Resenha #38: Incendeia-me - Tahereh Mafi (Novo Conceito)

Título: Incendeia-me
Título Original: Ignite Me
Autor: Tahereh Mafi
Série: Shatter Me #3
Páginas: 384
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Sinopse: "Um dia eu posso romper. Um dia eu posso romper e me libertar e nada mais vai ser igual."
O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado.
Juliette foi a única que restou no caminho d'O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá.
Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Depois do ataque surpresa do Ponto Ômega, todo o Setor 45 está em alerta. Todos pensam que Juliette está morta. Porém, ela está mais viva que nunca. E está pronta pra se vingar. Achando que seus amigos estão mortos, Juliette se alia a Warner e está decidida de uma coisa: derrotar o Comandante Supremo e o Restabelecimento.

Nas quatros frases no paragrafo anterior, eu resumi basicamente o que podemos esperar de Incedeia-me. Não me prolonguei mais porque senão ia soltar spoiler adoidado.

A trilogia Estilhaça-me ganhou um espaço cativo no meu coração por vários motivos. A escrita, os personagens, Warner (sim, ele é uma entidade separada porque né...), a história. Estou morrendo de saudades da escrita da Tahereh e quero muito que ela lance mais uma historia que me envolva como essa. Se ela escrever bula de remédio, eu estou lendo.

É perceptível o amadurecimento de Juliette ao longo do livro. Em Incendeia-me, ela é não é mais aquela garota de 17 anos com medo de uma mosca. Ela é decidida e sabe o que quem quer. Mas ela teve de aprender da pior maneira possível: quase morrendo. Se bem que ela acordou na cama com Warner então acho que valeu a pena... ok! Ignorem esse meu comentário.

Um personagem que também me cativou muito e foi responsável pelo amadurecimento de Juliette foi Kenji. Por isso, estou elegendo Kenji e Juliette como um dos melhores OTPs literários. Sabe aquela amizade que se constrói sem querer? Pois foi isso que aconteceu. Kenji mostrou a Juliette que ela é mais do que o poder que tem, que ela pode controla-lo e não ficar choramingando pelos cantos. As cenas deles nesse livro me arrancaram boas risadas.

Agora vamos aceitar uma verdade né gente? Todos éramos Team Warner desde Estilhaça-me, mas teimávamos em ser Team Adam pra não ficar torcendo pelo vilão. Como já comentei, aceita que dói menos. Warner foi aquele personagem constante e que nunca negou como era. Eu sempre sou tentada a gostar mais o vilão do que do mocinho (#ComeToTheDarkSide), mas algumas atitudes dele em Estilhaça-me me fizeram dar mais de um soco naquele lindo rostinho que ele tem. Assim como as atitudes dele quanto de Adam, a Tahereh fez de proposito para o que iria decorrer na historia. Na verdade, nunca classifiquei Warner como vilão; ele está mais pra anti-heroi.

Falando em Adam, a mulher mudou completamente a personalidade do cara e eu fiquei triste por isso. Apesar de tudo, ele sempre quis proteger e defender a Juliette. Porém, nesse ultimo livro, ele está um porre sem tamanho. Não é mais aquele mesmo Adam do começo. Como falei, acho que a Tahereh fez de proposito para que não ficássemos com pena do mocinho ser trocado pelo “vilão”. Bad news, sister, isso não funcionou.

Já Warner, bem... Cansei de declarar que amo ele de paixão e quero casar com ele. E ele é responsável por algumas cenas hots nesse livro. Juliette, sua sortuda danadinha. Desde Destrua-me eu já vinha criando uma certa afeição por ele. Nesse livro, descobrimos o porquê que ele é assim e por que ele segue a frase “os fins justificam os meios”.

Falando em fim #todoschora, o final foi TOTALMENTE diferente do que imaginei. E ainda ficou em aberto, esse maldito. Não que eu esteja reclamando (mentira), mas odeio finais abertos porque me dão esperança que um dia a saga volte.

Se você, como eu, ficou órfão da Tahereh, good news! Em agosto, sai o seu novo livro, chamado Futhermore. Diferente da trilogia Estilhaça-me, pela sinopse, eu creio que seja um livro voltado para o público infanto-juvenil. Não significa que não vou ler #soudessas Confiram a sinopse (traduzida por mim, por isso, ignorem alguns erros) e a capa abaixo.

