Resenha #501: Um Estudo Em Charlotte - Brittany Cavallaro (Rocco Jovens Leitores)

Título: Um Estudo em Charlotte
Título Original: A Study in Charlotte
Autor: Brittany Cavallaro
Série: Charlotte Holmes #1
Páginas: 384
Ano: 2019
Editora: Rocco Jovens Leitores
Sinopse: A última coisa que Jamie Watson queria era uma bolsa de estudos de rúgbi em Sherringford, uma escola de Connecticut que fica a uma hora da casa de um pai que ele mal conhece e em um continente diferente de sua família. Mas não é só isso: Sherringford é casa de Charlotte Holmes, a tataraneta do famoso detetive, que herdou não apenas sua genialidade, mas também seu temperamento volátil.
Desde o primeiro momento em que Jamie Watson e Charlotte Holmes se encontram, uma energia tensa os envolve, e parece que eles estão destinados a ser rivais e mais nada. Mas tudo muda quando um estudante da Sherringford morre sob condições suspeitas, fazendo uma releitura de um dos casos mais assustadores de Sherlock Holmes.
No caminho para limpar seus nomes, Watson e Holmes percebem o perigo que correm e que eles só podem confiar um no outro.


Desde que apareceu aqui no blog pela primeira vez num intercâmbio literário da vida, eu fiquei super interessada nessa releitura interessante de Sherlock Holmes. Um Estudo em Charlotte traz um novo clima a uma das duplas mais famosas da literatura, porém apresenta alguns problemas nesse relacionamento.

Apesar dos capítulos longos, a história até que flui rápido. Com James (nunca o chame de Jamie) Watson de narrador, vamos acompanhando toda a investigação que ambos fazem para limparem seus nomes da lista de suspeitos. Gostei bastante desse detalhe que Sherlock e Watson realmente existiram e suas famílias são interligadas até hoje. Aqui, a fama do Sherlock foi alcançada pelo fato de ter sido John Watson a escrever todas as suas aventuras.

Logo nos primeiros capítulos, já nos é apresentado a trama onde Charlotte e James são acusados de um homicídio. A partir daí, vamos acompanhando os dois em sua investigação particular para poder descobrir o verdadeiro culpado. Nesse primeiro caso, há bastante referências a duas histórias de casos relacionados a Sherlock Holmes, o que me deixou interessada a conferir. Alguns anos atrás eu tentei ler algo sobre o detetive, mas desisti.

Por um lado pode até ser chato de acompanhar essa investigação pela visão de James. Ele não sabe de muita coisa do que aconteceu, sempre questionando a Charlotte e essa se negando a dar informações a não ser que seja necessário. Por outro lado, eu acho interessante justamente por irmos descobrindo pistas e informações sobre quem está por trás de tudo isso. Particularmente eu nunca iria imaginar que certo personagem era o culpado por tudo isso.

Um detalhe que me surpreendeu bastante foi que esse não é seu típico YA. Há certos gatilhos para uso de drogas, bebidas e até estupro. Fora que algumas cenas são bem descritivas, dando um tom bastante adulto na história, contrastando com a idade e a narrativa. Então, já fica aí o alerta.


James é um personagem que é difícil não gostar. Com um tom bem afiado, ele é irônico e sarcástico, sempre numa constante de baixo autoestima, mas ele também é uma pessoa leal, inteligente (à sua maneira), caridoso e com um baita senso de proteção em relação à Charlotte.

Já a descendente do detetive não é uma personagem de fácil convivência. James criou toda uma personalidade para Charlotte que não condiz com a verdadeira da moça. Desde novo, o jovem Watson a colocou em um pedestal, e se viu vivendo altas aventuras com a moça. Quando a realidade bate no moço, ele se sente bastante decepcionado, mas nem por isso deixa de tentar uma amizade, ainda mais com os dois acusados de homicídio.

A verdade é que, sinceramente, achei a Charlotte muito arrogante, sempre se achando dona da verdade e somente sua opinião que importa. OK que em certos momentos nesse livro, vemos que ela se apega a James e realmente se importa com ele, mas em boa parte do tempo é uma patada atrás da outra do coitado, que eu fiquei com pena.

Não que eu não me solidarize com uma baita acontecimento em seu passado que é capaz de transformar profundamente a pessoa, mas creio que aqui não seja esse caso. Em alguns momentos eu até achei que Charlotte estaria em algum espectro autista, mas logo essa teoria caiu por terra porque ela sabe muito bem como suas ações e palavras afetam as pessoas, especialmente James.

Inclusive, esse foi um ponto que me incomodou bastante nesse livro. A amizade entre os dois é bastante tóxica abusiva de um jeito bem simbiótico. James é sugado para todo esse turbilhão que é Charlotte, causando quase uma dependência de tentar cair nas graças da garota. Há um epílogo narrado por Charlotte que, junto com algumas atitudes bem raras na história (como comentei), vemos que ela passou a apreciar a companhia de James, mas ainda assim não é o suficiente para me fazer aceitar que essa amizade é saudável.

