido no inglês pode não ter no português. Ai complica...muito raro se gostar de todos os personagens de um livro. Curti!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  7. Oi Lú!

    Agora sim, eu descobri por que todo mundo está elogiando os livros e comparando com Game of Thrones. Sua resenha me respondeu e vou adicionar o livro na minha lista de desejados. Vou querer.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  8. GENTE! COMO ASSIM?! Eu juro que vi esse livro por R$10,00 em uma feirinha de livros e quase comprei... QUASE... Agora me arrependi amargamente Garota do 330

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luiza.
    Confesso que nunca me passou pela cabeça ler esse livro. Mesmo com meus amigos fazendo uma campanha também, rs. Não sei... Não me atrai.
    Mas que bom que gerou um "escândalo" para você, rs.

    Bjux.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, sabe que nunca tinha lido nenhuma resenha deste livro e nem sabia que era outra história, ou mundo, curti pra caramba isso, fiquei feliz pq posso ler sem ter terminado Trono de Vidro, a série de livros né..

    Adorei a resenha!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luiza!
    Tenho visto muitos comentários e elogios a esse livro e quando você falou que é uma releitura de A Bela e a Fera já me fez ter vontade de ler o livro. Esse é meu conto de fadas preferido e leio tudo que é baseado nele. Já anotei na listinha de futuras leituras para breve!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Olá, Luiza.
    Como assim mais três livros? Eu já quero matar essa autora. Vai ter mais três para ela fazer igual a outra série e não terminar de escrever nunca aff. Eu tenho esse livro aqui na estante e estava esperando lançar todos para começar a ler, mas agora já nem sei mais. Todo mundo que eu conheço que leu também amou essa história, por isso também estou com aquele medinho de me decepcionar hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu! Eu amei este e também duvidava que o segundo fosse melhor. Paguei a língua, é muito, mas MUITO melhor e eu ainda não superei. Espero que você curta.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Eu comprei esse livro mas ainda está na minha lista de leitura, pois ainda tenho alguns na frente, mas depois dessa resenha eu quero ler logo!!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  15. OOOOOOI LUIZA

    primeiramente: MAS QUE CAPA LINDA *-* sim, sempre sou pega por esse tipo de beleza, falei HAHAHA
    segundo... pra receber cinco estrelas o babado tem que ser forte mesmo!Como adoro tudo relacionado aos clássicos da disney, principalmente releituras, acho que esse livro faria sim meu tipo!

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  16. Oi
    que bom que gostou da leitura, estou louca querendo ler ele ainda mais por ser uma releitura da bela e a fera, as coisas que citou acima eu também gosto que tenham em livros.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu

    Às vezes quando todo mundo gosta dá um certo medo né? Eu ainda não li, mas quero conferir, o fato de vc dizer que é uma fantasia adulta e direta me chama bastante atenção <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Oii Luiza, tudo bem?
    Olha, eu exclui esse livro da minha lista desejados, e não lembro porque acredita? Li alguma coisa sobre ele que me desagradou, não lembro se era um triângulo amoroso, traição ou estupro, mas algo me desmotivou...
    Agora, lendo a sua resenha, fiquei curiosa de novo kkkkkk Acho que vou arriscar e voltar com ele para a listinha!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  19. oi flor, tudo bem?

    eu li esse livro já faz um bom tempo e me apaixonei por ele. Não li os outros. mas pretendo ler logo. Sua resenha ficou ótima e fico feliz que tenha gostado.. Essa releitura ficou um escândalo mesmo rsrsr beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Quando eu comecei a ler a resenha pensei: não quero ler esse livro. Mas quando disse que era uma releitura de a bela e a fera eu disse: eu preciso ler esse livro rs
    Fiquei bem curiosa para saber como a autora abordou esse tema.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)