Há somente três coisas que importam a doze anos de idade, Alice Alexis Queensmeadow: Mãe, quem não sentiria falta dela; magia e cor, que parecem escapar dela; e Pai, que sempre a amou. O dia que Pai desaparece de Ferenwood, ele leva nada, só uma régua com ele. Mas tem sido quase três anos desde então, e Alice está determinada a encontrá-lo. Ela ama seu pai ainda mais do que ama aventura, e ela está prestes a embarcar em uma para encontrar o outro.
Mas trazer Pai pra casa não é vai ser fácil. A fim de encontrá-lo, ela terá que viajar através da mítica terra, perigosa de Furthermore, onde embaixo pode ser em cima, papel está vivo, e esquerda tanto pode ser direita quanto errado, muito errado. Sua única companhia é um garoto chamado Oliver cuja própria capacidade mágica é baseada em mentiras e enganos e com um mentiroso ao seu lado na terra onde nada é o que parece, vai levar tudo de inteligência de Alice (e todos os membros que ela tem) para encontrar Pai e voltar para casa para Ferenwood inteira. Em sua busca para encontrar Pai, Alice deve primeiro encontrar-se e agarrar-se à magia do amor na cara da perda.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Estilhaça-me (Shatter Me)
Livro 1.5 - Destrua-me (Destroy Me)
Livro 2 - Liberta-me (Unravel Me)
Livro 2.5 - Fragmenta-me (Fracture Me)

17 Comentários

  1. Oi, Luiza!
    Li meio por cima porque ainda estou pra ler Estilhaça-me! :( hahahaha
    Sério, não sei quanto tempo faz que estou procrastinando essa leitura... a gente vai passando outros na frente e dá nisso né :/
    Enfim, só me enchesse de vontade de ler de uma vez, ainda mais depois de uma avaliação "Escândalo" hahaha
    Beijoss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Sou louca pra terminar essa trilogia, mas realmente fiquei receosa sobre o Adam (a autora mudou ele tanto assim?) uma pena que o final ficou em aberto, mas esse novo livro da autora realmente me interessou ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Me frustrei um pouco com o final de Estilhaça-me, nunca superei a mudança de Adan, mas passei a gostar um pouquinho do Warner, confesso... hahaha... Quero ler mais coisas da Tahereh também. Depois se acompanhar suas resenhas me deu uma baita vontade de reler tudo, apesar dos pesares!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza! Essa trilogia nunca me chamou a atenção... Mas confesso que curti o próximo lançamento da autora, mesmo com essa carinha mais infantojuvenil.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Quando li que temos um personagem importante que é estilo anti-herói, já fiquei ainda mais curioso (ainda mais porque já estava curioso por causa das suas resenhas anteriores). Também adoro, assim como você, um bom vilão ou anti-herói.
    Gostei bastante do que você disse sobre a obra. Pretendo ler a série.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores

    ResponderExcluir
  6. Que lindo esse novo livro dela, compraria só pela capa :P
    E até que a sinopse parece ser boa :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu.

    Já havia ouvido falar do livro, vi numa livraria e eu simplesmente pirei pela capa, li a snopse e me apaixonei <3 Com essa resenha então... <3 Boa resenha, abordas-te muitos pontos do livro e eu estou mais louco ainda para lê-lo.

    garotoliterariio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luh! Tudo bem, gatinha?

    Gente, essa séria deve ser maravilhosa!
    Sou louco para ler esse livros! :D

    Sua resenha está muito boa o que me deu uma vontade enorme de ler esses livros!

    Super beijo!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza, menina vc devorou essa série!!
    Te admiro muito viu, eu geralmente tenho dificuldades de terminar minhas séries.

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  10. Estou amando as resenhas dessa saga, tomara que vire filme né?
    E menina, me apaixonei por esse livro porque adoro quando a personagem amadurece e é mais decidida, isso inspira a gente de uma forma.
    Mas detestei o final que você descreveu, deixa um Q no ar de saber se terá continuação ou não da saga né? Tomara que tenha! \õ/
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  11. Oie Luiza =)

    Esse foi o meu livro favorito da série *---* Só não digo que foi perfeito, por que eu fiquei com aquele gostinho de quero mais no final rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  12. Awn!!
    Ainda não li nenhum deles, mas é uma série que me interessa muito *.*
    Finais abertos deixam o meu coração com um buraco rs
    Mas força aí, cruza os dedos rs
    Ainda assim quero ler rs

    Beijo grande ;)
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  13. Oii, não li sua resenha porque nunca li o primeiro livro. Mas li a nova sinopse e ela me chamou a atenção, parece ser bem interessante.

    Beijos,
    Natália

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee!
    Descobri que isso é uma trilogia mesmo e percebi que Estilhaça-me tem duas capas. Parecida com essa que tem o olho e tem outra com uma garota na capa. Realmente não li essa resenha, além da sinopse, porque quero ler a série (rs.).

    Bjão.
    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A cada resenha fico com mais vontade de ler esses livros!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Você só me deixou mais curiosa para ler a trilogia e ainda mais para conhecer o Warner que parece ser um personagem interessante. Já quero ler os livros e que bom que gostou da leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, fiquei bem decepcionada com esse livro. A escrita foi maravilhosa, como sempre, mas achei que muito ficou em aberto e algumas coisas forçadas.

    Seguindo. Fiz o primeiro post no blog, se puder dar uma olhada...
    Abraços.
    http://vicsuaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)