Mesmo com esse pequeno grande detalhe, ainda continuarei na série. A autora acertou bastante nessa releitura, na questão dos casos; aqui a pessoa imitando grandes casos de Sherlock. Espero que esse relacionamento entre Charlotte e James melhore bastante daqui pra frente porque, mesmo com todos esses problemas, eles são uma baita dupla e funcionam bem juntos.

17 Comentários

  1. Gostei bastante já quero lê, uma ótima semana para você !!! Beijos .

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Vi o e-book gratuito e fiquei na duvida. Gosto bastante deste tipo de história, mas suas ressalvas me deixaram na dúvida.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que me incomoda um pouco saber sobre essas amizades abusivas. Mas, no geral, deve ser uma boa história! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Tb achei a amizade do James e da Charlotte um pouco tóxica e esquisita, mas espero que a autora desenvolva mais e melhore estes pontos nos próximos livros. O que me deixou bem surpresa foi mesmo o tom mais adulto usado, que foge do padrão dos YA´s, pois tem esses temas mais pesados que achei que a Brittany soube introduzir bem, de forma coerente. Queor ler o segundo pra ver como vai seguir essa história.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, já tinha visto a capa e só pela capa fiquei com vontade, porém eu também já tentei ler um livro sobre esse universo antes, Sherlock Holmes e não fluiu, e por isso mesmo deixei de lado a vontade de ler. Lendo sua resenha, ainda não senti aquela vontade sabe!

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  6. Oiii,

    Eu estou muito curiosa para ler este livro já tem um tempo, em principal por causa dos temas importantes e delicados que são tratados, mas eu não tinha visto nada (pelo menos que eu me lembre) sobre a amizade tóxica, agora meio que fiquei com um pé atrás porque sei que isto vai me incomodar bastante kkkkk, de toda forma se eu for pegar para ler é bom já saber disto porque ai eu já me preparo.

    Beijinhos...
    http://www.equipenerd.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Que capa mais linda, só por aí já me interessei, após a resenha ainda mais. Irei ler com certeza.
    Beijoos.
    www.lewestinblog.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,Lu

    Você não é a primeira pessoa que vejo apontar a toxicidade da relação deles. Eu acho interessante a proposta da releitura, mas sendo YA dá certa preguiça, confesso.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu!
    Adorei o post e que capa maravilhosa é essa desse livro? Apaixonada! Me interessei pela história, sua resenha tá incrível!

    Beijos,
    Gêmeas De Rosa

    ResponderExcluir
  10. Estou realmente intrigado. Não sabia da existência de livro, e tipo, é uma releitura de Sherlock e eu amo seus livros. Vou procurar sobre, a história é empolgante, pelo visto irei gostar bastante.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu ainda não li Sherlock Holmes, mas tenho bastante curiosidade, e fiquei bem curiosa para ler esse livro. É uma pena que a autora tenha pecado nessa questão do relacionamento entre os personagens, mas fora isso parece ser uma releitura incrível. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Essa capa está linda e pela capa e título eu jamais imaginaria que se tratava de uma releitura do universo do Sherlock. Sobre a amizade tóxica, eu acho que é uma caracteristica (negativa) deste relacionamento.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Quando esse livro foi lançado eu tinha minhas dúvidas sobre a obra, mas lendo a sua resenha fico extremamente grata a editora por ter disponibilizado o e-book gratuitamente para que eu possa embarcar nessa leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Eu fiquei de sabendo desse livro desde o lançamento, e esperei sair algumas resenhas para ver se leria. Vi que as opiniões são 8 ou 80 e ainda não decidi se leria ou não. Gostei bastante da sua resenha trazendo todos os pontos, e quem sabe, um dia eu leio. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Sempre gostei do gênero investigação e crimes, fico dando uma de detetive também apesar de ser raro descobrir quem é o assassino kkk. Não conhecia esse livro, mas estou curiosa sobre os personagens apesar de ter suas diferenças, tomara que eles se acertem, achei interessante a proposta da autora principalmente por ser nomes bem famosos Sherlock e Watson, com certeza vai ser um sucesso. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Apesar de gostar do tema policial ainda não li nada com o personagem (uma vergonha isso), estou com esse ebook no meu kindle e agora depois da sua resenha preciso começar com urgência!! Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza, tudo bem?
    Adquiri esse e-book gratuitamente na Amazon e achei a proposta bem legal! Admito, no entanto, que a tua resenha me deixou um pouco receosa de começar a leitura porque essa interação tóxica me incomodou demais. Espero que nos próximos livros isso melhore porque não acho que o Watson descendente mereça isso. O rapaz parece ser muito boa praça.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)